RÁDIO BPA

TV BPA

Tocantinense 2025: zagueiro faz golaço de falta ‘à la Ronaldinho Gaúcho’; assista

Tocantinense 2025: zagueiro faz golaço de falta ‘à la Ronaldinho Gaúcho’; assista

Zagueiro faz golaço de falta ‘à la Ronaldinho Gaúcho’; assista
O zagueiro Rafael Leandro, do Araguaína-TO, fez um golaço de falta, no jogo de ida da final do Tocantinense 2025, semelhante à batida de Ronaldinho Gaúcho contra a Inglaterra na Copa de 2002. O Araguaína venceu o Tocantinópolis por 2 a 1 e saiu em vantagem no primeiro jogo. A competição foi retomada após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgar e cancelar o estadual por causa de uma escalação irregular do União-TO — entenda o caso abaixo.
+Veja a tabela do Tocantinense 2025
O Araguaína vencia o jogo por 1 a 0, quando o ataque sofreu falta pela direita. Rafael Leandro pegou a bola e bateu direto, encobrindo o goleiro do Tocantinópolis. O gol lembra o de Ronaldinho Gaúcho contra a Inglaterra na também vitória por 2 a 1- pelo lado direito, com distâncias aparentemente próximas e encobrindo o arqueiro.
Gol foi anotado no segundo tempo da partida
Show de Bola/Reprodução
Com a vitória, o Araguaína precisa apenas de um empate no jogo de volta para voltar a levantar a taça — a última conquista foi em 2009. Já o Tocantinópolis, que joga em seus domínios, precisa vencer por um gol de diferença para decidir nos pênaltis. Vitória por dois ou mais gols garante a taça ao Tocantinópolis (veja o gol de Ronaldinho Gaúcho abaixo).
Veja gol de falta de Ronaldinho Gaúcho contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 2002
O jogo de volta será nesta terça-feira (30), às 16h, no Ribeirão, em Tocantinópolis.
Entenda a situação do Tocantinense 2025
A competição, que já havia sido concluída em abril, foi parar no STJD. Uma escalação irregular por parte do então campeão União-TO foi a causa de toda a situação.
A escalação irregular ocorreu na primeira fase do estadual, quando o União-TO escalou o zagueiro Sheik, que estava suspenso por acumular três cartões amarelos, em um jogo atrasado da segunda rodada.
A confusão teria ocorrido devido ao árbitro Fernando Henrique Alcântara ter cometido um erro de comunicação na súmula. O cartão amarelo aplicado a Sheik foi registrado apenas no campo de “advertências”, sem constar no campo “comunicação de penalidades”. Com isso, o defensor participou da partida normalmente e o União venceu o Araguaína por 2 a 0.
Na audiência do dia 10, o relator Sérgio Furtado Coelho justificou a mudança na decisão ao afirmar que a denúncia apresentada se referia somente a uma partida, o que não justificaria a penalização anterior que retirou seis pontos.
O União-TO foi julgado com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Além da perda de três pontos, o clube foi multado em R$ 5 mil. geRead More