Grêmio define plano com Luís Castro e reforça importância da base para 2026
As missões do portuga: Luís Castro assinou com o Grêmio até 2027
As categorias de base do Grêmio estarão no centro das atenções no início da próxima temporada. Ter respaldo para aproveitar os jovens foi uma das condições de Luís Castro para negociar com o Grêmio. Os garotos do sub-20, inclusive, devem representar o time nos primeiros jogos do Gauchão de 2026.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
O planejamento para o próximo ano está em fase final de elaboração, com a participação direta de Luís Castro. Existe a dúvida se Luís Eduardo e Tiaguinho, que se destacaram na Seleção sub-17, ficarão com o grupo principal na preparação para o estadual ou irão para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que começa em 2 de janeiro.
Veja também:
+ Trio de uruguaios de R$ 60 milhões repete roteiro e frustra
+ Grêmio contrata empresa que apontou rombos em Fla e Timão
+ Atacante está próximo se ser emprestado pelo Grêmio ao Bahia
Tiaguinho na final do Brasileirão Sub-17, contra o Atlético-MG, pelo Grêmio
Angelo Pieretti / Grêmio FBPA
O objetivo é que o time “de cima” tenha mais tempo de pré-temporada e se prepare com foco no Brasileirão. Com as mudanças no calendário para o próximo ano, o campeonato nacional começará mais cedo, em 28 de janeiro, em meio à disputa do Gauchão. O elenco gremista está de férias desde 8 de dezembro e se reapresenta em 2 de janeiro.
Quem vem? Grêmio fará contratações pontuais para 2026
O CEO Alex Leitão também está de olho nas joias, pelo potencial de gerar receita a curto prazo e tirar as finanças do atoleiro. Gabriel Mec recebeu proposta de 15 milhões de euros (R$ 93,6 milhões na ocasião) do Shakhtar Donetsk no ano passado, por exemplo. E é observado de perto pelo Liverpool, da Inglaterra.
O jovem, porém, recusou por desejar atuar por mais tempo no Grêmio e mirar outros mercados na Europa futuramente. O atacante fez estreia como profissional em 2025 e atuou em duas partidas.
Com um jogo na equipe principal, o zagueiro Luís Eduardo é monitorado pelo Chelsea. Já Tiaguinho ainda não teve oportunidade no grupo profissional, mas também está no radar de clubes da Europa.
Gabriel Mec, Luis Eduardo e Tiaguinho, do Grêmio na seleção brasileira sub-17
Divulgação/CBF
O trio esteve na última Copa do Mundo sub-17, na qual o Brasil foi semifinalista. Mas outro jovens podem render dinheiro em breve. O lateral-direito Vitor Ramon e o volante Danillo, que também participaram do vice-campeonato do Brasileirão sub-17, são alvos do exterior.
Danillo recebeu sondagens do Mônaco (França), do Newcastle (Inglaterra), do Salzburg (Áustria) e do Maribor (Eslovênia) – o volante fala inglês, o que facilita a adaptação no exterior. Já Vitor Ramon é monitorado por equipes da Ásia. Ambos estenderam contrato recentemente até 2028.
Politicamente, as categorias de base também ganham novo patamar. A estrutura de formação do Tricolor será comandada diretamente pelo vice-presidente Carlos Dressler.
O advogado Edson Berwanger, que atuava na base na gestão Alberto Guerra e saiu após divergências de apoio político na eleição, retorna ao clube para assumir a recém-criada diretoria de transição, responsável por auxiliar a saída dos atletas da base para o profissional.
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV
O geRead More


