RÁDIO BPA

TV BPA

CEO anuncia saída do Paysandu; confira como fica o staff bicolor

CEO anuncia saída do Paysandu; confira como fica o staff bicolor

Paysandu transforma recém-criado comitê em diretoria de futebol
O Paysandu terá um novo profissional na função de CEO (Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo em português) para a temporada 2026. O então responsável por ocupar o cargo, Tiago Xerfan Bentes, anunciou a saída do clube através das redes sociais, por motivos pessoais.
Tiago Xerfan – CEO do Paysandu
Divulgação/Rede Social
📲 Acesse o canal do ge Pará no WhatsApp
Na função desde fevereiro deste ano, trabalhava como gerente jurídico do clube, atuando diretamente com o atual presidente bicolor, Márcio Tuma. Na despedida, motivada para se dedicar a projetos como o Doutorado na área do direito, ele enumerou alguns feitos na gestão, como redução de bloqueios judiciais e acordos em condenações. Confira publicação na íntegra.
Ano que vem pretendo me dedicar ao Doutorado e a outros projetos que venho idealizando desde 2022, e por isso comuniquei à Presidência sobre minha decisão de não seguir no clube para o ano de 2026. Em outubro de 2023, tornei-me gerente jurídico. Minha atuação no consultivo trabalhista me aproximou do funcionamento administrativo – o que, após dois anos de intenso trabalho, me levou ao cargo de executivo administrativo-operacional em fevereiro de 2025. Trabalhei de forma árdua e silenciosa durante esses anos, com a discrição que é inerente à advocacia. Ao final dessa jornada, posso dizer que conseguimos:
(a) Êxito de R$ 20.016.124,78 no departamento jurídico, dentre condenações que evitamos, acordos que fizemos com deságio/desconto e valores que restituímos ao clube;
(b) Nenhuma perda de mando de campo (jogos sem torcida) desde que as defesas foram trazidas para o controle exclusivo do clube;
(c) Redução de cerca de 90% na ocorrência de bloqueios judiciais, comparando-se os anos de 2023 e 2025;
(d) otimização de despesas e consequente aumento da receita líquida;
(e) novos procedimentos operacionais, melhorando o funcionamento administrativo e a relação operacional entre departamentos.
Saio com a felicidade de ter realizado o sonho de trabalhar no clube que é e sempre será o amor da minha vida. Saio com a certeza de que dei sangue desde o primeiro dia de trabalho, entregando-me de corpo e alma ao dever funcional. Saio, também, com o orgulho de ter defendido com unhas e dentes os valores que sempre acreditei em minha trajetória profissional. Aos que estiveram comigo durante essa caminhada: meus sinceros agradecimentos, em especial ao Presidente Márcio Tuma que, em 2023, conferiu a mim a missão de ajudar a construir um departamento jurídico do zero; e ao Diego Moura, que muito me apoiou durante esses meses. Meus agradecimentos, também, a todos os funcionários que acreditaram no trabalho e fizeram acontecer no dia a dia do clube.
Veja mais:
+ Emerson celebra retorno ao Paysandu, fala da nova função e projeta reencontro com a Fiel
+ Novo preparador físico, Cupertino destaca grandeza do Paysandu e “deficiências” na base
A saída do CEO é mais uma da série de mudanças pela qual a direção do time bicolor passou após o fim da temporada. Na última segunda-feira, dia 22, o então presidente Roger Aguilera saiu do cargo, dando lugar ao vice Márcio Tuma. No futebol, o comando está com Alberto Maia, diretor de futebol, acompanhado do gerente, Vandick Lima, e de Ícaro Sereni. Além deles, Marcelo Sant’Ana chegou para a função de executivo de futebol, então ocupada por Carlos Frontini.
Na beira do gramado, o comando é de Júnior Rocha, que chegou do Caxias, e terá a companhia dos auxiliares Elton Macaé e Ignácio Neto, dos preparadores de goleiro Emerson da Conceição e Ronaldo Willis, e do preparador Léo Cupertino.
Direção do Paysandu
Presidência do Paysandu
Márcio Tuma
Diego Moura (vice)
Comissão de futebol do Paysandu
Alberto Maia (diretor de futebol)
Vandick Lima (gerente de futebol)
Ícaro Sereni
Executivo de futebol
Marcelo Sant’Ana
Staff bicolor
Técnico: Júnior Rocha
Auxiliares: Elton Macaé e Ignácio Neto
Treinadores de goleiros: Emerson da Conceição e Ronaldo Willis
Analistas de desempenho: Artur Martins, Gabriel Medeiros e Robson de Lima
Preparadores físicos: Léo Cupertino e Victor Santos
Médicos: Edilson Andrade, Gabriel Remígio e José Silvério
Fisioterapeutas: Mário Carvalho e Tiago Esteves
Odontólogo: Fernando Augusto
Enfermeiros: Alan Souza e Márcio Ribeiro
Nutricionistas: João Quaresma e Lucas Pinto
Psicóloga: Thaysse Gomes
Fisiologista: Mateus Eiki Baptista
Massagista: Ivan Menezes
Massoterapeuta: Alan Moura
Roupeiros: Cristóvão Mendes e Fredson Rogério
Assessor de imprensa: Jorge Luís Totti geRead More