Copa do Mundo de Clubes, Seleção e artilharia no exterior: confira feitos dos piauienses no futebol
Dos gramados brasileiros até os palcos esportivos internacionais, os piauienses brilharam ao redor do mundo durante o ano de 2025. Desde as convocações para a Seleção Brasileira até atuações em ligas europeias, asiáticas e árabes, os jogadores e jogadoras do Piauí estiveram em evidência. O ge listou os feitos dos atletas que estiveram em campo em 2025; confira abaixo.
Adriana Silva marca hat-trick na goleada do Al-Qadisiyah em cima do Eastern Flames
Divulgação | Al-Qadisiyah S.C.
Luís Eduardo estreia na equipe profissional do Grêmio e participa do Mundial Sub-17 com a Seleção
Zagueiro piauiense Luís Eduardo sonha com título no Mundial Sub-17
Em 2025, o zagueiro piauiense Luís Eduardo viveu uma temporada dos sonhos ao fazer a sua primeira partida como atleta profissional pelo Grêmio em fevereiro, na vitória do Imortal diante do Ypiranga-RS, pela oitava rodada do Campeonato Gaúcho. Na ocasião, o defensor recebeu cartão amarelo no fim da primeira etapa por falta em Lucas Ramos.
+ No Grêmio, Luís Eduardo fecha 2025 com estreia no profissional e com Mundial sub-17 na bagagem
Luís Eduardo celebrando o título do Campeonato Sul-Americano sub-17 com a seleção brasileira
Divulgação | Instagram
Ainda em 2025, Luís Eduardo foi convocado para integrar a seleção brasileira sub-17 no Campeonato Sul-Americano Sub-17 2025, realizado entre março e abril, na Colômbia. Além disso, o zagueiro foi convocado para disputar a Copa do Mundo Sub-17 2025, no Qatar. Ele foi titular em cinco dos sete jogos, nos quais marcou um gol na goleada por 4 a 0 sobre a Indonésia, na segunda rodada da fase de grupos.
Pelo Internacional, Yngrid Piauí conquista dois títulos estaduais e oportunidade na Seleção
Yngrid Piauí fala da emoção de jogar o sul-americano pela seleção sub-17
Aos 16 anos, a atacante piauiense Yngrid Piauí teve oportunidades nas categorias sub-17 e sub-20 do Internacional. Durante as disputas do Brasileirão Sub-17 e Sub-20 em 2025, a jogadora terminou as duas competições como semifinalista e marcou nove gols em oito partidas disputadas, estando entre as principais artilheiras no torneio do sub-17. No sub-20, balançou as redes uma vez em seis jogos, na goleada por 9 a 0 contra o Paysandu.
+ Pelo Internacional, Yngrid atinge melhor marca de gols na carreira e fatura dois títulos estaduais
Yngrid, atacante do Internacional, com a seleção brasileira no Sul-Americano Feminino Sub-17 2025
Divulgação | CBF
Após ser destaque no Brasileirão Sub-17 da temporada passada, Yngrid foi convocada para vestir as cores da seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano Feminino Sub-17 2025, realizado na Colômbia. Na competição, a piauiense disputou sete partidas, sendo titular em três delas.
Valéria tem temporada com mais jogos pelo Flamengo e deixa o clube carioca
Futebol Feminino: Valéria celebra temporada vitoriosa no Flamengo
Em 2025, a atacante Valéria Cantuário teve sua temporada com maior minutagem em sua passagem pelo Flamengo. A piauiense alcançou sua maior minutagem com o Rubro-Negro, somando 32 jogos, cinco gols marcados e o título do Campeonato Carioca Feminino.
+ De férias, Valéria anuncia saída do Flamengo, crava permanência no Brasil e projeta Seleção; veja
+ Após cirurgia no joelho, Valéria tem temporada com mais jogos pelo Flamengo; confira números
Valéria Cantuário, atacante do Flamengo
Reprodução/Instagram
Apesar da boa temporada, Valéria informou que não vai renovar seu contrato com o Flamengo para a próxima temporada, mas garantiu que permanecerá no futebol brasileiro.
Renê e Hércules fecham ano com vaga na Libertadores
Com gol de Renê, Fluminense vence o Ceará e sobe na tabela
Em 2025, o lateral-esquerdo Renê e o meia Hércules realizaram suas estreias pelo Fluminense. Os jogadores tiveram a oportunidade de conquistar o seu primeiro título com o Tricolor das Laranjeiras, na Copa do Brasil, mas acabaram sendo eliminados nas semifinais.
+ Renê fecha 1º ano pelo Fluminense com vaga na Libertadores e quedas em semifinais
+ Pelo Fluminense, Renê e Hércules têm oportunidade de conquistar primeiro título com Copa do Brasil
Copa do Mundo de Clubes: piauiense de coração, Hércules vira destaque do Flu no Mundial
O ano ficou marcado para Renê por ter se firmado como titular sob o comando de Renato Gaúcho na disputa da Copa do Mundo de Clubes. Na competição, Renê foi titular em quatro partidas e atuou por 360 minutos. No torneio internacional, Hércules também se destacou ao marcar gols nas oitavas e semifinais. Apesar da eliminação, a dupla garantiu vaga na Libertadores ao terminar o Brasileirão em 5º lugar.
David Ricardo encerra 1ª temporada no Botafogo com sequência como titular
David Ricardo, zagueiro do Botafogo
Divulgação/Instagram
Em seu ano de estreia no Botafogo, o zagueiro piauiense David Ricardo, de 22 anos, colecionou momentos memoráveis, como a disputa da Copa do Mundo de Clubes nos Estados Unidos, a vitória sobre o PSG e o confronto contra Neymar, seu ídolo da infância.
+ No Botafogo, David Ricardo encerra sua 1ª temporada com Mundial no currículo e sequência como titular
“Jogo mais importante da história do Botafogo”, diz David Ricardo sobre Atlético de Madrid
Além disso, o jogador recebeu oportunidades como titular após as lesões de Bastos e Kaio Pantaleão. Com isso, o defensor ganhou a confiança do técnico italiano Davide Ancelotti e emplacou uma sequência de oito partidas como titular na reta final do Campeonato Brasileiro.
No Villarreal, Luiz Júnior se firma como titular na temporada
Luiz Júnior, goleiro do Villarreal na UEFA Champions League
Pablo Rodriguez/Quality Sport Images
Contratado pelo Villarreal, Luiz Júnior conquistou o posto de titular no gol do Submarino Amarelo. Pelo clube espanhol, o piauiense atingiu uma sequência de 18 jogos como titular e conseguiu ficar sete partidas sem sofrer gol. Além de atuar em La Liga, o goleiro também esteve presente nos jogos da Champions League.
+ Luiz Júnior fecha temporada 2025 como titular do Villarreal em derrota para Barcelona; veja números
Felipe Silva termina ano como artilheiro do Chengdu Rongcheng e entra na seleção da Superliga Chinesa
Veja últimos gols de Felipe Silva em 2025, contra Vissel Kobe na Liga dos Campeões da Ásia
Defendendo as cores do Chengdu Rongcheng, Felipe Silva atingiu a marca de 20 gols em 41 partidas disputadas no ano. Com isso, o piauiense terminou o ano no Top 5 da artilharia do Campeonato Chinês, com 15 gols, e foi eleito melhor jogador da liga local no mês de agosto. Por conta desses números, Felipe Silva entrou na seleção do campeonato da temporada 2025 da Superliga Chinesa.
+ Felipe Silva entra na seleção do ano na Superliga Chinesa; atacante avalia temporada e celebra feito
Crislan acerta com o Trat FC e vive briga contra o rebaixamento
ge revira arquivos em busca de golaços de Crislan
Em 2025, Crislan iniciou o ano com as cores do Nakhonsi United, clube da Segunda Divisão da Tailândia (Thai League 2). No entanto, o jogador ficou sem atuar entre janeiro e julho. Em agosto, o piauiense foi anunciado como novo reforço do Trat FC, integrante do mesmo campeonato.
+ Ex-Athletico-PR, Crislan descreve adaptação na Tailândia e estipula possível retorno ao Brasil
Atacante Crislan, ex-River-PI e Athletico-PR, atuando pelo Trat FC, da Tailândia
Divulgação | Trat F.C.
Pelo clube, o jogador piauiense registrou três gols e duas assistências em 15 jogos pela liga. Atualmente, o Trat FC ocupa a 18ª e última posição da tabela, somando 14 pontos e correndo sérios riscos de rebaixamento para a Terceira Divisão da Tailândia (Thai League 3), com quatro vitórias, dois empates e 11 derrotas até o momento.
Na Segunda Divisão da Arábia Saudita, Luvannor termina o ano entre os principais artilheiros
Luvannor fala do carinho de Ronaldo Fenômeno
Em agosto de 2025, Luvannor assinou com o Al-Faisaly, clube que disputa a Segunda Divisão da Arábia Saudita. No clube, o atacante balançou as redes seis vezes em 12 partidas e permanece invicto na temporada. Com esses números, Luvannor figura entre os dez principais goleadores do campeonato.
+ Ex-Cruzeiro, Luvannor fecha 2025 com invencibilidade e artilheiro em clube da Arábia Saudita
Adriana termina o ano como melhor jogadora do mês na Liga Árabe Feminina
Adriana Silva marca hat-trick na goleada do Al-Qadisiyah em cima do Eastern Flames
Divulgação | Al-Qadisiyah S.C.
Atuando com as cores do Al-Qadisyah, a atacante piauiense Adriana foi eleita a melhor jogadora de novembro do Campeonato Saudita Feminino 2025/2026 (Saudi Women’s Premier League). Além disso, a jogadora se tornou a vice-líder na artilharia, com sete gols em sete rodadas, atrás apenas da tanzaniana Clara Luvanga, do Al-Nassr, que balançou as redes 12 vezes. A atleta também marcou seu primeiro hat-trick na vitória por 8 a 1 sobre o Eastern Flames, na sexta rodada.
+ Ex-atacante do Corinthians, Adriana é eleita melhor jogadora do mês da Liga Árabe Feminina
+ Da Prata em Paris ao Oriente Médio: veja caminhada de Adriana Silva, atacante do Al-Qadisiyah geRead More


