RÁDIO BPA

TV BPA

Coritiba detalha avaliações para a pré-temporada de retorno à Série A

Coritiba detalha avaliações para a pré-temporada de retorno à Série A

Elenco do Coritiba se reapresenta e inicia pré-temporada para 2026
O Coritiba deu o pontapé inicial em sua preparação para 2026 com foco total na saúde e no alto rendimento. A movimentação no CT da Graciosa começou oficialmente no sábado, marcando o retorno dos atletas para avaliações integradas antes do início dos trabalhos técnicos no gramado. Coordenador de Performance do clube, Juan Fiorenza explicou a importância do processo prévio.
🗞️ Leia mais notícias sobre o Coritiba
✅ Clique aqui e siga o canal ge Coritiba no WhatsApp
Para otimizar o tempo, o departamento de performance se antecipou: os exames cardiológicos foram realizados ainda na reta final da Série B. Agora, a meta é realizar um “raio-x” completo do elenco para garantir que todos estejam prontos para o calendário apertado que virá pela frente.
— A nossa pré-temporada começou na última semana da Série B. Com a convicção de que o objetivo estava cumprido, a gente começou a realizar as avaliações cardiológicas para poder adiantar e ganhar tempo em nosso retorno — disse Fiorenza.
— Planejamos para começar a avaliar todos os nossos atletas com as avaliações da performance e a saúde do clube, que já é um padrão nosso institucional, para poder começar a ganhar tempo na readaptação dos atletas às atividades futuramente em campo — completou.
Juan Fiorenza, Coordenador de Performance do Coritiba
Gabriel Thá/Coritiba
De acordo com o coordenador, a reapresentação não se resume apenas a testes físicos tradicionais. O Coxa estruturou um circuito multidisciplinar que envolve: medicina e nutrição (avaliações clínicas detalhadas e controle de peso), fisioterapia (testes de mobilidade articular e força isométrica para prevenir lesões), preparação física (medições de saltos e potência) e cuidado especializado (análises com a podologia e acompanhamento psicológico).
— Hoje todos esses departamentos compõem o Núcleo de Performance e Saúde do Coritiba e todo mundo faz parte do cuidado integral ou multidisciplinar que que nós temos com nossos atletas. O principal objetivo de dessa apresentação é o início prematuro do calendário da Série A — pontuou Fiorenza.
— Quatro semanas é um tempo importante para começar a preparar os atletas e gerar uma estrutura para sustentar pelo menos até o final da do primeiro turno, onde a gente vai ter mais uma nova parada — explicou o coordenador.
+ Confira a tabela do Coritiba no Paranaense 2026
+ Quem fica? Quem sai? As movimentações do Coxa
Elenco do Coritiba se reapresenta de olho em 2026
Gabriel Thá/Coritiba
Além do tempo escasso, o Coritiba precisa lidar com as altas temperaturas do verão. Para proteger os atletas, os treinos serão divididos em dois períodos: um logo cedo pela manhã e outro ao final da tarde, evitando os horários de pico de calor e garantindo uma recuperação melhor entre as sessões.
Até o dia 30 de dezembro, o grupo segue em avaliação constante. Após a pausa para o Réveillon, o foco muda para as atividades com bola, priorizando inicialmente treinos em espaços reduzidos.
— O foco principal no campo vai ser campos pequenos, então a gente tem um risco menor de acontecer alguma lesão durante essa pré-temporada para no momento que vocês se encontrem aptos começar a abrir o campo e pensar na nossa estreia do Campeonato Paranaense e posteriormente do Brasileiro Série A — falou Fiorenza.
Pedro Rocha fala sobre a chegada ao Coritiba
Este período inicial também serve para ajustar a sintonia entre os jogadores e a nova comissão técnica. Segundo Fiorenza, o perfil do elenco atual é de atletas que se mantiveram ativos mesmo durante o descanso, o que facilita a transição para os trabalhos de campo, que começam oficialmente no dia 2 de janeiro.
— Atualmente o perfil dos atletas do clube é escolhido a dedo. Eu posso garantir que férias 100%, poucos atletas tiveram. De alguma forma ou outra, todo mundo se manteve mais ativo e com os cuidados mínimos para esse retorno — destacou Fiorenza.
— A nossa adaptação está alinhada com a nova comissão. Então isso é mais um ponto que a gente vê positivo para começar cedo e poder ter essa adaptação aos novos trabalhos e ao novo comando — finalizou.
Para dar ao time principal um período maior de treinos e condicionamento, o Coritiba terá o time sub-20, sob a liderança do técnico PC de Oliveira, nas primeiras rodadas do Paranaense. A estreia é no dia 7 de janeiro, às 20h30 (de Brasília), contra o Foz do Iguaçu, no Couto Pereira.
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr geRead More