Ícones se aposentando, volta por cima e duplos campeões marcaram o UFC em 2025
Quais foram os melhores momentos do UFC em 2025? O Combate traz um TOP5
O ano de 2025 foi bem movimentado no UFC. Enquanto algumas estrelas vão se aposentando, outras vão subindo de patamar, enquanto algumas se reinventam. O que não faltou nesta temporada foi drama, além de muita emoção.
Principal ídolo brasileiro no momento, Alex Poatan começou o ano com status de estrela e de quase imbatível. O bordão “Chama” se popularizou e em qualquer lugar que o brasileiro aparecia, a torcida ecoava essa palavra. A derrota para Magomed Ankalaev em março surpreendeu todo mundo. Mordido, sete meses depois ele voltou para uma revanche e tratou de nocautear o lutador russo logo no primeiro round, reconquistando seu trono e fazendo a festa de uma legião de fãs que não para de crescer.
Por falar em ídolo brasileiro e em volta por cima, Charles do Bronx amargou uma dura derrota por nocaute em junho para Ilia Topuria, quando teria a chance de reconquistar o título dos leves. Mas, em outubro, ele teve seu pedido atendido e fez a luta principal do UFC Rio, empolgando a torcida brasileira que lotou a arena na capital fluminense e o viu finalizar Matheusz Gamrot.
O UFC em 2025
Infoesporte
Siga o canal de MMA, boxe e outras lutas do ge no WhatsApp
Lutas entre celebridades crescem e ganham terreno com Fight Music Show
2025 também foi marcante para duas pedreiras que vêm da Europa. Islam Makhachev abriu mão do seu cinturão do peso-leve e foi buscar o título de outra categoria. E ele se deu bem. Em novembro, o russo dominou o campeão dos meio-médios, Jack Della Maddalena, e virou o novo campeão da categoria, se consolidando como o melhor entre os melhores. E o cinturão vago por Makhachev disputado por Charles do Bronx e Ilia Topuria, campeão dos penas que saiu da categoria para buscar um novo título, coroou o lutador georgiano, que ganha ares de imbatível e mantém sua invencibilidade de 17 lutas no MMA.
E já que o assunto são os principais campeões, dois candidatos ao posto de melhor do ano foram desbancados no último evento do ano, cada um de uma forma diferente. Alexandre Pantoja, o número um dos moscas, se lesionou nos instantes iniciais da luta contra Joshua Van, e perdeu seu cinturão da categoria. Na mesma noite, Merab Dvalishvili, que defendia seu título pela quarta vez no ano, foi superado por Petr Yan na decisão unânime dos juízes e não é mais o campeão do peso-galo.
Mackenzie Dern venceu Virna Jandiroba por decisão unânime no UFC 321
Chris Unger/Zuffa LLC
Um duelo entre brasileiras decidiu a nova campeã do peso-palha e a vencedora se tornou campeã de tudo. Com Zhang Weili subindo de peso para desafiar Valentina Shevchenko, o cinturão da categoria até 52kg foi disputado em outubro por duas brasileiras: Mackenzie Dern e Virna Jandiroba. E quem levou a melhor foi Mackenzie Dern, que alcançou um feito inédito no MMA feminino, sendo a única lutadora que já conquistou o título do UFC, do Mundial de jiu-jítsu e do ADCC, a olimpíada da luta agarrada. Somente ela e Fabrício Werdum conquistaram essa tríplice coroa.
Algumas lendas do esporte anunciaram oficialmente que se aposentaram do MMA. 2025 pode ter sido o fim da linha para ícones da modalidade como José Aldo, Jon Jones, Dominick Cruz, Chris Weidman e Dustin Poirier. Bem, no MMA entre o lutador avisar que vai se aposentar e de fato nunca mais lutar, às vezes não é a mesma coisa. Amanda Nunes que o diga. A “Leoa” já anunciou que deixou a aposentadoria de lado e vai desafiar Kayla Harrison em janeiro. Jon Jones, que já sondou a possibilidade de enfrentar Alex Poatan, também não parece muito convicto desta decisão. Veremos…
José Aldo deixou sua luva no octógono confirmando a aposentadoria
Ed Mulholland/Zuffa LLC
E em meio a uma luta e outra, o presidente americano Donald Trump mandou uma missão para Dana White, e o presidente do UFC gostou do desafio: produzir um evento na Casa Branca. O evento será realizado em junho do ano que vem, mas as especulações já começaram e não são poucos os lutadores se oferecendo para estarem no evento mais badalado dos últimos tempos.
Já imaginou qual seria seu card dos sonhos?
Assine o Combate e veja o melhor do mundo das lutas geRead More


