RÁDIO BPA

TV BPA

Julgamento da Recuperação Judicial do Figueirense acontece nesta terça

Julgamento da Recuperação Judicial do Figueirense acontece nesta terça

Credores aprovam plano de recuperação judicial do Figueirense em 2024
O Figueirense vive nesta terça-feira um dos momentos mais decisivos de sua história recente. A 4ª Câmara de Direito Comercial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina analisará o recurso apresentado pelo clube dentro do processo de Recuperação Judicial (RJ).
Bandeira Figueirense
Patrick Floriani/Figueirense
🗞️Leia mais notícias do Figueirense
✅Clique aqui para seguir o canal ge Figueirense no WhatsApp
Inicialmente marcado para 9 de dezembro, o julgamento foi transferido para esta nova data pelo relator, desembargador Ricardo Fontes, e definirá se o plano aprovado pelos credores será ou não homologado. O julgamento ocorre em sessão pública, na tarde desta terça-feira. A sessão está marcada para as 14h (de Brasília).
O que será julgado é a validade das opções de pagamento votadas pela Assembleia Geral de Credores. Cinco modalidades foram aprovadas, mas três delas foram consideradas inválidas pelo juiz de primeiro grau, levando o Figueirense a recorrer. A homologação é tratada como peça-chave para destravar investimentos, liberar bens ainda penhorados e garantir segurança jurídica ao planejamento administrativo e esportivo.
Orlando Scarpelli – Florianópolis
Dennis Schmitz/NSC TV
A diretoria destaca que há grupos interessados em investir no clube, mas todos aguardam a definição judicial para avançar. O julgamento, portanto, não trata apenas de questões jurídicas: influencia o fluxo de caixa, a política de contratações, a reorganização administrativa e a capacidade de o Figueirense competir de forma sustentável na próxima temporada.
— É pegar o histórico: em 2021 entramos com a Recuperação Extrajudicial (RE) e veio um investidor. Em 2022, a RE caiu. Iniciamos a RJ, que deveria ter acabado em 2024 e não acabou até agora. É um processo que depende do Judiciário, do Figueirense e dos credores. Precisamos ter a RJ homologada para saber quanto vamos ter de gastar para cumprir e, a partir daí, iniciar uma nova tratativa de negociações — afirmou Rafael Franzoni, diretor executivo do Figueirense, à CBN Floripa.
Novos contratados do Figueirense para 2026 em treino no CFT do Cambirela
Patrick Floriani/FFC
+Figueirense 2026: contratações, renovações e quem sai do clube
Caso o plano seja homologado, o clube terá condições de iniciar pagamentos e avançar na estruturação da SAF. Uma eventual não homologação, por outro lado, poderia reabrir todo o procedimento, exigindo novas assembleias e atrasando a solução para bem além de 2026, além de manter bloqueios e incertezas sobre o futuro financeiro do Figueirense.
— Seria começar do zero. Perderíamos pelo menos mais seis ou oito meses. Das cinco opções, as três que poderiam ser válidas correspondem a mais de 50% dos credores. Se o Judiciário entende que as outras duas são nulas, ainda assim temos mais de 50% que consideraram válidas as opções que querem seguir adiante. Ou seja, se houver nova Assembleia, haverá praticamente uma aprovação com as mesmas condições de pagamento – disse Franzoni.
Figueirense x Santa Catarina em jogo-treino pré-temporada 2026
Eduardo Pauli/FFC
O Figueirense segue apresentando seus novos reforços para a temporada. O Alvinegro venceu o Santa Catarina em um jogo-treino neste sábado, pelo placar de 2 a 0. Mais duas partidas amistosas serão realizadas neste mês de dezembro: contra o Barra, nesta quarta-feira, e diante do Carlos Renaux, no dia 30. A estreia oficial da temporada será contra o Joinville, no dia 7 de janeiro, às 20h (de Brasília), na Arena Joinville, pela 1ª rodada do Catarinense.
Mais notícias do esporte catarinense no ge.globo/sc geRead More