RÁDIO BPA

TV BPA

João Fonseca mantém base de treinos no Rio, e técnico foca na parte física: “Será mais exigido”

João Fonseca mantém base de treinos no Rio, e técnico foca na parte física: “Será mais exigido”

Estrela do tênis, João Fonseca bate papo exclusivo com o Esporte Espetacular
Depois de um 2025 com dois títulos e a conquista de 121 posições no ranking masculino do tênis, João Fonseca está prestes a iniciar a temporada de 2026. No começo de janeiro, entre os dias 4 e 11, disputará o ATP 250 de Brisbane, como preparação para o Australian Open. Atual número 24 do mundo, o brasileiro de 19 anos tentará empilhar bons resultados e se manter entre os melhores atletas da atualidade. Tudo isso sem se distanciar tanto de sua casa, o Rio de Janeiro, que continuará como base de treinos.
+ O 2025 de João Fonseca: veja momentos em que o tenista empolgou a torcida brasileira
+ Sabalenka protagoniza belos pontos, mas Kyrgios vence “Batalha dos Sexos” em Dubai
+ Campeã de Wimbledon se preocupa com futuro de Alcaraz: “Pode acabar se aposentando”
João Fonseca em treino no Rio de Janeiro
Divulgação
Ainda na pré-temporada, no fim de novembro, João contou que não pretende se mudar em definitivo. Sempre que tiver um intervalo entre torneios, voltará à cidade natal para trabalhar e descansar ao lado de amigos e familiares.
– Por enquanto, estou muito bem no Rio, com a equipe que me atende. Futuramente, daqui a cinco, sete anos, se acharmos melhor (mudar), tudo certo – disse o tenista, durante coletiva de imprensa.
João Fonseca treina no Rio de Janeiro, em preparação para a temporada de 2026
Em dezembro, Fonseca chegou a treinar em Miami, com o ex-jogador argentino Franco Darín, que integra a comissão técnica do jovem brasileiro. Mas a maior parte da preparação foi feita no Rio, sob os olhares e instruções do treinador Guilherme Teixeira, que já trabalha com João há anos.
Parte importante da ascensão de Fonseca no cenário do tênis, Teixeira conversou com o ge e ressaltou que, em 2026, a parte física de João receberá um cuidado maior, especialmente por causa do nível dos adversários que o brasileiro vai encarar nos torneios.
– O mais importante é que o João esteja preparado. Não acho que ele tenha coisas grandes a melhorar, mas são vários pontos aqui e ali. Precisa estar pronto para aguentar o esforço físico, já que vai ser muito mais exigido neste próximo ano. Terá uma frequência maior de jogos difíceis em competições importantes – explicou Teixeira.
+ João Fonseca ganha 706 posições no ranking em dois anos e cumpre profecia de Sinner
+ João Fonseca comenta desejo de disputar Olimpíadas: “Seria uma honra representar o Brasil”
+ Alcaraz elogia João Fonseca e se dispõe a ajudar brasileiro: “Caso tenha dúvidas, estarei aqui”
João Fonseca ao lado de Guilherme Teixeira, seu treinador
Catharine Moreira
Por terminar 2025 no top 30 do ranking da ATP, Fonseca terá obrigações de calendário a cumprir nos próximos 12 meses. Dentre as exigências, o brasileiro precisará disputar oito dos nove torneios da série Masters 1000 – com exceção de Monte Carlo, em abril – e cinco campeonatos com selo ATP 500, sendo que um deles deverá ser após o US Open, quarto e último Grand Slam do ano.
Em meio às obrigações de calendário, Fonseca já definiu a programação para os primeiros meses de 2026. Até março, disputará, nesta ordem: ATP 250 de Brisbane, ATP 250 de Adelaide, Australian Open, Copa Davis, ATP 250 de Buenos Aires (é o atual campeão), Rio Open, Masters 1000 de Indian Wells e Masters 1000 de Miami.
+ Confira mais notícias relacionadas ao tênis
Veja as datas dos primeiros torneios de João Fonseca em 2026:
ATP 250 de Brisbane – de 4 a 11 de janeiro
ATP 250 de Adelaide – de 12 a 17 de janeiro
Australian Open – de 18 de janeiro a 1 de fevereiro
Copa Davis – de 6 a 8 de fevereiro
ATP 250 de Buenos Aires – de 9 a 15 de fevereiro
Rio Open (ATP 500) – de 16 a 22 de fevereiro
Masters 1000 de Indian Wells – de 4 a 15 de março
Masters 1000 de Miami – de 18 a 29 de março geRead More