Veja quem terminou 2025 em alta e quem ficou em baixa no Bahia
Segue o BAba faz balanço de temporada do Bahia: “Evoluiu, mas poderia mais”
O Bahia fecha a temporada 2025 com os títulos do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste, além de vaga na Libertadores. Durante a caminhada, que também teve como principal frustração o fim do sonho de classificação para a fase de grupos da competição continental, alguns jogadores brilharam, mas outros ficaram devendo. O ge faz um balanço dos destaques da equipe.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega, quem fica e quem sai para 2026
Time principal
Rogério Ceni em treino do Bahia
Rafael Rodrigues / EC Bahia
De início, vale ressaltar que o técnico Rogério Ceni mudou quase meio time titular em relação ao que terminou a temporada 2024 no clube. Ronaldo, David Duarte, Ramos Mingo, Erick Pulga, Ademir e Willian José são as novidades.
Cauly e Kanu perderam a posição, enquanto Lucho Rodríguez, Marcos Felipe, Everaldo e Thaciano deixaram o Bahia. Acevedo terminou 2025 como titular, mas somente em razão da lesão de Caio Alexandre.
Time titular do Bahia em 2025 : Ronaldo; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Erick Pulga e Willian José.
Quem se destacou na temporada
Luciano Juba, lateral-esquerdo do Bahia e da Seleção, em entrevista coletiva
Reprodução / CBF TV
Luciano Juba – Jogador que mais entrou em campo pelo Bahia ao lado de Cauly, Juba brilhou pelo time a ponto de render a sua primeira convocação para a seleção brasileira. No total, o atleta fez 62 jogos, marcou sete gols e deu sete assistências. Os números renderam uma renovação de contrato até 2029.
Jean Lucas – Com sete gols e três assistências no ano, o meio-campista também fez temporada consistente e premiada com convocação para a Seleção. O volante se tornou o vice-artilheiro do Tricolor na história da Libertadores, com quatro tentos. No final da temporada, porém, caiu de produção.
Willian José – Balançou as redes 20 vezes (quatro nos últimos dez jogos) e foi o artilheiro do Bahia na temporada. Ele igualou a sua melhor marca da carreira (pelo Real Sociedad, em 2017/2018).
Ademir – Titular absoluto do lado direito de ataque do Bahia, foi o líder em assistências, com 14, um recorde em sua carreira. Terminou o ano com 19 participações para gols.
David Duarte – Começou o ano como quarta opção da zaga e terminou a temporada em alta, com atuações consistentes na equipe titular. Disputou 44 jogos.
Everton Ribeiro – Manteve-se como referência técnica da equipe e terminou o ano em alta depois de se recuperar de câncer na tireoide. O camisa 10 deu sete passes para bolas nas redes e anotou três gols.
Ronaldo – teve um início ruim no time, mas engrenou na reta final da temporada e foi crucial em alguns jogos.
Everton Ribeiro na Arena Fonte Nova lotada
Letícia Martins/EC Bahia
Quem não foi bem em 2025
Cauly – Referência da equipe em 2023, Cauly repetiu 2024 com uma temporada irregular, mas, desta vez, no banco de reservas. Fez quatro gols, deu seis assistências e terminou o ano em baixa, ganhando poucos minutos entre os titulares.
Iago Borduchi – Um dos principais reforços do ano passado, não chegou a ser sombra para Luciano Juba na lateral esquerda e fez poucos jogos de destaque. Termina o ano mal, com 28 partidas disputadas, dois gols e três assistências.
Santiago Arias – Depois de terminar 2024 como titular, perdeu o posto para Gilberto, em 2025, embora tenha alternado a posição na equipe principal em alguns momentos. Reta final foi de queda de produção. Não vai renovar contrato para 2026.
Cauly em Bahia x Retrô
Letícia Martins/EC Bahia geRead More


