Retrô – Galvez: títulos e calendário nacional histórico para 2026 marcam ‘ano mágico’
O Galvez terminou a temporada 2025 com motivos de sobras para se orgulhar. Mesmo sem calendário nacional há três anos e os desafios naturais para formação de times competitivos – do profissional à base -, o Imperador alcançou vagas em todas competições nacionais que o Acre tem direito para 2026, o que nenhum clube acreano havia conseguido na história.
Galvez campeão acreano sub-20 de 2025
Arquivo pessoal/Manoel Façanha
Com elenco mesclado entre jogadores locais e contratações de fora do estado, e Márcio Figueiredo, o Faísca, como treinador, o Imperador oscilou durante o Campeonato Acreano.
Maurício Carneiro, até então preparador físico e auxiliar, assumiu o time no lugar de Faísca, que “entregou o cargo” após três jogos: uma vitória, um empate e uma derrota.
O Imperador foi o último entre os quatro classificados às semifinais, mas cresceu no momento certo e despachou o Vasco-AC, líder da primeira fase, nos pênaltis por 5 a 4, após empate por 1 a 1 no tempo normal – com direito a gol nos acréscimos do segundo tempo marcado pelo atacante Daniego.
Rio Branco-AC sofre goleada história diante do Galvez no Campeonato Acreano
Arquivo pessoal/Jhon Lennon
Na decisão, o Galvez foi superado pelo Independência por 3 a 1. Mas, apesar do vice, um dos objetivos da temporada foi alcançado: vagas na Copa do Brasil, Série D e Copa Norte asseguradas. Era apenas o início de um ano histórico.
Títulos na base
Com as vagas nas competições nacionais do futebol profissional asseguradas, o Galvez foi em busca dos títulos nas categorias de base. O time sub-20 foi campeão pela quarta vez no estadual da categoria ao superar o até então invicto Santa Cruz-AC por 2 a 1. Com o título, o Imperador ganhou vagas na Copa do Brasil Sub-20 e Copa São Paulo de 2026.
Galvez tricampeão acreano sub-17
Arquivo pessoal/Sueli Rodrigues
O Galvez também levou a melhor sobre o Santinha no Acreano Sub-17. Na final, venceu nos pênaltis por 3 a 2, após empate por 2 a 2 no tempo normal, e também se classificou para a Copa do Brasil da categoria na próxima temporada.
O Imperador disputou ainda mais quatro competições de base, sendo três no masculino, mas não chegou à final. O time ficou em quarto lugar no sub-11, em sexto no sub-13 e na terceira posição no sub-15.
Campanha histórica na Série A3 e bi estadual feminino
O Galvez também alcançou um marco histórico no Campeonato Brasileiro Feminino Série A3 ao conquistar três vitórias seguidas na primeira fase. Foi a primeira vez que um clube acreano obteve tal sequência positiva em uma competição nacional feminina.
Galvez faz campanha histórica para o Acre no futebol feminino
Divulgação/Galvez EC
As Imperatrizes foram eliminadas nas oitavas de final diante do Operário-MS, que levou a melhor por 3 a 2 no placar agregado (3 a 0 na ida e 2 a 1 para o Galvez na volta).
No estadual, o Galvez alcançou o bicampeonato de forma soberana e com sobras: 100% de aproveitamento em sete jogos, o melhor ataque, a melhor defesa e as três principais artilheiras da competição. Com isso, as Imperatrizes estão garantidas na Série A3 e na Copa do Brasil Feminina de 2026.
Galvez, bicampeão do Campeonato Acreano Feminino
Arquivo pessoal/Sueli Rodrigues
O Galvez também competiu no estadual sub-18 feminino, terminando na sexta posição. O time ficou fora da disputa dos estaduais sub-16 e sub-14 da categoria. geRead More


