Ginasta vítima de câncer aos 18 anos tinha vontade de voltar ao esporte, conta ex-treinadora
Morre aos 18 anos a ginasta Isabelle Marciniak, campeã brasileira de ginástica rítmica
A ginasta paranaense Isabelle Marciniak, que morreu aos 18 anos, nesta quarta-feira, 24 de dezembro, vítima de câncer, tinha a vontade de voltar ao esporte. A informação é de Kareen Priscilla, ex-treinadora da atleta no Clube Agir, de Curitiba.
✅ Clique aqui e siga o canal do ge PR no WhatsApp
Isabelle Marciniak era natural de Araucária, região metropolitana de Curitiba, e lutava contra um linfoma de Hodgkin. Ela fazia parte da equipe de ginástica rítmica do Clube Agir, de Curitiba, por onde ganhou títulos estaduais e nacionais.
— Belle teve destaque mais em conjunto. Mas sempre foi talentosa, muito flexível. Nos últimos tempos, já no hospital, ela falava que queria voltar a treinar — disse a treinadora ao ge.
Kareen Priscilla junto com Isabelle Marciniak (centro) e outras duas ginastas
Arquivo Pessoal
Kareen Priscilla trabalhou com Belle, como costumava a se referir à ginasta, por oito anos. A treinadora lembra da atleta como uma pessoa muito educada e dedicada ao esporte.
— A Belle começou cedo na ginástica em Araucária. Depois de um tempo, trouxemos ela para o Clube Agir. Ela sempre foi uma menina muito dedicada, muito linda em quadra, sempre foi educada e nunca deu trabalho — afirmou Kareen.
Isabelle Marciniak (centro) durante apresentação
Arquivo Pessoal
No final de 2024, Isabelle estava com problemas respiratórios. Ela foi para o médico, e o caso foi tratado como uma bactéria, mas o quadro clínico se agravou com o passar dos meses.
— Ela ficou doente em janeiro e desde então esteve sempre entre o hospital e a casa. Foi muita coisa, muitos procedimentos. É sem dúvida uma perda triste demais — disse a treinadora.
Isabelle Marciniak foi campeã brasileira de ginástica rítmica
Divulgação
No Campeonato Paranaense deste ano, em Curitiba, Belle esteve presente em uma cadeira de rodas, mas ainda não sabia do linfoma de Hodgkin.
— Nos últimos dias eu a visitei, e ela já estava bem debilitada. Após uma sessão de quimioterapia, a Belle teve sangramento hemorrágico — finalizou Kareen.
Isabelle foi ouro no Brasileiro de Ginástica Rítmica, conquistando o título no individual geral em 2021, além de ganhar também no aparelho bola e prata na fita.
Em 2023, ela foi campeã no trio adulto do Paranaense de conjuntos, uma das últimas conquistas como atleta, antes de parar para fazer o tratamento contra o câncer.
Kareen Priscilla junto com Isabelle Marciniak (à esquerda) e outras ginastas
Arquivo Pessoal
Mais notícias do esporte paranaense no ge.globo/pr geRead More


