RÁDIO BPA

TV BPA

Paranaense 2026: saiba quem são os técnicos dos 12 times

Paranaense 2026: saiba quem são os técnicos dos 12 times

Ge explica mudanças no Campeonato Paranaense de 2026
O Campeonato Paranaense 2026 começa já na próxima semana e tem os treinadores dos 12 times participantes confirmados. O último a ser anunciado foi Alan Aal, que vai comandar o Londrina na temporada. O único remanescente dos que começaram o estadual do 2025 é Claudemir Sturion, que comanda o Andraus.
O jogo de abertura da competição será São Joseense x Galo Maringá, no dia 6 de janeiro, na Arena da Baixada. O São Joseense definiu o estádio do Athletico como casa na estreia por conta de reformas no estádio do Pinhão.
+ Veja aqui a tabela do Campeonato Paranaense
O Paranaense de 2026 terá nova fórmula e menos datas no calendário. A partir deste ano, os 12 times são divididos em dois grupos de seis. Os times de um grupo enfrentam os do outro em turno único na primeira fase e os quatro melhores avançam às quartas de final.
Os dois últimos de cada grupo se enfrentam em um quadrangular com jogos de ida e volta contra o rebaixamento. Os dois eliminados são rebaixados.
Seabra fala como novo técnico do Coritiba e Gilberto chega para reforçar o Athletico
Veja quem são os técnicos dos 12 times
Andraus – Claudemir Sturion
O treinador comandou o Andraus em parte do Paranaense 2024 e em todo o Estadual de 2025. Ele tem 61 anos e já trabalhou em vários times paranaenses, como Operário-PR, Maringá, Foz do Iguaçu e Cianorte. Foi vice-campeão em 2014 com o Maringá e campeão da Divisão de Acesso com o próprio Andraus, em 2023.
Claudemir Sturion, técnico do Andraus
Divulgação/Andraus
Athletico – Odair Hellmann
Maurício Barbieri tem 48 anos e está no Furacão desde maio de 2025. Ele foi responsável pela arrancada do Athletico na Série B e o acesso de volta à elite do futebol brasileiro.
No início do Paranaense 2026, porém, o Rubro-Negro vai a campo com uma equipe alternativa, com jogadores da base e outros menos utilizados no elenco principal. Este time será comandado pelo técnico João Correia.
Odair Hellmann em treino do Athletico
José Tramontin/athletico.com.br
Alejandro García desembarca em Curitiba e traça objetivos no Athletico-PR
Azuriz – Everson Cerisoli
Comandou o Azuriz em 2025 durante a Taça FPF e chegou à final, conquistando uma vaga na Copa do Brasil. Esta será a segunda participação do time de Pato Branco na competição nacional.
Pelo Azuriz durante a Taça FPF, Everson Cerisoli teve quatro vitórias, três empates e três derrotas nos 10 jogos disputados. O título acabou ficando com o Cianorte, que optou por ficar com a Copa Sul-Sudeste.
Técnico do Azuriz
Reprodução/TV Azuriz
Cascavel – César Bueno
Nascido em Cascavel, César Bueno tem 48 anos e começou como treinador no Trieste, em Curitiba. Depois, passou pelas categorias de base do Coritiba, com passagens entre 2010 e 2016, e depois entre 2019 e 2020.
Bueno também teve passagem pelo Grêmio, quando foi auxiliar técnico de Renato Gaúcho, e comandou as categorias de base do Cuiabá em 2022. Ele chegou ao Cascavel em 2023, como auxiliar e circulou entre a base e o profissional. Assumiu o principal em 2025 após a saída de Tcheco.
César Bueno assume comando interino do Cascavel
Divulgação/Cascavel
Cianorte – Rafael Ferro
Chegou ao Cianorte em 2025 para ter a primeira experiência como treinador efetivo. Com ele no comando, o Cianorte chegou à decisão pelo acesso na Série D, mas acabou perdendo para o Barra-SC, que subiu e foi campeão.
O Leão do Vale conquistou o título da Taça FPF e uma vaga na Copa Sul-Sudeste. Rafael Ferro tem passagens como auxiliar em equipes como Água Santa, Grêmio Prudente, São José-SP e Portuguesa Santista.
Cianorte anuncia Rafael Ferro como treinador
Divulgação/Cianorte
Coritiba – Fernando Seabra
Anunciado pelo Coritiba em dezembro, após a saída de Mozart, Fernando Seabra vai comandar o Coxa na temporada 2026. Ele está entre os nomes mais experientes do Estadual. Aos 48 anos, soma passagens por Cruzeiro e Bragantino como técnico efetivo.
Como auxiliar e técnico de base, teve passagens por Corinthians, Desportivo Brasil, Athletico, Cruzeiro, entre outros.
Nas primeiras rodadas do Paranaense, porém, o Coritiba vai a campo com uma equipe alternativa, formada por atletas da base. O time será comandado pelo técnico PC de Oliveira.
Fernando Seabra desembarca como novo técnico do Coritiba
Karina Quadros/GE
Londrina – Alan Aal
Anunciado na última semana de 2025, Alan Aal tem 46 anos e estava no Botafogo-SP na última temporada. Ele comandou a equipe durante 22 jogos na Série B, mas acabou demitido após uma sequência de seis derrotas.
Antes, ele treinou o Guarani, pela Série B 2024, e o Náutico, na Copa do Nordeste e Pernambucano daquele ano. Com experiência no futebol paranaense, Aan Aal começou como treinador das categorias de base do Coritiba, e também passou pelo Paraná Clube, onde disputou a primeira Série B, em 2020. No mesmo ano, conquistou o acesso à Série A com o Cuiabá.
Alan Aal é o novo técnico do Londrina
Divulgação/LEC
Maringá – Rodrigo Chipp
Assumiu o Maringá após a saída de Jorge Castiho. Aos 39 anos, vive o primeiro trabalho como técnico no profissional. Antes, ele atuou como coordenador das categorias de base de Athletico e Botafogo.
Ele foi técnico da base do Santos, Figueirense, Chapecoense e Desportivo Brasil. No Dogão, conseguiu a permanência na Série C.
Rodrigo Chipp comandando treino do Maringá
Wendel Gomes/Maringá FC
Operário-PR- Alex
Um dos mais novos entre as equipes do Paranaense, Alex tem 48 anos e vive o segundo trabalho como técnico na categoria profissional no futebol brasileiro.
Antes de chegar ao Fantasma, na metade de 2025, para garantir a permanência na Série B, Alex estava no Antalyaspor, da Turquia. No Brasil, ele comandou também o Avaí, durante 18 jogos. O ex-meia começou a carreira nas categorias de base do São Paulo.
Alex, técnico do Operário-PR
André Jonsson/OFEC
Foz do Iguaçu – Adriano Souza
Voltou ao Foz do Iguaçu em novembro de 2025 para ser o técnico da equipe no retorno à elite do Paranaense. Ele comandou o Azulão da Fronteira na reta final da Divisão de Acesso e conquistou a vaga na Primeira Divisão.
Adriano Souza, o primeiro à direita, no comando do Foz
Franz Fleischfresser/Foz do Iguaçu
Galo Maringá – Emerson Cris
O treinador de 47 anos chegou ao Galo Maringá para comandar a equipe na elite do Paranaense. O time conquistou o acesso em 2025 e retorna à Primeira Divisão neste ano.
O técnico iniciou na Chapecoense, primeiro na base, depois como auxiliar permanente e técnico interino. Entre 2020 e 2022 passou por Concórdia e Próspera, ambos de Santa Catarina, e em seguida voltou à Chape. Neste ano, o treinador comandou o Galo Maringá e depois o Concórdia.
Emerson Cris, treinador do Galo Maringá
Divulgação/Galo Maringá
São Joseense – Ageu Gonçalves
Ageu tem 52 anos e volta a comandar o Tricolor do Pinhão. No ano passado, ele assumiu o São Joseense após a dispensa de Luciano Gusso e ajudou a salva o time do rebaixamento no estadual.
O treinador ainda trabalhou no clube nos anos de 2017, 2018 e 2020, levando o São Joseense ao título invicto da Série C do Estadual (2017). Ageu estava no comando técnico do time sub-20 do Patriotas.
Ageu Gonçalves, treinador do São Joseense
Junior Vilarinho/São Joseense
Taça/troféu do Paranaense 2025
FPF/Edu Somer
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr geRead More