Reencontro na altitude e decisão fora de casa: o que o Bahia pode encarar na 3ª fase da Libertadores
Conheça o O’Higgins, rival do Bahia na Pré-Libertadores
A definição dos representantes da Bolívia na próxima edição da Libertadores trouxe novas informações para a torcida do Bahia sobre o caminho tricolor até a frase de grupos da principal competição do continente.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Bahia em 2026
O título do Nacional Potosí, na Copa da Bolívia, jogou o The Strongest para a chave do Bahia. Se avançar para a terceira fase prévia, o Tricolor pode ter um reencontro com a altitude do Estádio Hernando Siles, localizado a 3.637 metros acima do nível do mar, em La Paz.
Em 2025, o Bahia voltou da capital da Bolívia com um empate por 1 a 1, em partida que teve um jogador a mais desde os cinco minutos do primeiro tempo. No jogo de volta, o Tricolor fez 3 a 0 no The Strongest, em Salvador, e eliminou o adversário.
Gilberto em The Strongest x Bahia
Divulgação/Conmebol
Enquanto o enfrentamento com o The Strongest é uma possibilidade, já está certo que o Bahia será visitante no segundo jogo em caso de classificação para a terceira fase. Isso porque o Tricolor (63º) tem ranking menor que todos os possíveis adversários: The Strongest-BOL (41º); Deportivo Táchira-VEN (50º); e Tolima-COL (57º).
O caminho
O sorteio realizado na semana passada definiu o O’Higgins-CHI como adversário do Bahia na segunda fase prévia da Libertadores. As partidas já têm datas e horários definidas, e nesta etapa o Tricolor decide em casa.
Jogos do Bahia na segunda fase:
18/02, às 19h (de Brasília): O’Higgins-CHI x Bahia
25/02, às 19h (de Brasília): Bahia x O’Higgins-CHI
+ Adversário do Bahia tem nome inspirado em “herói libertador” e vai estrear contra brasileiros
Se passar do O’Higgins-CHI, o Bahia enfrenta o vencedor do confronto Tolima-COL x E1 (Deportivo Táchira-VEN x The Strongest-BOL). Avançando também na terceira fase prévia, o Tricolor estará garantido na fase de grupos da Libertadores.
Caminho do Bahia na Libertadores
Conmebol
Regulamento
Dezenove times estão envolvidos nas fases prévias da Libertadores, que vão passar por três classificatórias, até que restem apenas os quatro que vão para a fase de grupos.
Seis times disputam a fase um, e três deles vão se classificar para a segunda, etapa que recebe outras 13 equipes. O Bahia é uma dos clubes que começam na segunda fase, portanto, precisa superar dois adversários para garantir o objetivo final.
Em todas as fases, os adversários se enfrentam em jogos de ida e volta. O gol fora de casa não é critério classificatório, e em caso de empate no placar agregado dos dois jogos, a decisão vai para a disputa de pênaltis.
Bahia busca vaga na fase de grupos da Libertadores
Reprodução / Conmebol
O Bahia vai disputar a Libertadores pela quinta vez. A estreia foi em 1960, o que faz do Tricolor o primeiro representante brasileiro na competição. Depois, o Esquadrão jogou também as edições de 1963, 1989 e 2025. Neste ano, também sob o comando de Rogério Ceni, o time passou por duas fases prévias e foi eliminado na fase de grupos. geRead More


