Retrospectiva: Bragantino tem 2025 de altos e baixos, troca de comando e volta à Sul-Americana
Uma temporada de altos e baixos. Assim pode ser definido o ano de 2025 do Red Bull Bragantino. Tiveram momentos positivos, como a briga pela liderança do Brasileirão no primeiro semestre, e fase negativa, como a sequência de jogos sem vitória que deixou o time ameaçado pelo rebaixamento.
Jogadores do Bragantino reunidos em partida contra o Fortaleza
Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Fora o desempenho do time profissional, houve também a mudança para o Cícero de Souza Marques, a demolição do Nabi Abi Chedid, a apresentação do projeto da arena e os bons resultados das categorias de base.
Diego Cerri faz balanço do ano e projeta 2026
Estatísticas: veja os principais jogadores do Bragantino no Brasileirão
Balanço da base: Bragantino tem atletas convocados para seleções e ganha três títulos em 2025
Bragantino é recordista na temporada em lesões de coxa, e voltam a aumentar os casos de joelho
O ge relembra abaixo como foi a temporada 2025 do Bragantino:
Paulistão e Copa do Brasil
O desempenho do Bragantino no Paulistão e na Copa do Brasil pode ser visto tanto pelo lado positivo quanto negativo. Por isso, dá para dizer que a participação da equipe nas duas competições foi regular.
No campeonato estadual, o Massa Bruta novamente alcançou a fase de mata-mata. Por um lado, isso pode ser um ponto positivo. Porém, por outro, o time foi eliminado pelo Santos nas quartas de final e, mais uma vez, não conseguiu alcançar a desejada final e o título do Paulistão.
Bragantino foi eliminado pelo Santos nas quartas do Paulistão
Na Copa do Brasil, os dois lados da moeda. Por um lado, o Bragantino chegou às oitavas de final, igualando as melhores campanhas do clube na competição. Por outro, mais uma vez o time não alcançou a inédita vaga nas quartas de final. Além disso, as classificações na primeira e segunda fase vieram no sufoco, em disputa por pênaltis contra o Sousa-PB e São José-RS.
Brasileirão
O Brasileirão ilustra bem os altos e baixos do Bragantino na temporada. O Massa Bruta começou bem o campeonato. Emplacou uma sequência de vitórias e chegou a brigar pela liderança. A boa fase durou até a pausa para a Copa do Mundo de Clubes.
Na retomada da competição, o Braga até venceu o Corinthians por 2 a 1, fora de casa, no primeiro jogo após a pausa. Mas, depois dessa partida, o time viveu uma sequência de jogos sem vitória. Com isso, foi despencando na tabela. As lesões de atletas e a perda de confiança foram motivos apontados pelo time para justificar a má fase.
Seabra foi demitido após derrota do Bragantino para o Vasco
Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Da briga pela liderança, o Bragantino passou a ser ameaçado pelo rebaixamento. A má fase culminou com a saída do técnico Fernando Seabra. Vagner Mancini foi contratado para o lugar e, em oito jogos, teve quatro vitórias e quatro derrotas. Com isso, o Bragantino terminou o Brasileirão em décimo lugar, com 48 pontos, e uma vaga na Sul-Americana. Nas últimas partidas, existiu até a chance de alcançar uma vaga na pré-Libertadores.
Troca de comando
Fernando Seabra dirigiu o Bragantino por um ano. Chegou ao Massa Bruta no início de novembro de 2024 e foi demitido no fim de outubro de 2025. Junto com o treinador, deixaram o clube os auxiliares Vinícius Rovaris e Álvaro Martins.
Seabra esteve à frente do Bragantino em 56 jogos. Foram 18 vitórias, 14 empates e 24 derrotas. O aproveitamento foi de 40,4%.
Depois de mais uma derrota, Fernando Seabra é demitido do Bragantino
O Massa Bruta contratou Vagner Mancini para o lugar. O treinador chegou com um contrato curto, de apenas oito jogos, válido até o fim de 2025. Segundo o Braga, a intenção inicialmente foi agir rápido para recuperar o time no Brasileirão e, depois, avaliariam com calma quem iria dirigir a equipe em 2026.
Mancini teve 50% de aproveitamento nos oito jogos. Ajudou a tirar o Bragantino do risco de rebaixamento e a conseguir a vaga na Sul-Americana. Após o Brasileirão, o clube anunciou a renovação de contrato por mais um ano.
Mancini renova contrato e fica no Braga até o fim de 2026
Mudança de estádio
No primeiro semestre de 2025, o Bragantino se despediu do estádio Nabi Abi Chedid e se mudou para o estádio municipal Cícero de Souza Marques. O Massa Bruta investiu cerca de R$ 30 milhões na reforma do estádio e o apresentou em abril. A primeira partida na nova casa ocorreu no início de maio, com uma vitória por 1 a 0 sobre o Mirassol.
Conheça o estádio municipal Cícero de Souza Marques, nova casa do Bragantino
No meio do ano, o clube organizou um jogo de despedida do estádio Nabi Abi Chedid, com ídolos e ex-jogadores do Bragantino.
Demolição do Nabi e nova arena
Em setembro, o Bragantino deu início à demolição do estádio Nabi Abi Chedid. Em novembro, todas as estruturas já estavam no chão. No fim do ano, os trabalhos no local estão concentrados nas fundações para início das obras de terraplanagem.
Gerente de infraestrutura do Bragantino explica demolição do Nabi Abi Chedid
Em dezembro, o clube apresentou o projeto da arena. O local terá capacidade para 20 mil torcedores, arquibancadas e cadeiras todas cobertas, gramado natural, estacionamento subterrâneo, camarotes, área VIP, lojas e espaço para eventos.
Nova arena do Bragantino deve custar mais de R$ 400 milhões
Categorias de base
O Bragantino ampliou os investimentos nas categorias de base e colheu bons frutos em 2025. Na Copinha, chegou às oitavas de final e foi eliminado com cinco vitórias e um empate (a eliminação foi derrota nos pênaltis).
No Brasileirão sub-20, o time foi vice-campeão. A categoria sub-15 chegou à final do Paulistão da categoria e ficou com o vice. Foram três títulos conquistados na base e atletas convocados para seleções de base.
Bragantino x Palmeiras na final do Brasileirão Sub-20
Fernando Roberto/Red Bull Bragantino
Um episódio triste ocorreu em 4 de março, quando os jogadores da base Pedro Castro e Pedro Severino sofreram um acidente de carro quando estavam indo ao CT do Bragantino. O primeiro sofreu algumas fraturas e, após um período afastado, voltou a atuar pela base do clube.
O caso mais grave foi de Pedro Severino. Os médicos chegaram a iniciar um protocolo de morte encefálica, após uma cirurgia de emergência, ainda em Americana. O procedimento, que teria duração de 24 horas, foi interrompido após uma tosse involuntária de Pedro Severino, gesto que representou um sinal de vida e levou os profissionais a cancelarem o protocolo.
Jogadores da base do Bragantino são vítimas de acidente de trânsito
No dia seguinte, ele foi transferido para um hospital particular de Ribeirão Preto. Foram quase 100 dias internado, com apoio integral da família e da equipe médica. O jogador precisou reaprender funções básicas como andar, falar e comer.
Clique aqui e veja um balanço da base do Bragantino.
Equipe feminina
Para o Bragantino Feminino, a temporada 2025 teve feitos importantes. O time saltou sete posições no ranking de clubes da CBF e atingiu a sexta colocação.
No Campeonato Brasileiro, as Bragantinas terminaram a primeira fase na oitava posição e avançaram às quartas de final, quando foram eliminadas pelo Cruzeiro.
Bragantino é campeão da Copa Paulista Feminina
Fernando Roberto/Red Bull Bragantino
Na Copa do Brasil Feminina, também chegou às quartas de final. No Paulistão, terminou em quinto lugar e foi para a disputa da Copa Paulista. Nessa competição, o Bragantino venceu o Santos na decisão e ficou com o título.
As Bragantinas disputaram 37 partidas em 2025, sendo16 vitórias, dez empates e 11 derrotas (52% de aproveitamento). Foram 53 gols marcados e 43 sofridos. A artilheira da temporada foi a atacante argentina Paulina Gramaglia, com 12 gols. Carol Tavares e Dos Santos, com 36 jogos cada, foram as atletas que mais entraram em campo no ano.
+ Clique aqui e saiba tudo sobre o Bragantino geRead More


