RÁDIO BPA

TV BPA

Retranqueiro ou equilibrado? Tite chega ao Cruzeiro com rótulos em discussão

Retranqueiro ou equilibrado? Tite chega ao Cruzeiro com rótulos em discussão

ge Cruzeiro fala de bastidores da troca de treinadores
Tite chega ao Cruzeiro com uma dúvida no ar: qual estilo de jogo vai implementar? O treinador não comanda uma equipe há mais de um ano e se afastou do futebol levando, para muitos, o rótulo de retranqueiro após a passagem pelo Flamengo. Diante do estereótipo debatido entre os cruzeirenses, o ge buscou responder: Tite é retranqueiro ou equilibrado?
+ ✅ Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!
Mais notícias do Cruzeiro
Ex-Flamengo deixa o Cruzeiro e acerta em definitivo com o Londrina
Entenda como salário e multa impactam futuro do atacante
Para Henrique Fernandes, comentarista da TV Globo, é injusto o rótulo imposto ao ex-treinador da seleção brasileira.
“Acho um rótulo bastante injusto que ele carregou, principalmente no auge da sua carreira, no Corinthians. Não o vejo assim. O vejo como um treinador que estrutura boas defesas.”
– Jardim é retranqueiro? Acredito que não, mesmo tendo fechado o ano com a segunda melhor defesa do campeonato. Filipe Luís, treinador da melhor defesa, também não é. Tite já montou times com bastante eficiência e produção ofensiva. Como ele gosta de dizer, o que busca sempre é equilíbrio.
Chegada do técnico Tite, na Toca 2.
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Os números de Leonardo Jardim no Cruzeiro também mostram uma defesa sólida. Quando chegou à Raposa, o português encontrou uma equipe que tinha sofrido gols em seis jogos consecutivos. Ainda demorou a ajustar o setor, que se tornou um dos principais da equipe que terminou em terceiro no Brasileiro e foi semifinalista da Copa do Brasil.
Jardim fechou o ano tendo a segunda defesa menos vazada do Campeonato Brasileiro. Foram 31 gols em 38 rodadas. Para Henrique Fernandes, esse é o tipo de equilíbrio que Tite deve dar sequência no comando da Raposa.
– Ele passou por transformações importantes na forma de enxergar futebol, depois da ida para a Seleção, principalmente no segundo ciclo (para a Copa de 2022). De um jogo mais sólido defensivamente, apostando em jogadas mais diretas e posses menos longas, para um jogo mais posicional, propositivo, que aplicou bem na Seleção e tentou aplicar no Flamengo.
“Se o Tite vier mais propenso a replicar as ideias que utilizou brilhantemente no Corinthians, tem mais similaridades com Leonardo Jardim. Se ele quiser dar sequência a forma que jogou na Seleção e no Flamengo, a ruptura será maior.”
Fala, torcedor: Cruzeirenses acreditam que Tite possa dar sequência ao trabalho de Leonardo Jardim
O trabalho citado no Corinthians teve título do Brasileiro, em 2015, e deu a Tite a credencial para ser contratado pela CBF como treinador da Seleção. Teve Jadson como maior garçom do Brasileirão daquele ano, com 12 assistências – além de anotar 13 gols. Ainda teve o vice-artilheiro do campeonato, Vagner Love, com 14 gols.
Tite só teve aproveitamento abaixo de 55% em dois clubes na carreira: Atlético-MG e Palmeiras, em 2005 e 2006, respectivamente. Na seleção brasileira, o treinador chegou a 80% de aproveitamento em 81 jogos, com 60 vitórias, 15 empates e seis derrotas. Teve média de 2,14 gols marcados por jogo (174 ao todo) e 0,37 gol sofrido (30 no total).
– Acho que o elenco do Cruzeiro tem boas peças para que Tite implemente o modelo de jogo dele. O que o time provou sob o comando de Leonardo Jardim é que com o acerto ideal de time, coletivamente, todos podem render e brigar nas primeiras posições da tabela. A questão é que um novo treinador quando chega desenvolve novas relações com cada atleta, em campo e fora dele.
“O desafio de Tite é fazer com que jogadores como Kaio Jorge, Matheus Pereira, Christian, Lucas Silva, Lucas Romero, Fabrício Bruno, Kaiki, que jogaram talvez o futebol mais consistente de suas carreiras, não deixem o nível individual cair. Material humano, tem. Com necessidade de correções e complementos que podem vir na janela, mas tem”.
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no sportv
r
🎧 Ouça o podcast ge Cruzeiro 🎧 geRead More