RÁDIO BPA

TV BPA

Federação de MS publica regulamento do Sul-Mato-Grossense 2026; veja as novidades

Federação de MS publica regulamento do Sul-Mato-Grossense 2026; veja as novidades

Federação de Futebol divulga calendário 2026
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) divulgou o regulamento específico do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2026 de futebol masculino e também o Regulamento Geral das Competições (REC) da temporada.
Para o futebol masculino profissional, estão confirmados o Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A, Série B e a Copa MS. Essa última será aberta somente para clubes inscritos na primeira ou na segunda divisão estadual.
✅ Siga o canal do ge MS no WhatsApp
+Veja mais notícias do esporte sul-mato-grossense
+Saiba mais sobre o Campeonato Sul-Mato-Grossense
Bola Sul-Mato-Grossense 2025
TV Morena
O formato de disputa da Série A será o mesmo de 2025, com 10 clubes jogando turno único. Após nove rodadas, os dois primeiros se classificam diretamente para a semifinal; do 3º ao 6º avançam às quartas. Os dois últimos colocados serão rebaixados à Série B de 2027.
Todos os confrontos do mata-mata serão disputados em jogos de ida e volta. O mando da partida de volta pertence ao time com melhor campanha na fase anterior. Na final, a definição seguirá a média de pontuação das equipes. Caso haja empate no placar agregado, disputa de pênaltis.
Times participantes
Águia Negra
Bataguassu
Corumbaense
Costa Rica-MS
CRA
Dourados
Ivinhema
Naviraiense
Operário-MS
Pantanal
Troféus do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B de 2025
Gabriel de Matos/ge MS
Competições nacionais
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reestruturou os torneios nacionais: a Série D terá 96 clubes, e a Copa do Brasil, 126 participantes. Mato Grosso do Sul terá duas vagas na Série D, três na Copa do Brasil e uma na Copa Verde.
O campeão estadual garante vaga em todas elas e o vice fica com as vagas restantes, caso a CBF mantenha os atuais critérios. A terceira vaga para a Copa do Brasil sai da Copa MS, que ainda terá regulamento divulgado.
Cartões
Os cartões amarelos serão zerados ao fim da fase de grupos. O atleta que receber o terceiro cartão na última rodada cumprirá suspensão automática no jogo seguinte.
Operário-MS, campeão do Sul-Mato-Grossense Série A 2025.
Vinícius Eduardo
Jogadores da base
O regulamento proíbe escalar atletas acima de 21 anos sem contrato profissional e limita a oito o número de jogadores não profissionais relacionados por partida.
Critérios de desempate
Também foi detalhado o sistema de pontuação e critérios de desempate para todas as fases. A vitória vale três pontos e o empate um ponto. Caso duas ou mais equipes terminem empatadas, valem sucessivamente os critérios:
maior número de vitórias;
saldo de gols;
gols marcados;
confronto direto (se o empate for entre dois clubes);
menor número de cartões vermelhos;
menor número de cartões amarelos
e, se ainda assim houver igualdade, sorteio público na sede da federação.
O regulamento também reforça regras sobre mandos e estádios. A inversão de mando é proibida, e só serão aceitas alterações na tabela se solicitadas formalmente com prazos mínimos e aprovadas pela Diretoria de Competições.
As partidas devem ocorrer em estádios aprovados pelos órgãos competentes e não podem ser realizadas com portões abertos, exceto nos casos de determinação da Justiça ou do Ministério Público, quando for necessário o portão fechado.
Estádio das Moreninhas no Parque Jacques da Luz em Campo Grande (MS)
Divulgação/Cascavel-PR
Substituições
As substituições seguem o padrão atualmente adotado no futebol brasileiro: cinco alterações por partida, realizadas em até três paradas. Há ainda a possibilidade de uma substituição adicional em casos de concussão, conforme diretrizes da CBF.
Os clubes são obrigados a registrar e comunicar ocorrências de traumas na cabeça por meio de relatório médico, reforçando o protocolo de segurança.
Outros pontos
O regulamento define ainda prazos e critérios para registro de atletas e treinadores, exigindo que todos tenham situação regular publicada no BID da CBF. A inscrição de atletas é ilimitada na primeira fase, mas após o início do mata-mata só poderão ser inscritos mais três jogadores.
Também há limite de três atletas estrangeiros por partida e exigência de licenças formais para técnicos, além do controle rigoroso de cartões e suspensões para atletas e membros de comissão técnica.
Operário-MS apresenta elenco da era SAF com Jonas e Galdezani; confira os jogadores
Clubes entregam laudo e Estádio das Moreninhas está liberado para 2026
Federação de futebol de MS detalha datas do calendário de 2026; confira
Calendário
O jogo de abertura será Operário-MS x Pantanal, no dia 18 de janeiro, às 16h, no Estádio das Moreninhas. A antecipação ocorreu devido à participação dos clubes na Copa do Brasil 2026.
A primeira rodada completa será no fim de semana dos dias 24 e 25 de janeiro, com os seguintes jogos:
24 de janeiro (sábado)
15h: Bataguassu x Naviraiense (João de Souza)
16h: CRA x Costa Rica-MS (Noroeste)
16h: Pantanal x Águia Negra (Moreninhas)
18h: Corumbaense x Operário-MS (Arthur Marinho)
25 de janeiro (domingo)
15h: Ivinhema x Dourados (Douradão)
A primeira fase vai até 1 de março. As quartas estão previstas para 4 e 8 de março; semifinais em 11 e 15 de março; finais nos dias 22 e 29 de março.
Operário-MS x Pantanal no Estádio das Moreninhas
Franz Mendes
📲 Siga o ge Mato Grosso do Sul no Instagram
Fale com o ge MS! – Quer enviar uma sugestão de pauta para o ge MS? Salve o nosso contato (67) 99933-5358 e envie uma mensagem pelo WhatsApp. Você e o seu esporte do coração podem aparecer no portal do esporte sul-mato-grossense. geRead More