RÁDIO BPA

TV BPA

Joia 2026: torcedor e “treinador” em campo, Nicolas será promovido a profissional no São Paulo

Joia 2026: torcedor e “treinador” em campo, Nicolas será promovido a profissional no São Paulo

Nicolas, do São Paulo, concede entrevista ao ge
Com a experiência de ter feito um jogo no time profissional do São Paulo, o lateral-esquerdo Nicolas Bosshardt, de apenas 18 anos, se firmou como uma das grandes promessas da base tricolor para o futuro.
Polivalente, estudioso e com planos no futebol até para quando se aposentar, o são-paulino, que participou de um intercâmbio na Europa neste ano, tem algumas marcas na carreira: foi eleito, por um jornal espanhol, o melhor jogador sub-17 da posição em 2024 e chamou a atenção de clubes como Barcelona, da Espanha, e Stuttgart, da Alemanha.
+ Siga o canal ge São Paulo no WhatsApp
Desde os 10 anos no Tricolor, com uma pequena passagem pelo futsal do clube, Nicolas também carrega a responsabilidade de ser um torcedor dentro de campo. O lateral nunca escondeu ser são-paulino e já até publicou fotos de quando era criança e frequentava as arquibancadas do Morumbis.
Em alta e visto como talento promissor, Nicolas assinou um novo vínculo com o São Paulo, em junho deste ano, com validade até dezembro de 2029.
– É um sonho mais que realizado. Às vezes a ficha não cai muito bem, porque as coisas aconteceram muito rápido. Parece que ontem eu estava indo ao estádio como torcedor, meu pai sempre me levou desde pequeno ao Morumbis para ver os jogos. É um carinho muito especial que tenho pelo clube que eu passo para dentro de campo – revelou o jogador, em entrevista ao ge.
Nicolas, lateral-esquerdo, do São Paulo em sessão de treinamento
Miguel Schincariol / São Paulo FC
Mais do São Paulo:
+ São Paulo mira jogadores com perfil de Danielzinho e não prevê grandes investimentos
+ Novo goleiro do São Paulo, Carlos Coronel foi dispensado de Cotia na adolescência
Nicolas começou 2025 sem fazer parte do time que foi campeão da Copinha. Ele ficou, em maio, cerca de um mês na Alemanha, onde participou de um intercâmbio e treinou com a equipe sub-21 do Stuttgart. No retorno ao Morumbis, assumiu um papel de protagonismo no time sub-20.
Durante a temporada, o jogador atuou prioritariamente como lateral-esquerdo, mas também jogou como volante, meio-campista e até como um ponta aberto pela esquerda. Não foi incomum vê-lo fazer mais de uma função durante a mesma partida sob o comando do treinador Allan Barcellos.
Nicolas treinando com a equipe principal
Erico Leonan / São Paulo FC
+ Leia mais notícias do São Paulo
Nicolas é visto pela comissão e também pelos companheiros como um técnico dentro de campo. Alguém que tem uma leitura de jogo apurada e com capacidade de corrigir o comportamento tático dos demais atletas com a bola rolando.
O lateral revelou ao ge que dedica uma boa parte de seu tempo para o estudo do futebol, conta com uma equipe de scout individualizada e, mesmo com apenas 18 anos, demonstra vontade de ser treinador futuramente.
– Eu estudo bastante, é uma parte que eu gosto muito, analisar o jogo de fora. Eu gosto de entender as táticas, o Allan (Barcellos) me ajudou bastante nisso. Faço scout fora do clube, é uma parte que eu gosto muito.
– Se Deus quiser, e eu virar um jogador consolidado, depois eu quero virar técnico também. É uma vontade minha, gosto muito e acho que isso ajuda no meu jogo também, facilita em algumas coisas porque o futebol, hoje, não é só entrar lá nas quatro linhas e jogar, tem muita coisa por fora. O que tiver de bom para agregar é positivo – completou o jovem.
Aos 48 min do 1º tempo – Gol do São Paulo! Nicolas, domina na área e bate para abrir o placar
🎧 Ouça o podcast ge São Paulo🎧
Nicolas passou a ser figura frequente nos treinos da equipe profissional no segundo semestre deste ano. Ele foi relacionado para diversos jogos, inclusive de Conmebol Libertadores, e fez sua estreia no time principal na partida contra o Fluminense, em 27 de novembro.
Para o garoto de Cotia, a convivência com os profissionais tem um nome de destaque: Lucas Moura.
– O Lucas Moura é um cara sem palavras, o Ferreirinha também, além do Enzo e do Wendell, mas eu acredito que o Lucas Moura é um cara especial, ele fala muito com a gente que é da base, da muitos conselhos. É um cara que ajuda muito a gente. Os dois laterais também conversam bastante comigo, dão muitas dicas.
Nicolas Bosshardt tem contrato renovado com o São Paulo
Foto: Divulgação
Como um estudioso do futebol, Nicolas minimizou a diferença entre atuar como lateral em uma linha de quatro defensores e como um ala, junto de três zagueiros de ofício. Sua polivalência na base também o auxilia a ter facilidade na transição entre base e profissional.
Inscrito para a disputa da Copinha em 2026, o jogador será integrado definitivamente ao elenco profissional após a disputa do torneio. Mesmo com apenas 18 anos, ou seja, com a possibilidade de atuar mais dois anos no time sub-20, o São Paulo entende que a joia está pronta para o desafio.
– Acho que a Copinha é o campeonato mais importante da base, o que mais esperamos no ano por conta da visibilidade. É algo mais próximo do profissional, a torcida lota o estádio, conseguimos sentir como um jogador profissional e por isso é o campeonato que a gente mais espera no ano.
– É muito importante descer para a base, tanto para ganhar minutagem, quanto protagonismo. Como no profissional a gente não tem tantos momentos, que estamos conquistando os espaços, treinando. é importante descer para ter minutos e rodagem de jogo, porque muitas vezes se ficarmos só treinando, quando vamos jogar estamos sem ritmo, só treinar não é a mesma coisa, então acho isso muito importante para a gente – acrescentou o lateral.
Com o empréstimo de Patryck para o Juventude, Nicolas será alçado imediatamente ao posto de terceiro reserva da posição na equipe principal. Diante do alto volume de jogos do São Paulo no ano, o atleta pode ser utilizado ao longo da temporada.
+ Assista: tudo sobre o São Paulo no ge, na Globo e no sportv geRead More