RÁDIO BPA

TV BPA

Título de Liberta e acesso à Série A: veja como foram os outros trabalhos do novo CEO do Fortaleza

Título de Liberta e acesso à Série A: veja como foram os outros trabalhos do novo CEO do Fortaleza

Torcedores de Ceará e Fortaleza realizam último desabafo do ano
O novo CEO do Fortaleza, Pedro Martins, anunciado neste domingo após a saída de Marcelo Paz para o Corinthians, tem boa experiência no futebol brasileiro. Nos últimos anos, passou pelos cargos de CEO e diretor de futebol em quatro clubes do Brasil: Santos, Botafogo, Vasco e Cruzeiro. O ge analisa como foi a passagem dele por esses clubes.
+ Receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp
Martins é formado em Administração de Empresas, possui MBA em Indústria do Futebol pela Universidade de Liverpool, certificação em Estratégia Disruptiva pela Harvard Business School Online e em Elite Scouting pela UEFA Academy.
Pedro Martins é o novo CEO de futebol do Fortaleza
Santos
O último trabalho do dirigente foi no Santos. Ele deixou o cargo de CEO do Peixe após pouco mais de cinco meses de trabalho, em maio deste 2025. O profissional pediu demissão do cargo, solicitação acatada pelo Comitê de Gestão.
Segundo apurado pelo ge à época, Martins tentava implementar um projeto de modernização no clube, mas vinha enfrentando resistência interna. Algumas decisões como demissões e adoção de processos não foram aceitas, o que frustrou o executivo.
A diretoria do Santos, por sua vez, queria colocar Martins gerenciando as áreas administrativas do clube, ficando alocado na Vila Belmiro, e não mais no CT Rei Pelé. O objetivo era manter a ordem administrativa, enquanto o departamento de futebol ficaria a cargo de outro dirigente. Entretanto, Martins não aceitou a reorganização.
CEO do Santos, Pedro Martins, em entrevista coletiva na Vila Belmiro
Raul Baretta/ Santos FC
Botafogo
Pedro Martins chegou ao Botafogo na metade da temporada de 2024. Ele foi diretor de futebol do Glorioso na ótima temporada em que o clube se sagrou campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.
Pedro chegou ao clube carioca para dividir as tarefas com Alessandro Brito, à época diretor de gestão esportiva do clube, um dos primeiros contratados por John Textor, ainda em 2022.
Martins tinha a missão de cuidar dos processos e do relacionamento com atletas e comissão técnica, além de contribuir com o desenvolvimento de uma cultura sólida dentro do CT. A ideia do Botafogo era aumentar o nível de exigência e melhorar a mentalidade do grupo. Ele deixou o Botafogo em dezembro de 2024 para assumir o cargo de CEO no Santos.
Pedro Martins, do Botafogo
Vítor Silva/Botafogo
Vasco
No Vasco, Pedro Martins foi diretor executivo de futebol. Ele ficou menos de dois meses no cargo entre maio e julho de 2024. Foi o menor período do profissional em um clube.
À época, nas redes sociais, Martins explicou que optou por interromper o ciclo no Cruzmaltino “em função das mudanças de comando, método e forma de trabalhar”.
Anunciado no dia 1º de maio, Pedro Martins teve como primeira tarefa procurar um novo treinador. Duas semanas depois, o diretor e o antigo CEO Lúcio Barbosa contrataram Álvaro Pacheco, demitido após quatro partidas.
Um dia depois do acerto com o português, decisão liminar da Justiça do Rio retirou a 777 do controle da SAF do Vasco e entregou o comando à diretoria do clube associativo.
Pedro Martins, diretor de futebol do Vasco
Leandro Amorim/Vasco
Cruzeiro
A Raposa foi o clube em que o dirigente passou mais tempo na carreira. Chegou em janeiro de 2022 e saiu em abril de 2024 para ir para o Vasco. O ano foi de redenção para o time mineiro, que retornou à elite do Brasileirão conquistando, de forma antecipada, o título da Série B do Campeonato Brasileiro sob a gestão da SAF de Ronaldo Fenômeno.
As finanças do Cruzeiro em 2022: no primeiro ano da SAF com Ronaldo, esperança é renovada
Com Pedro Martins, o Cruzeiro realizou muitas contratações. Foram 68 jogadores contratados pelo clube, sendo 36 em 2022, 26 em 2023 e dez em 2024. Houve ainda saídas conturbadas, como a do goleiro Fábio (ídolo da Raposa) e do atacante Vitor Roque, tido como principal joia da base celeste.
A gestão de futebol de Martins ficou marcada pelas trocas de comando desde 2022. Neste período, cinco técnicos (Paulo Pezzolano, Pepa, Zé Ricardo, Larcamón e Fernando Seabra) foram contratados, além de Fernando Seabra e Paulo Autuori terem comandado o time de forma interina no fim do Brasileiro de 2023.
Pedro Martins e Ronaldo acompanhando treino do Cruzeiro
Gustavo Martins/Cruzeiro geRead More