Lembra disso? Há 20 anos, América-SP era campeão da Copinha
América-SP completa 20 anos do histórico título da Copinha
O ano de 2026 é simbólico para o América de Rio Preto. Além de celebrar 80 anos de história, o clube completa 20 anos da conquista de seu único título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a principal competição de base do país. A taça veio em 2006, após vitória nos pênaltis sobre o Comercial de Ribeirão Preto, na final disputada no Pacaembu.
Buscando escrever uma nova história, o Mecão estreia na Copinha 2026 neste sábado contra o CSA, de Alagoas, diante de sua torcida, no estádio Teixeirão.
Apesar de viver um momento delicado no futebol profissional, onde o clube ficou sem calendário em 2025, o time de São José do Rio Preto segue como um dos mais tradicionais do estado. O América carrega a marca de equipe do interior que mais participou de forma consecutiva da elite do futebol paulista.
Jogadores do América-SP celebram a conquista da copinha 2006
Reprodução
Veja também
+ Outras notícias do América-SP
Naquela edição, o América teve campanha invicta, com sete vitórias e um empate, justamente na final. O grande nome da conquista foi o goleiro André Zuba, que defendeu duas cobranças nas penalidades, converteu a sua e foi decisivo para o título.
Taça ainda é motivo de orgulho dentro do clube
Reprodução
A Copinha de 2006 reuniu 88 clubes, número inferior aos 128 participantes previstos para a edição de 2026. Sede e cabeça de chave do Grupo A, o América integrou uma fase de grupos considerada forte, ao lado de Cruzeiro, Cuiabá e Guarani. O time encerrou a primeira fase com três vitórias em três jogos, dez gols marcados e apenas dois sofridos.
Ao ge, o atacante Júlio César destacou a importância que o título teve em sua carreira.
– Foi um título inédito e muito marcante, porque até hoje, mais de 20 anos depois, a América segue como o único time da região campeão da Copinha, isso impactou diretamente a minha carreira e a minha vida, já que eu sou da cidade, ando pelos clubes, o pessoal reconhece, comenta, lembra do estádio cheio, e esse título ficou gravado para sempre na história do clube e da cidade.
Entre os jogos mais marcantes da fase de grupos, a goleada por 5 a 1 sobre o Cruzeiro, na última rodada, colocou o América como um dos destaques daquela edição.
Jogadores do América-SP celebram a conquista da copinha 2006
Reprodução
Na segunda fase, o Mecão venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 1, jogando em casa. Nas oitavas de final, a equipe manteve o bom desempenho e superou o Fortaleza-RN por 3 a 1, com gols de Jefferson, Cristiano e Júlio César.
As quartas de final reservaram um confronto equilibrado contra o Paulista de Jundiaí. O América saiu atrás no placar, buscou a reação e venceu por 3 a 2, garantindo vaga na semifinal em um jogo marcado por reviravoltas.
Na semifinal, o adversário foi o Grêmio Barueri. Cristiano abriu o placar ainda no primeiro tempo, o time sofreu o empate na etapa final, mas Júlio César marcou o gol da vitória e colocou o Mecão na decisão.
Jogadores do América-SP celebram a conquista da copinha 2006
Reprodução
A final contra o Comercial foi realizada no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, no estádio do Pacaembu. Após empate no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis. Neste momento André Zuba brilhou com duas defesas cruciais. O América venceu por 3 a 1 e conquistou o título mais importante de sua história na base.
Ao ge, o herói da conquista, André Zuba, enfatizou a grandiosidade da conquista ao América e relembrou um pouco de sua participação.
– Foi um feito histórico para um clube do interior como a América, porque mesmo enfrentando um grupo difícil, passando o Réveillon em concentração, superando imprevistos no caminho e jogos decisivos, a gente manteve o foco, formou um elenco muito forte e, na final, pude ajudar defendendo dois pênaltis e convertendo o meu, mas sempre com a certeza de que o título da Copa São Paulo foi conquistado pelo esforço e pela união de todo o grupo, marcando para sempre a história do clube e da minha carreira.
Elenco que entrou em campo na final pelo América: André Zuba, Régis, Wellington (Rafael) e Polly; Gilmar (Wesley), Jéferson, Leandro Rincon, Elias Negão e Nenê (Éder); Júlio César e Cristiano. Técnico: Candinho.
Jogadores do América-SP celebram a conquista da copinha 2006
Reprodução
E foi pensando na estreia do time na copinha, que o América recebeu nesta segunda-feira, dia 29, os atletas André Zuba, goleiro salvador, o volante e capitão Leandro Rincon e o atacante Júlio, para falar com os atletas do juniores que farão sua estreia na competição no próximo sábado.
Além da histórica campanha de 2006, os jogadores puderam contar um pouco de sua experiencia contando historias de confiança, superação e deixando uma mensagem de força para os desafios os meninos enfrentarão no próximo mês.
O volante e capitão daquele time, Leandro Rincon, destacou a importância de passar esta mensagem aos jovens do elenco de 2026.
– É muito importante vir conversar com os garotos que estão começando, porque em 2006 a gente também não tinha muita expectativa no início, mas depois da primeira partida o grupo se uniu, um buscou força no outro, acreditou, trabalhou junto e, graças a Deus, as coisas aconteceram, e essa mensagem pode ajudar muito quem está começando agora.
Além do bate-papo com os craques do passado, o clube preparou para o elenco uma dinâmica com psicólogo trazendo reflexões sobre comportamento, confiança e mentalidade esportiva.
Trio campeão em 2006, falou com elenco deste ano
Reprodução/ AméricaFC geRead More


