RÁDIO BPA

TV BPA

Diretores do São Paulo pedem licença após vazamento de áudio em que admitem esquema de venda ilegal de camarote

Diretores do São Paulo pedem licença após vazamento de áudio em que admitem esquema de venda ilegal de camarote

Áudio revela esquema de diretores do São Paulo para venda ilegal de camarote
Douglas Schwartzmann, agora ex-diretor adjunto de futebol de base do São Paulo, e Mara Casares, ex-esposa do presidente Julio Casares e até então diretora feminina, cultural e de eventos pediram licença de seus cargos nesta segunda-feira.
O pedido foi formalizado horas depois de o ge revelar um esquema de comercialização clandestina de camarote do Morumbis em dias de shows, com envolvimento dos dois. Na gravação, Schwartzmann admite que ele e outras pessoas ganharam dinheiro.
+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp
Na conversa, o diretor da base afirma também que Mara Casares recebeu do superintendente Marcio Carlomagno o camarote e comercializou ingressos do show da Shakira, em fevereiro deste ano. Carlomagno é braço direito de Julio Casares e principal nome da situação para eleição de 2026.
O camarote que motivou a gravação e um processo judicial ao qual o ge teve acesso foi o 3A, no setor leste do estádio. Em documentos internos do clube, esse espaço consta como “sala presidência”. O local fica em frente ao escritório de Julio Casares e é utilizado para reuniões e até entrevistas.
Mais do São Paulo:
+ Áudio revela esquema de diretores do São Paulo para venda ilegal de camarote
+ Copa do Brasil não abrirá G-8 no Brasileirão, e São Paulo fica fora da Libertadores
Camarote “3A” do Morumbis
ge
O esquema
O direito ao uso do camarote, segundo o áudio, foi repassado pelos dirigentes a Rita de Cassia Adriana Prado, intermediária no esquema e a terceira pessoa que aparece na conversa. Era ela a responsável pela exploração do espaço e vendeu ingressos, que chegaram a custar até R$ 2,1 mil cada na apresentação da cantora colombiana. Apenas com o camarote 3A, o faturamento seria de R$ 132 mil.
Em outros momentos da ligação, Douglas Schwartzmann admite que Marcio Carlomagno estava ciente de tudo o que acontecia e se preocupa com o que pode acontecer com o superintendente.
– Eu não tenho camarote lá. Veio de quem? O que vai acontecer: a Mara vai ter que se explicar. Como é que faz no clube a hora que souber que ela te deu um camarote para explorar? Você vai acabar com a vida da Mara dentro do clube. E do Julio, porque ela é (ex) mulher do Julio.
Bruno Giufrida explica esquema de venda clandestina de camarote do Morumbis
– E o Marcio vai ser mandado embora, porque foi ele quem concedeu o camarote para ela (Mara). Eu não tenho nada com isso, não tenho meu nome em nada. Não peguei camarote nenhum, não tenho nenhum documento lá. Agora, a Mara tem e o Marcio também. Quer prejudicar a Mara e o Marcio? Só queria entender o que você quer fazer com isso.
Em outro momento da ligação, Douglas assume que “ganhou” com o repasse de camarotes. No áudio, porém, apenas o espaço no show da Shakira é discutido entre o trio.
– E vou repetir uma coisa. Você é uma pessoa que a Mara confiou. Eu só entrei nisso porque a Mara me garantiu que você era de total confiança. Desde o primeiro dia que eu te falava isso. Não podemos fazer coisa errada aqui. Então, teve negócio que você ganhou dinheiro, eu ganhei, todo mundo ganhou. Mas foi feito tudo na confiança. Coisa errada? Errou, tem que comer com farinha. Não tem jeito, querida. Não tem outro jeito. Não tem outro jeito. Não tem.
Veja a nota oficial do São Paulo sobre o pedido de licença de ambos:
O São Paulo Futebol Clube informa que tomou conhecimento do conteúdo do áudio por meio da imprensa e que realizará a devida apuração dos fatos. Com base nessa análise, o Clube adotará as medidas que se mostrarem necessárias.
Na manhã desta data, os conselheiros Douglas Schwartzmann e Mara Casares solicitaram licença de seus respectivos cargos na gestão.
Em um grupo de conselheiros, Mara Casares se manifestou nesta segunda-feira para explicar o pedido de licença:
Prezados, com muita dor e tristeza venho aqui abrir meu coração,
Fui surpreendida por uma matéria que acabou se tornando o centro de atenções a partir de conversas distorcidas, retiradas de seu contexto real, relacionadas a um áudio vazado de forma mal-intencionada e com claro viés de inviabilização política.
Ao longo de todos esses anos, sempre busquei me capacitar e agir com responsabilidade para honrar, com amor e dedicação, o trabalho voluntário que realizo em prol do clube. Na ocasião mencionada, minha manifestação teve como único objetivo defender a Instituição, que estava sendo injustamente arrolada em um processo do qual não fazia parte, já que se tratava de uma relação estritamente comercial entre terceiros, sem qualquer envolvimento do clube.
Infelizmente, em meio a disputas políticas, alguns limites têm sido ultrapassados. Narrativas falsas estão sendo criadas, conversas privadas estão sendo expostas e, de maneira profundamente injusta, meu nome vem sendo associado a situações que não correspondem à realidade dos fatos.
É doloroso constatar até onde pode chegar a tentativa de descredibilizar e manchar a reputação de alguém para atender a interesses pessoais. Uma conversa isolada, em um momento de debate mais acalorado, não pode nem deve ser tratada como verdade absoluta ou receber interpretações distorcidas e descontextualizadas.
Sempre pautei minha conduta pelo respeito, pela verdade e pela dignidade, e não aceitarei que inverdades sejam usadas como instrumento de ataque. Tenho a convicção de que a verdade sempre prevalece.
Sigo firme, com a consciência tranquila, confiando que aqueles que convivem comigo e me conhecem sabem quem eu sou. Jamais faria algo que pudesse prejudicar meus filhos, a quem devo amor, respeito e a preservação de sua idoneidade acima de tudo e desta gestão que sempre prezei pela lisura e não seria capaz de manchar tudo que construi com bases na verdade e no trabalho sério.
Minha atuação sempre foi guiada pelo compromisso com a Instituição, nunca por interesses pessoais.
Por isso, peço licença das minhas atividades que exerço voluntariamente no clube, neste momento para ter a serenidade necessária a fim de esclarecer cada ponto com responsabilidade e transparência, certa de que não decepcionarei aqueles que confiam em mim.
Agradeço a todos.
Mara Casares
+ Leia mais notícias do São Paulo
🎧 Ouça o podcast ge São Paulo🎧
+ Assista: tudo sobre o São Paulo no ge, na Globo e no sportv geRead More