RÁDIO BPA

TV BPA

Retrospectiva do Botafogo-SP em 2025: Tricolor tem ano de lutas contra rebaixamentos

Retrospectiva do Botafogo-SP em 2025: Tricolor tem ano de lutas contra rebaixamentos

Botafogo-SP empata com Grêmio São-Carlense em jogo-treino em Ribeirão Preto
O botafoguense levou grandes sustos em 2025. Tanto no Paulistão, quanto na Série B, o time lutou contra o rebaixamento e fez campanhas que precisam ser esquecidas para 2026. Na Copa Paulista, então, repetição de 2024, quando nem passou da primeira fase.
O ano começou com a manutenção de Márcio Zanardi no comando técnico. Contratado no fim da Série B de 2024 para manter o time na divisão, alcançou o feito e iniciou a pré-temporada com carta branca para contratar e comandar o elenco desde o começo.
Márcio Zanardi, técnico do Botafogo-SP em estreia no Paulistão 2025
Luiz Fernando Cosenzo/Agência Botafogo
Com boas campanhas no Paulistão pelo São Bernardo, avançando ao mata-mata, Zanardi era esperança de que o Tricolor pudesse ser destaque no interior. Não deu. Foram apenas duas vitórias, cinco empates e cinco derrotas. A equipe marcou oito gols e sofreu 13. Terminou na 13ª posição geral, duas acima do Z-2.
Série B sofrida
Zanardi foi mantido para a Série B, em que o elenco passou por uma leve mudança com dispensas e reforços, mas durou até a oitava rodada, quando foi demitido após a derrota para o Operário-PR. Para o lugar dele, Allan Aal.
O início foi bom, o time chegou a sair da zona de rebaixamento, mas faltou constância na reação. Com seis jogos seguidos sem vencer, Aal também foi demitido. Além dele, outras duas demissões: o zagueiro Edson, expulso por dar um tapa no rosto do lateral Zeca em um jogo contra o Coritiba, e o diretor de futebol Toninho Cecílio.
Toninho Cecílio, ex-executivo de futebol do Botafogo-SP
Fábio Júnior/EPTV
O cenário era desanimador, mas uma solução caseira trouxe esperanças ao clube. Ivan Izzo, auxiliar da casa, assumiu na reta final da competição, mobilizou o elenco contra a queda e conseguiu evitar o rebaixamento na última rodada.
Com Willians Alves, treinador do sub-20, como auxiliar, em oito jogos, foram três vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, terminando na 16ª colocação, a primeira fora da zona de rebaixamento.
Elenco do Botafogo-SP na Série B 2025
Léo Piva/Agência Botafogo/Divulgação
Reforço no meio do ano, Léo Gamalho foi uma das peças principais para decidir jogos do Tricolor, assim como Victor Souza no gol.
Foi a redenção de Ivan Izzo, que, de início, fora escolhido para comandar o time na Copa Paulista, mas não resistiu diante da má campanha do elenco recém-formado por Toninho Cecílio somente para a competição. Régis Angeli assumiu, mas não conseguiu a classificação. Foram, no total, duas vitórias, três empates, cinco derrotas – entre elas duas para o rival Comercial, oito gols marcados e 12 gols sofridos.
Ivan Izzo, técnico do Botafogo-SP
João Victor Menezes de Souza/Agência Botafogo
Ano de mudança?
Para 2026, a promessa é de muita mudança no Tricolor. O Departamento de Futebol agora tem André Leite como diretor-executivo de futebol e o ex-volante Fillipe Soutto como gerente de futebol.
O novo técnico é Cláudio Tencati, com acessos à Série A na carreira. O elenco também foi reformulado, com 17 saídas e nove contratações até o momento.
A estreia no Paulistão é no dia 11 de janeiro, fora de casa, às 17h, contra o Velo Clube.
Léo Gamalho em ação pelo Botafogo contra o Avaí
João Victor Menezes de Souza/Agência Botafogo
Números do Botafogo-SP em 2025
60 jogos
14 vitórias
20 empates
26 derrotas
48 gols marcados
77 gols sofridos geRead More