RÁDIO BPA

TV BPA

Retrospectiva 2025: Palmeiras foi da noite mágica a decepções em ano de maior investimento

Retrospectiva 2025: Palmeiras foi da noite mágica a decepções em ano de maior investimento

Palmeiras termina 2025 sem títulos e mira 2026 com mais conquistas
A temporada do Palmeiras começou com muitas expectativas. Os R$ 700 milhões gastos em contratações – um recorde na história do clube – deram a esperança ao torcedor de que o ano de 2025 seria mais um daqueles com conquistas e motivos para comemorar.
+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp
O auge no mercado de transferências aconteceu no fim de fevereiro, com a contratação de Vitor Roque, a mais cara da história do clube – 25,5 milhões de euros (cerca de R$ 154 milhões na cotação da época).
Com um elenco reforçado, o Palmeiras chegou à primeira final em março. Porém, nem mesmo os grandes reforços foram capazes de superar o Corinthians na decisão. No jogo de ida, derrota por 1 a 0, no Allianz Parque. Em Itaquera, 0 a 0, com direito a um pênalti perdido por Raphael Veiga.
Mais notícias do Palmeiras:
+ Marlon Freitas fica perto do Verdão
+ Clube aposta em reforços do DM para 2026
Raphael Veiga cobra pênalti em Corinthians x Palmeiras
Marcos Ribolli
Sem o estadual, vieram respostas rápidas na Libertadores e Brasileirão. O Palmeiras iniciou as duas competições de forma avassaladora e deu mostras de que mais uma vez brigaria forte pelas duas competições.
Na Copa do Mundo de Clubes, a equipe chegou nas quartas de final, após passar em primeiro num grupo com Porto, Al-Ahly e Inter Miami. A vitória sobre o Botafogo, nas oitavas de final, com um gol de Paulinho, foi o ponto alto da competição. O Verdão, porém, parou no Chelsea, nas quartas de final, ao ser derrotado por 2 a 1.
O duelo também marcou a despedida de Estêvão do Palmeiras. A joia da base foi vendida ao próprio Chelsea e deixou uma lacuna no ataque. Dias depois seria a vez de Richard Ríos também ser negociado.
Estêvão se despede do Palmeiras com golaço na Copa e está a caminho do Chelsea
De volta ao Brasil e desfalcado, uma nova decepção. No final de julho, o destino reservou uma disputa de oitavas de final de Copa do Brasil novamente contra o Corinthians. Era uma revanche da final do Paulistão. E mais uma vez a equipe alvinegra levou a melhor.
Com derrota nos dois jogos (1 a 0 e 0 a 2), o Palmeiras viveu o seu momento mais conturbado em 2025. Após a eliminação no Allianz Parque, parte da torcida xingou Abel Ferreira e os jogadores. O clima piorou ainda mais quando, três dias depois da queda, um grupo de torcedores jogou bombas e rojões na entrada da Academia de Futebol.
Abel, que estava praticamente acertado para renovar o contrato, passou a repensar a sua permanência no Brasil.
Seleção sportv debate ataque com bombas à Academia do Palmeiras
A retomada com Flaco-Roque
A crise pela eliminação na Copa do Brasil foi rapidamente contornada graças a um encaixe da dupla Flaco López e Vitor Roque. Os atacantes entrosaram repentinamente atuando juntos e fizeram o Palmeiras ter seu melhor momento da temporada.
Com gols e assistências, eles levaram o Verdão à liderança do Campeonato Brasileiro e foram avançando de fase na Libertadores. A boa fase fez Flaco ser convocado pela seleção da Argentina e Vitor Roque pela seleção brasileira.
Flaco-Roque: veja números da dupla do Palmeiras
Embora tenha sido positivo individualmente para eles, o Palmeiras se prejudicou com as convocações. Sem a dupla em algumas ocasiões, o time começou a oscilar e viu Flamengo e Cruzeiro encostarem.
Na Libertadores, a semifinal diante da LDU teve muito drama quando a equipe foi derrotada no Equador por 3 a 0 no jogo de ida. Parecia que ali tudo ia por água abaixo.
Vitor Roque e Flaco López comemoram gol do Palmeiras contra o Santos
Anderson Romão/AGIF
A noite mágica
O dia 30 de outubro de 2025 merece um capítulo à parte na retrospectiva do ano do Palmeiras. Foi nesta data que a equipe viveu um de seus grandes momentos na temporada e fez o torcedor acreditar no impossível.
Após perder o jogo da ida da semifinal da Libertadores para a LDU, o Verdão precisava inverter o placar no Allianz Parque. Para avançar direto à final, era necessário uma vitória por 4 a 0, algo nunca alcançado na história da competição.
Palmeiras goleia a LDU, faz história e vai para a final da Libertadores
Na entrevista coletiva antes do jogo, Abel Ferreira prometeu que aconteceria uma “magia” na quinta-feira e que o Palmeiras conseguiria a classificação.
Com uma enorme festa da torcida na saída da Academia de Futebol e dentro do Allianz, o Verdão foi empurrado para uma noite épica. Com gols de Sosa, Bruno Fuchs e dois de Raphael Veiga, o Palmeiras venceu por 4 a 0 e foi à final.
Após o jogo, Abel Ferreira e Gustavo Gómez estenderam a faixa: “90 minutos no Allianz Parque é muito tempo”.
Gustavo Gómez e Abel Ferreira comemoram após vitória do Palmeiras sobre LDU
Marcos Ribolli
Depois da euforia veio a tempestade
A noite mágica que podia servir de combustível para o restante da temporada teve um sentido reverso no Palmeiras. Depois da vaga na final da Libertadores, a equipe caiu de rendimento e viveu uma crise técnica.
O Verdão ficou cinco partidas sem vencer no Brasileirão. As derrotas para Mirassol, Santos e Grêmio e os empates diante do Vitória e Fluminense tiraram o título do torneio de pontos corridos do time.
O Flamengo, que vacilou menos, passou o Palmeiras na tabela e foi campeão com uma rodada de antecedência. O Verdão terminou o Brasileirão com 76 pontos, a maior pontuação de um vice-campeão na história.
A final da Libertadores
A final da Libertadores era a chance de o Palmeiras passar uma borracha no que havia acontecido na temporada e terminar o ano com a “Glória Eterna”. Mas novamente o elenco decepcionou em uma das maiores finais da história.
Palmeiras 0 x 1 Flamengo | Melhores momentos | Final | Libertadores 2025
Diante do Flamengo, em Lima, no Peru, o Verdão fez um jogo muito aquém do esperado e foi derrotado por 1 a 0 sem dar um chute sequer em direção ao gol.
A decepção fez o ano do Palmeiras se tornar melancólico. Após sonhar alto no começo da temporada, o Verdão terminou sem títulos e com mais dúvidas do que certezas. Foi a primeira temporada de Abel sem conquistas à frente do clube.
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras
Divulgação/Conmebol
Mais Lidas
🎧 Ouça o podcast ge Palmeiras🎧
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge geRead More