Novo preparador físico, Cupertino destaca grandeza do Paysandu e “deficiências” na base
O Paysandu apresentou oficialmente neste domingo, dia 10, o novo preparador físico da comissão técnica. Leonardo Cupertino, mineiro de 53 anos, chega ao clube após passagem pela Ponte Preta, atual campeã da Série C, e com um currículo extenso no futebol nacional e internacional, incluindo a Seleção Brasileira entre 2022 e 2024.
Em sua primeira entrevista como profissional do Papão, ele destacou o momento da carreira, o projeto do clube e a importância de entender a realidade física das competições que o Paysandu vai disputar em 2026.
Com diversas especializações na área, Leonardo ressaltou que a decisão de aceitar o convite do Paysandu passa muito mais pelo presente do que apenas pelo histórico profissional.
Leo Cupertino é apresentado como novo preparador físico do Paysandu
Jorge Luís Totti/Paysandu
– A gente tem um currículo, não pode deixar de falar da caminhada, do início. Mas o futebol valoriza muito o momento. E o meu momento é o Paysandu. A minha alegria de estar aqui vocês vão acompanhar no dia a dia.
No currículo, além da Seleção Brasileira, Cupertino acumula passagens por clubes como Vasco, Bahia, Vitória, Guarani, Coritiba, América-MG, Criciúma, CRB e Vila Nova. Segundo ele, toda essa bagagem serve para agregar ao projeto bicolor.
– Isso tudo é um histórico que nos credencia a continuar trabalhando em clubes que ofereçam condições. Não vai ser diferente aqui no Paysandu. Eu venho para agregar, trazer um pouco das experiências positivas e negativas, das adversidades que a gente enfrenta em qualquer divisão.
📲 Acesse o canal do ge Pará no WhatsApp
Leonardo também falou sobre a realidade dos atletas das categorias de base que estão sendo integrados ao elenco profissional. Para ele, há potencial, mas é necessário um trabalho individualizado, especialmente no aspecto físico.
– São atletas com muita disposição, atletas de qualidade, mas que carecem de uma preparação mais específica. Existem deficiências de ganho de massa muscular, questões alimentares, reposição. Tudo isso está sendo avaliado para que eles cheguem o mais próximo possível do nível exigido no profissional.
Pensando no calendário, o preparador físico lembrou que o Paysandu terá competições longas e desgastantes, com foco especial na Série C, o que exige planejamento a médio e longo prazo.
– Nós não podemos pensar que a equipe, logo nos primeiros meses, já vai estar no seu melhor. Ainda vamos estar em período de aquisição mesmo após o início do Paraense. Isso é uma construção, pensando também na Copa Verde, Copa do Brasil e, principalmente, na Série C.
Veja mais
+ Novo diretor jurídico do Paysandu admite momento delicado e mira estabilidade do clube
Outro ponto abordado foi a adaptação às condições específicas do futebol paraense, como o clima, as chuvas constantes e os gramados pesados. Segundo Leonardo, a preparação física moderna permite esse ajuste fino à realidade local.
– A preparação física hoje é muito individualizada. A gente vai aproximar o máximo possível os treinos da realidade do jogo: horário, tipo de gramado, intensidade, duelos, acelerações e desacelerações. Tudo isso para que o atleta esteja mais adaptado às adversidades do Campeonato Paraense.
Leonardo Cupertino, preparador físico do Paysandu
Jorge Luís Totti/Paysandu
Ao explicar o que o motivou a aceitar o convite, Leonardo foi direto ao falar do tamanho do clube e da forma como foi procurado pela diretoria.
– Qualquer profissional gostaria de trabalhar aqui. É um clube gigante, com uma torcida que impõe respeito. E o que pesou muito foi sentir que as pessoas queriam o Leonardo aqui, que acreditaram no meu trabalho. Isso faz toda a diferença.
Por fim, o novo preparador físico reforçou o respeito que o Paysandu desperta fora da região Norte e afirmou que vê o clube disputando uma divisão abaixo do seu tamanho.
– O Paysandu é visto como um time grande, forte, de Série B, até pleiteando Série A. Pela torcida, pelo histórico, pelos títulos. Eu venho para cooperar, ajudar e aprender também. O futebol paraense é muito respeitado. geRead More


