Joia 2026: referência aos 17 anos, Gui Amorim se inspira em ídolo e mira profissional do Corinthians
Bruno Cassucci explica indefinições que impedem o Corinthians de avançar em negociações
Aos 17 anos, Guilherme Amorim é a bola da vez nas categorias de base do Corinthians. Fã de Neymar e com características que lembram Renato Augusto, o meio-campista é tratado como a principal joia do Parque São Jorge e deve disputar sua primeira edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2026.
+ Siga o canal ge Corinthians no WhatsApp
— É um menino muito inteligente, perspicaz e observador. Tem certa dificuldade em se abrir e compartilhar seus anseios com as pessoas. Acessá-lo não é uma missão das mais fáceis, por vezes ele utiliza um personagem “marrento” para se proteger, mas quando se consegue acessar a essência, percebe-se tratar de um menino sonhador, de coração bom, e com desejo de evoluir sempre — contou o técnico Raphael Laruccia, que trabalhou com Gui Amorim no Sub-17 do Corinthians nos últimos meses, em entrevista ao ge.
Foi justamente no Sub-17 que Gui Amorim passou a ser o nome de maior expectativa da base corintiana. O garoto marcou 20 gols em 43 jogos disputados na categoria.
— É um jogador de primeira prateleira, muito inteligente, criativo e refinado tecnicamente. Possui uma capacidade enorme de trazer soluções ao jogo — reforçou Raphael Laruccia.
— Fico muito feliz de ter participado diretamente da formação dele no período em que teve o maior protagonismo em toda sua história no clube, e vê-lo transitando para o profissional direto do sub-17 — completou o treinador, que está livre no mercado desde que deixou o Timão, em outubro deste ano.
Gui Amorim é camisa 10 do time sub-17 do Corinthians
Reprodução / Instagram
Gui Amorim chegou ao Parque São Jorge com 11 anos para defender a equipe alvinegra de campo e futsal. Apesar da habilidade e boa visão de jogo, ele não iniciou sua carreira como meia.
— Entrei para defender o Corinthians tanto no futsal quanto no campo, começando no sub-12 com 11 anos. Segui no futsal até o sub-14 e, a partir daí, passei a atuar apenas no campo. Iniciei como atacante, desci para zagueiro. Com o tempo, os treinadores foram percebendo minhas características, como boa visão de jogo, qualidade no passe e leitura das jogadas — disse Guilherme Amorim ao ge.
Como a maioria dos jovens talentos revelados no Brasil na última década, Guilherme tem Neymar como principal referência. Ainda assim, vê semelhanças entre suas características e as de Renato Augusto, ídolo do Timão.
— Minha principal referência é o Neymar. Sempre admirei muito o jeito que ele joga, a personalidade dentro de campo e a forma como decide jogos — afirmou o meio-campista.
— Meu estilo de jogo se aproxima do Renato Augusto, principalmente pela visão de jogo, qualidade no passe e capacidade de controlar o ritmo da partida. Procuro sempre pensar antes de executar as jogadas e ajudar a equipe tanto na criação quanto na organização do jogo — pontuou.
A joia do Timão já recebeu sondagens de grandes clubes europeus. Por isso, a diretoria do Corinthians fez um novo contrato com o jogador no último mês de agosto. Com vínculo até julho de 2027, ele tem multa de 50 milhões de euros (cerca de R$ 326 milhões na cotação atual) para o mercado internacional.
Gui Amorim assina novo contrato com o Corinthians, ao lado do presidente Osmar Stabile
Wanderson Oliveira/Corinthians
Gui Amorim participou de treinos com o elenco de Dorival Júnior no segundo semestre deste ano e chegou até a ser relacionado para duelo com o Juventude, na Neo Química Arena, pela última rodada do Brasileirão.
Apesar de não ter entrado em campo, o meia deve voltar a receber novas chances com o treinador do profissional já no início da próxima temporada. A comissão técnica entende que ele precisa passar por um processo de amadurecimento antes de se firmar no time de cima.
— Foi uma sensação inexplicável e mais um sonho sendo realizado (ser relacionado para um jogo do profissional). A noite anterior foi de muita ansiedade, desde a concentração até a ida ao estádio. Ao chegar na Neo Química Arena, foi um momento único, de arrepio e muita felicidade. Estar ali, vivendo aquilo e sendo recebido por uma torcida incrível, foi algo inesquecível — concluiu o jovem.
Gui Amorim ao lado de Memphis Depay em jogo do profissional do Corinthians
Reprodução/Instagram
Mais notícias do Corinthians:
+ Corinthians avança para ter novo executivo de futebol
+ Amiga de Andrés comenta uso de cartão do clube
Confira outros tópicos da conversa com a joia do Corinthians:
Copinha de 2026
— A expectativa é a melhor possível. Nosso grupo está muito focado e preparado. Pode esperar uma equipe com muita entrega, raça, intensidade e comprometimento para honrar a camisa do Corinthians.
Sondagens da Europa
— Estou sempre focado no que eu tenho que fazer e não deixo isso afetar meu desempenho dentro do campo. Meu foco sempre foi evoluir e ajudar o Corinthians. Coisas de extracampo meu empresário e meu pai ficam para resolver.
Identificação com o Timão
— Sempre tive uma identificação com o Corinthians por acompanhar o clube desde pequeno. Mesmo sem toda a família ser corintiana, vestir essa camisa sempre teve um significado especial, o que acabou tornando tudo ainda mais marcante quando cheguei ao clube.
Gui Amorim é relacionado por Dorival Júnior para Corinthians x Juventude
Reprodução/Instagram
Relação com o futebol
— Vem de berço, já que meu pai e meu avô jogavam bola. Cresci nesse ambiente, acompanhando jogos, ouvindo histórias e sendo incentivado a praticar o esporte, o que fez o futebol se tornar uma parte importante da minha vida. Sempre foi algo muito natural pra mim. Mas, com a convivência diária com meu irmão e meu pai, acabei ficando ainda mais inserido nesse meio, aprendendo, acompanhando jogos e vivendo o futebol cada vez mais intensamente.
Sonha com a Seleção?
— Sim, com certeza. Defender a seleção brasileira é um sonho, e espero que seja o próximo a se realizar na minha carreira.
Bastidores: veja “roda” dos jogadores do Corinthians no vestiário após título
+ Leia mais notícias do Corinthians
🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge
e geRead More


