Entenda o que credencia cinco jovens do Grêmio a serem chamados para o Gauchão
Guris da base: Grêmio vai contar com os jovens no Gauchão 2026
Desempenho e planejamento do novo treinador foram os fatores que fizeram cinco garotos de 17 anos serem chamados para o grupo principal do Grêmio. Gabriel Mec, Tiaguinho, Luís Eduardo, Roger e Gabriel Menegon estarão com o elenco de Luís Castro para o início do Gauchão. A apresentação ocorre na próxima sexta-feira.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
O meia-atacante Gabriel Mec, com a maior rodagem entre eles, compôs grupo com Gustavo Quinteros e Mano Menezes neste ano, mas fez apenas dois jogos com o time “de cima” e sofreu com fratura do tornozelo direito. Convocações para a Seleção Brasileira e a necessidade de servir o time sub-17 do Tricolor também reduziram as oportunidades na equipe principal.
Veja também:
+ Grêmio quita dívida com Braithwaite
+ Grêmio sonda zagueiro Adryelson
Mesmo assim, Mec foi alvo de proposta do Shakhtar Donetsk, recusada após o jogador não ter interesse em ir para a Ucrânia. Além disso, o meia-atacante é monitorado pelo Liverpool, da Inglaterra.
O volante Tiaguinho e zagueiro Luis Eduardo estiveram com Mec na Copa do Mundo sub-17, na qual o Brasil terminou em quarto lugar, e antes foram campeões do Sul-Americano da categoria. Mec ficou de fora da competição continental por conta da lesão.
Gabriel Mec, Luis Eduardo e Tiaguinho, do Grêmio
Divulgação/CBF
O meia Roger e o goleiro Gabriel Menegon destacaram-se na campanha que levou o Grêmio ao vice-campeonato do Brasileirão sub-17. O clube gaúcho perdeu o título na final para o Atlético-MG, nos pênaltis.
Desde as primeiras conversas com a direção do Grêmio, Luís Castro manifestou o desejo de contar com a base no planejamento para 2026. Na semana passada, quando esteve em Porto Alegre, visitou o Centro de Formação e Treinamento Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, onde está concentrada a estrutura da base gremista.
O português foi diretor técnico da base do Porto por cerca de 10 anos e traz na bagagem o gosto pelo trabalho com formação de jovens.
Luís Castro em visita ao CT Hélio Dourado, da base do Grêmio
Pedro H. Tesch/Divulgação Grêmio
Como foi o 2025 das promessas gremistas?
Gabriel Mec (meia-atacante) — Recebeu proposta de 15 milhões de euros (R$ 95,1 milhões na cotação da época). A investida foi recusada pelo próprio jogador em setembro. O Liverpool monitora o atleta. Disputou a Copa do Mundo sub-17 pelo Brasil, mas foi reserva.
Pelo Grêmio, fez dois jogos pelo time principal, três pelo sub-17 e 16 pelo sub-20, com quatro gols e três assistências ao todo. Treinar com o grupo principal fez parte da sua rotina em 2025.
Gabriel Mec em vitória do Grêmio na final do Brasileiro Sub-17
Angelo Pieretti/Grêmio
Luis Eduardo (zagueiro) — Está no radar do Chelsea. Foi capitão no título da seleção brasileira do Sul-Americano Sub-17 e também disputou a Copa do Mundo da categoria como titular. Fez um jogo pelo time principal, no Gauchão, cinco pelo sub-17 e sete pelo sub-20, com dois gols marcados. Também se acostumou a treinar com o grupo principal.
Luís Eduardo, zagueiro e capitão do Grêmio Sub-17
Ângelo Pieretti | Grêmio FBPA
Tiaguinho (volante) — Ainda não jogou pelo time principal. Viajou com o elenco para o jogo contra o Sport, na última rodada do Brasileirão, mas não entrou na partida.
Em novembro, ganhou destaque nacional ao cobrar pênalti de cavadinha na segunda fase da Copa do Mundo sub-17, contra o Paraguai. Foi titular do Brasil na competição. Pelo Grêmio, fez cinco jogos pelo sub-17 e 29 pelo sub-20, com três gols e uma assistência.
Tiaguinho na final do Brasileirão Sub-17, contra o Atlético-MG, pelo Grêmio
Angelo Pieretti / Grêmio FBPA
Roger (meia) — Peça-chave do time que foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro. Chamou atenção no primeiro jogo da final contra o Atlético-MG ao ser decisivo na criação e marcar um golaço de falta.
Ainda não jogou pela equipe principal. Também não foi chamado para compor lista de relacionados. Ao longo da temporada, foram 26 jogos pelo Grêmio sub-17 e seis pelo sub-20, com quatro gols no total.
Roger, canhoto, fez gol de falta e foi destaque na partida, Grêmio x Atlético-MG, Brasileirão Sub-17
Angelo Pieretti / Grêmio / Divulgação
Roger maca golaço em cobrança de falta
Gabriel Menegon (goleiro) — Foi chamado no decorrer do ano para amistosos pela Seleção Brasileira Sub-17. Esteve cotado para disputar a Copa do Mundo, mas sofreu uma lesão e ficou de fora da lista final.
Também por ter se machucado, não jogou os dois jogos finais do Brasileirão sub-17. Nunca atuou pelo time principal. Entre os chamados por Luís Castro, é o que menos jogou: 10 partidas pelo sub-17 em 2025.
Gabriel Menegon na semifinal do Brasileirão Sub-17 entre Grêmio e Palmeiras
Angelo Pieretti / Grêmio FBPA
� Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV geRead More


