RÁDIO BPA

TV BPA

Retrospectiva 2025: Ferroviário viveu ano de mudanças estruturais com anúncio da SAF

Retrospectiva 2025: Ferroviário viveu ano de mudanças estruturais com anúncio da SAF

Pedro Roxo, da SAF do Ferroviário, fala sobre futuro do clube 
O Ferroviário teve um ano luxuoso no que diz respeito à riqueza no calendário futebolístico do clube em 2025. Isso porque teve a atenção dividida entre cinco competições, cada qual mais importante que a outra. O ge traz a retrospectiva do ano do Tubarão da Barra.
+ Veja as notícias do esporte cearense
Entre competições e reformulação, a mais importante delas foi o anúncio da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), que comprou o Tubarão da Barra em novembro deste ano. Com a chegada do Grupo Makes, surgem promessas de mudanças para 2026, que prometem rechear ainda mais a história do Ferrão.
Copa do Nordeste
O ano começou bem para o Ferroviário. Na disputa regional, encerrou a fase de grupos em quarto lugar do Grupo A, com 10 pontos, à frente de equipes como Fortaleza, CRB e Altos, com nove pontos; Moto Club, com sete; e Sousa, com seis.
Nas quartas de final, o Tubarão da Barra enfrentou o CSA e até insistiu em permanecer na competição, mas foi superado por 2 a 1 e se despediu da Copa do Nordeste.
Sousa, Ferroviário, Copa do Nordeste
Baggio Rodrigues
Campeonato Cearense
No campeonato estadual, o Ferroviário integrou o Grupo B juntamente com Fortaleza, Tirol, Iguatu e Barbalha. O Tubarão da Barra encerrou a primeira fase em terceiro lugar, com sete pontos, atrás somente de Fortaleza, com 12, e Tirol, com oito.
Avançou para as quartas de final juntamente com o Tirol e encerrou a fase como líder do Grupo D, com seis pontos, sendo duas vitórias em dois jogos.
Ferroviário x Fortaleza, jogo de ida das semifinais do Cearense 2025
Kid Jr / SVM
Na semifinal, parecia que seria finalista da competição ao empatar sem gols com o Fortaleza no primeiro jogo. Porém, no segundo confronto, acabou sofrendo um único gol e foi eliminado.
Copa do Brasil
A passagem do Tubarão da Barra na Copa do Brasil foi rápida. Ainda na primeira fase, em um encontro entre equipes cearenses, o Ferroviário enfrentou o Maracanã, e o tempo regulamentar terminou em 1 a 1. Com isso, a decisão foi para as penalidades, e o Tubarão levou a pior ao ser derrotado por 5 a 4, despedindo-se da competição.
Maracanã x Ferroviário – Copa do Brasil 2025
Baggio Rodrigues
Brasileiro Série D
No campeonato nacional, o Ferroviário integrou o Grupo A3 juntamente com América-RN, Santa Cruz, Central, Horizonte, Santa Cruz de Natal, Treze e Sousa. Nesta competição, o Tubarão se arriscou mais e chegou à última rodada ainda correndo o risco de não se classificar.
O Tubarão da Barra encerrou a primeira fase com 18 pontos, ocupando a 4ª posição, atrás de equipes como América-RN e Santa Cruz, com 27 pontos, e Central, com 26. O Ferrão somou cinco vitórias, três empates e seis derrotas em 14 jogos.
Ferroviário é derrotado e se despede da Série D
Adonias Júnior
Na segunda fase, enfrentou o ASA e foi justamente contra a equipe alagoana que o Tubarão da Barra se despediu da competição. A equipe coral foi derrotada no primeiro jogo por 1 a 0 e, no segundo, por 2 a 0.
Taça Fares Lopes
Na Taça Fares Lopes, o Ferroviário integrou o Grupo A com Fortaleza, Itapipoca, Quixadá e Atlético Cearense. Encerrou a fase em terceiro lugar, com cinco pontos, sendo uma vitória, dois empates e uma derrota em quatro jogos.
Nas quartas de final, enfrentou o Tirol e se despediu da competição ao ser derrotado por 3 a 1, no Estádio Presidente Vargas. Naquela ocasião, Paulo Ricardo e Thalisson marcaram os gols do Tubarão.
Ferroviário x Tirol Fares Lopes
Lenilson Santos
Ferroviário SAF
Além do desempenho dentro de campo, 2025 também foi um ano decisivo fora das quatro linhas para o Ferroviário. Em 19 de novembro, o clube oficializou sua transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), iniciando uma nova fase administrativa e estrutural. O processo teve como protagonista o Grupo Makes, que assumiu o controle do futebol coral.
A gestão esportiva passou a ser conduzida pelo empresário Pedro Roxo, representante do grupo investidor e já presente no cotidiano do clube, especialmente nas decisões relacionadas ao futebol profissional. A partir dessa mudança, a SAF assumiu a administração do futebol profissional e das categorias de base, enquanto a associação manteve participação limitada na gestão.
Pedro Roxo, representante da SAF do Ferroviário
Reprodução/TV Ferrão
O novo modelo também prevê o uso integral da estrutura do clube pela SAF, que ficará responsável pelo pagamento das folhas salariais do setor administrativo e pela manutenção das instalações. Além disso, está previsto um investimento de R$ 8 milhões em melhorias no centro de treinamento até 2029, reforçando o planejamento de médio e longo prazo para o Ferroviário. geRead More