Nigéria pede à Fifa eliminação do Congo da repescagem para a Copa de 2026 por escalações irregulares
Congo bate Nigéria e será o representante da África na repescagem mundial
O secretário geral da Federação de Futebol da Nigéria, Sanusi Mohammed, afirmou vai solicitar à Fifa a eliminação do Congo da repescagem mundial para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada em março. Derrotada pela seleção congolesa na disputa pela vaga africana na repescagem, a Nigéria alega que o rival escalou nove jogadores em situação irregular.
Segundo a Federação Nigeriana, os atletas denunciados não completaram corretamente o processo de mudança de nacionalidade para poder defender o Congo. Entre os citados pela Federação Nigeriana estão os laterais Aaron Wan-Bissaka, do West Ham, que nasceu na Inglaterra, e Arthur Masuaku, do Sunderland, que nasceu na França.
– Alguns jogadores têm passaporte europeu, as regras são claras – alegou Sanusi Mohammed em entrevista à imprensa nigeriana.
Veja a tabela completa da Copa do Mundo de 2026
Chukwueze arma o chute diante de Masuaku em Nigéria x República Democrática de Congo
REUTERS/Abdelmjid Rizkou
A Fifa não se pronunciou oficialmente sobre o caso até o momento. Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo anterior, o Chile tentou estratégia semelhante para ficar com a vaga do Equador no Mundial do Catar-2022, alegando falha na elegibilidade do equatoriano Byron Castillo. A Fifa manteve a classificação do Equador para a Copa, mas puniu a seleção equatoriana com a perda de três pontos nas Eliminatórias para a Copa de 2026 – ainda assim, o Equador se classificou em segundo lugar na disputa sul-americana.
O Congo venceu a Nigéria nos pênaltis no jogo que determinou o representante africano na repescagem mundial. No dia 31 de março, a seleção congolesa vai enfrentar o vencedor de Nova Caledônia x Jamaica em busca da vaga no Mundial.
Caso a Fifa aceite a reclamação da Nigéria, pode causar um efeito cascata, com outras seleções africanas se sentindo prejudicadas. Wan-Bissaka, por exemplo, foi titular na vitória por 1 a 0 sobre Camarões na semifinal da repescagem africana, no jogo anterior à decisão com a Nigéria.
Wan-Bissaka, de 28 anos, defendeu tanto a seleção da Inglaterra quanto a congolesa na base. Ele fez a solicitação de mudança de elegibilidade para defender a seleção principal do Congo apenas em agosto deste ano. Sua estreia foi no mês seguinte, na goleada por 4 a 1 sobre o Sudão do Sul, pela sétima rodada do Grupo B das Eliminatórias da África. geRead More


