Copa do Mundo de Clubes marcou 2025 no futebol; relembre
Chelsea 3 x 0 PSG | Melhores momentos | Final | Copa do Mundo de Clubes 2025
O futebol internacional foi marcado em 2025 pela realização da Copa do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos. O torneio inédito, com 32 participantes, contou com a boa partipação dos times brasileiros, resultados surpreendentes, o Chelsea campeão em cima do favorito PSG, e o impacto do clima no futebol em debate. O ge relembra abaixo os principais pontos da Copa.
+ Confira como terminou a tabela da Copa do Mundo de Clubes 2025
Chelsea foi o grande campeão da Copa do Mundo de Clubes 2025
Getty Images
Brasileiros impressionam na Copa
A torcida brasileira comprou a ideia da Copa do Mundo de Clubes e foi se empolgando cada vez mais com a participação de Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense. O time paulista terminou como líder do Grupo A, que também tinha o Porto e o Inter Miami de Messi.
O seu adversário nas oitavas de final foi o Botafogo, que chocou o mundo ao vencer na fase de grupos o Paris Saint-Germain — atual campeão da Champions League e da Copa Intercontinental. O Botafogo avançou para o mata-mata no lugar do Atlético de Madrid. O Palmeiras venceu a equipe carioca por 1 a 0, com um golaço de Paulinho, e vendeu caro a derrota para o Chelsea nas quartas de final.
+ Chelsea 3 x 0 PSG quebra recorde de público da Copa de Clubes, brasileiros no top 10: veja rankings
O Flamengo acabou como líder invicto do Grupo D, com direito à vitória de virada por 3 a 1 sobre o Chelsea. Só que o time carioca foi eliminado logo nas oitavas de final, ao perder por 4 a 2 para o Bayern de Munique. O Flamengo levou dois gols em 10 minutos de jogo.
O Fluminense não brilhou tanto na fase de grupos, mas depois disso levou a sua torcida à loucura ao vencer a Inter de Milão por 2 a 0, nas oitavas de final, e superar o Al-Hilal nas quartas,. Pena que o Fluminense foi derrotado pelo Chelsea por 2 a 0 na semifinal, logo com dois gols do atacante João Pedro, formado em Xerém.
+ Copa do Mundo de Clubes 2025: veja todos os recordes batidos
Igor Jesus fez o gol que deu a vitória para o Botafogo em cima do Paris Saint-Germain
Vítor Silva/Botafogo
Copa do Mundo de Clubes gera engajamento e premiação milionária
Chelsea atropela o favorito PSG
O Paris Saint-Germain era o grande favorito ao título da Copa do Mundo de Clubes 2025. O time do técnico Luis Enrique chegou aos EUA com o status de campeão do Campeonato Francês, Copa da França, Supercopa da França e da Champions League.
O PSG só fez esse favoritismo crescer ao golear o Atlético de Madrid por 4 a 0 logo na estreia. Mas a derrota por 1 a 0 para o Botafogo foi histórica. A equipe francesa não se abateu, terminou como líder do Grupo C, atropelou o Inter Miami nas oitavas, bateu o Bayern de Munique nas quartas e amassou o Real Madrid na semifinal.
+ Técnico do Chelsea analisa futuro da Copa de Clubes: “Será mais importante que a Champions”
O Chelsea não era visto da mesma forma antes do torneio, apesar do título inédito na Conference League e do quarto lugar na Premier League. O time inglês fez o que se esperava em sua chave, exceto a derrota para o Flamengo. Depois goleou o Benfica e venceu Palmeiras e Fluminense. O técnico Enzo Maresca traçou estratégia perfeita para a final contra o PSG, e o Chelsea ganhou a final por 3 a 0. Campeão.
Maior clube do planeta, o Real Madrid tratava a Copa do Mundo de Clubes com muita seriedade. Só que o time comandado pelo então recém-chegado Xabi Alonso teve problemas ao longo de toda a campanha e foi embora dos Estados Unidos sem o título.
+ Análise: com molho brasileiro, Chelsea encontra receita para o ataque e conquista Copa de Clubes
Rodrygo foi titular do Real Madrid contra o Al-Hilal pela Copa do Mundo de Clubes
Reuters
Paris Saint-Germain 4 x 0 Real Madrid | Melhores momentos | Semifinal | Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025
Futebol diante das mudanças do clima
Houve muita reclamação no futebol internacional sobre a realização da Copa do Mundo de Clubes. Jogadores, clubes e diferentes entidades apontaram que o torneio deixou o calendário ainda mais inchado.
Outro aspecto muito criticado durante a competição foi o forte calor entre junho e julho nos Estados Unidos. Já havia a previsão de que os times sofreriam com isso, dados os horários dos jogos e a época do ano no país (verão). A Fifa procurou adotar uma série de medidas para amenizar esse problema.
+ “Clima severo”: entenda como é o protocolo que paralisa os jogos por causa do tempo na Copa de Clubes
O que a Fifa não imaginava era que tantas partidas seriam interrompidas, atrasadas ou suspensas por causa de eventos climáticos extremos. Seis dos 63 jogos da Copa do Mundo de Clubes foram afetados por paralisações devido a alertas de “clima severo”.
Algo que também fugiu bastante do roteiro foi a participação do presidente Donald Trump da entrega do título e da comemoração junto aos jogadores do Chelsea. Os atletas do time inglês admitiram depois desconforto com a situação. O que podemos esperar para a Copa do Mundo de seleções, em 2026?
+ CBF reforça desejo e inicia lobby na Fifa para sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029
Calor extremo nos Estados Unidos tem influenciado os jogos da Copa do Mundo de Clubes nos EUA
Getty Images
Copa do Mundo de Clubes tem jogos paralisados por condições climáticas extremas geRead More


