RÁDIO BPA

TV BPA

Libertadores: quais times ganhariam ou perderiam vaga se as mudanças da CBF já valessem

Libertadores: quais times ganhariam ou perderiam vaga se as mudanças da CBF já valessem

Copa do Brasil dará duas vagas para Libertadores a partir de 2026
O caminho para a CONMEBOL Libertadores mudou! A CBF anunciou nesta semana que a partir de 2026 o Brasileirão dá uma vaga a menos na competição sul-americana: agora são quatro vagas diretas nos grupos e uma nas fases preliminares. O Gato Mestre levantou os números para descobrir quais times não teriam se classificado se este esquema existisse nos anos anteriores.
Fase preliminar da Libertadores 2026 começa em 3 de fevereiro
Agustin Marcarian/Reuters
Desde 2017 o “último classificado” para a Libertadores não consegue chegar ao mata-mata. Aconteceu com o Bahia nesta temporada: foi o sétimo colocado do Brasileirão 2024 e herdou uma vaga indireta; avançou nas fases preliminares, mas acabou eliminado nos grupos. Antes disso, RB Bragantino e Fortaleza já tinha caído de forma precoce, ainda na chamada pré-Libertadores.
O Athletico foi o único time brasileiro classificado “na última vaga” que depois chegou ao mata-mata da Libertadores. Foi o sexto colocado do Brasileirão-2016, avançou nas fases preliminares da Libertadores-2017, eliminou o Flamengo na fase de grupos e então caiu nas oitavas de final, eliminado pelo Santos.
O levantamento abaixo lista os “úiltimos classificados” à Libertadores via Brasileirão, ou seja, aqueles que ocuparam a última vaga disponível nos pontos corridos. A posição muda porque, a cada ano, o número total de classificados também muda, a depender dos campeões de outros torneios. Até 2016 não havia vagas brasileiras na pré-Libertadores.

Na lista acima, os beneficiados teriam sido: Atlético-MG jogando a Libertadores 2025, Athletico em 2021 e 22, Internacional em 2020, e Corinthians em 2019. Todos eles foram vice-campeões da Copa do Brasil na temporada anterior.
Em algumas ocasiões, nada mudaria. Mesmo sob as novas regras o RB Bragantino teria jogado a pré-Libertadores em 2023, porque o vice-campeão da Copa do Brasil-2022 (o Flamengo) já tinha vaga direta via Brasileirão-2022. Nesses casos, a CBF prevê em regulamento que a vaga que seria do vice do mata-mata nacional “volte” a ser do melhor colocado dos pontos corridos que ainda não estivesse classificado.
Os mesmos critérios valeriam para os classificados à Libertadores em 2017, 18 e 23. Nessas ocasiões, o vice da Copa do Brasil já teria vaga na Libertadores via Brasileirão (respectivamente Atlético-MG e Corinthians, este duas vezes) e por isso a “última vaga” seria mesmo distribuída nos pontos corridos, e o classificado seria o mesmo.
O que mudou
O caminho até 2025 todo mundo conhece: o G4 do Brasileirão dava vagas diretas nos grupos da Libertadores, além de duas vagas nas fases preliminares (para o quinto e o sexto colocados). A novidade é que, agora, uma destas vagas indiretas passa a ser do vice-campeão da Copa do Brasil.
O novo esquema não muda o acréscimo de vagas no Brasileirão, ou seja, o G5 pode crescer se os líderes vencerem algum dos outros torneios que também dão classificação (Copa do Brasil, Sul-Americana ou a própria Libertadores). Em 2026, por exemplo, o Fluminense herdou uma vaga direta e o Bahia herdou uma vaga indireta, ambos por causa do Flamengo – o mesmo pode acontecer a partir do ano que vem.
Siga o Gato Mestre nas redes sociais
X (Twitter)
Threads
Facebook
Instagram
*Gato Mestre é formado pelos jornalistas Agnes Rigas, Arthur Sandes, Cadu Vargas (estagiário), Davi Barros, Felipe Tavares, Guilherme Maniaudet, Gustavo Figueiredo, Leandro Silva, Matheus Guimarães, Roberto Maleson, Rodrigo Breves e Valmir Storti, pelos cientistas de dados Bruno Benício e Vitor Patalano e pelo programador Gusthavo Macedo. geRead More