Santos aposta em Gabigol para encerrar longa busca por camisa 9
Gabigol assina com Santos e participa de primeiro treino com o elenco
O atacante Gabigol é a aposta do Santos nesta temporada para solucionar um antigo problema da equipe. Desde a saída de Marcos Leonardo, o Peixe não tem um jogador que conseguiu se consolidar na função de camisa 9.
+ Siga o canal ge Santos no WhatsApp!
Formado nas categorias de base do Peixe, Gabigol é o quinto maior artilheiro do clube no século XXI. Ele disputou 210 jogos pelo Santos, com 84 gols marcados. O atacante fica atrás apenas de Neymar (150 gols), Robinho (111 gols), Ricardo Oliveira (92 gols) e Kleber Pereira (86 gols).
Em 2018, Gabigol deixou o Peixe como o artilheiro entre todos os times da Série A, com 27 gols na ocasião. Foram sete temporadas longe do clube, seis delas com média de gols acima ou próxima de 0,5 gol por jogo. Ele somou 174 gols em 24,7 mil minutos, com média de um marcado a cada 174 minutos em campo, números que justificam a expectativa santista.
Mais sobre o Santos:
+ Gabigol posta vídeo e reage a acerto com Santos: “Não é só um clube, é uma causa”
+ Gabigol participa de primeiro treino na volta ao Santos; veja vídeo
Gabigol ao lado de Robinho Jr. durante treino do Santos
Raul Baretta/ Santos FC
Último jogador a se destacar como artilheiro no Santos, Marcos Leonardo deixou o clube em janeiro de 2024, rumo ao Benfica, de Portugal. Nos últimos dois anos, mais de dez jogadores foram testados na função, mas sem conseguir convencer.
Ainda em 2024, com o time na Série B do Campeonato Brasileiro, o Santos manteve os estrangeiros Julio Furch e Alfredo Morelos, além de trazer o veterano Willian Bigode. Entretanto, nenhum deles conseguiu se firmar como dono da posição.
+ Clique aqui e saiba tudo sobre o Santos
Morelos disputou 17 jogos e marcou apenas quatro gols. Sem espaço, ele foi emprestado ao Atletico Nacional, da Colômbia, em julho daquele ano. Atualmente, o jogador busca a rescisão contratual.
Furch disputou 41 jogos e fez seis gols pelo clube. O argentino, contudo, lidou durante toda a temporada com um problema na região do púbis que o impediu de conseguir uma sequência maior. Willian Bigode entrou em campo 39 vezes e marcou sete gols.
Willian durante treino do Santos
Raul Baretta/ Santos FC
No segundo semestre de 2024, o Peixe ainda tentou reforçar o setor com a chegada de Wendel Silva, vindo por empréstimo junto ao Porto, de Portugal. Foram 16 jogos com a camisa do Santos e quatro gols naquele ano.
Outros dois jovens formados pelo clube também tiveram poucas oportunidades. Artilheiro do time sub-20, Luca Meirelles disputou duas partidas na reta final da Série B e o boliviano Enzo Monteiro entrou em campo apenas na estreia da competição, contra o Paysandu. Ambos não marcaram gols.
O artilheiro do time na temporada acabou sendo Guilherme, atacante que atuava aberto pela esquerda, com 13 gols.
🎧 Ouça o podcast ge Santos🎧
Em 2025, o Peixe fez novas apostas para a função. Trouxe Tiquinho Soares, em uma negociação que envolveu a ida do zagueiro Jair Cunha para o Botafogo, e repatriou Deivid Washington, atacante formado pelo Santos e que havia sido vendido ao Chelsea, da Inglaterra, em 2023.
Ainda em fevereiro, o setor passou por mudanças. Wendel Silva foi devolvido ao Porto após três jogos na temporada e Furch passou a treinar separado do restante do elenco – o argentino rescindiu o contrato com o clube em julho.
Tiquinho Soares disputou 40 jogos e marcou sete gols, enfrentando um longo jejuns pelo Peixe. Depois do Campeonato Paulista, o atacante só conseguiu balançar as redes duas vezes, sempre em cobranças de pênalti.
Tiquinho Soares em treino do Santos
Raul Baretta/Santos FC
Deivid Washington também decepcionou. Foram 20 jogos e somente um gol. Em setembro, o Chelsea pediu o retorno do atacante. Luca Meirelles disputou 15 partidas e se despediu sem gols marcados – em agosto, o jovem foi negociado com o Shakthar Donetsk, da Ucrânia.
Após as saídas de Deivid Washington e Luca Meirelles, o Peixe reforçou o setor com Lautaro Díaz, por empréstimo, junto ao Cruzeiro. Foram 15 partidas e três gols marcados com a camisa do Santos.
Na busca por opções para a posição na reta final do Campeonato Brasileiro, o técnico Juan Pablo Vojvoda chegou a improvisar o meia-atacante Thaciano na função. O jogador marcou dois gols na vitória do Santos sobre o Cruzeiro por 3 a 0, na última rodada, que assegurou a permanência do Peixe no Brasileirão.
Durante a temporada, o meia-atacante Neymar também chegou a ser improvisado na posição, atuando como um falso 9. Entretanto, mais uma vez, o atacante Guilherme terminou como o artilheiro do time no ano, com 14 gols.
Santos 3 x 0 Cruzeiro | gols | 38ª rodada | Brasileirão 2025 geRead More


