Como Fabinho Soldado pretende superar questão financeira do Inter para reforçar o elenco
Veja as apresentações de Fabinho Soldado, no Inter e Caio Paulista no Grêmio
Fabinho Soldado está ciente do desafio que enfrentará no Beira-Rio. O novo executivo do Inter vasculha o mercado para encontrar peças que fortaleçam o grupo de Paulo Pezzolano por um 2026 de alegrias. Tem o relacionamento como trunfo, mas a utilização de ferramentas para apresentar nomes fora do radar também o auxilia.
+ O ge está no WhatsApp! Siga o canal ge Inter
O dirigente ganhou relevância na nova função ao integrar o departamento de scout do Flamengo em 2017. No ano seguinte, virou gerente do mesmo (ainda seria gerente de futebol). O trabalho que realizou no Ninho do Urubu o fez virar executivo do Corinthians em 2024.
Veja também:
+ Fabinho revela meta: “Voltar a acostumar com vitórias”
+ Thiago Maia desfalca o Colorado em treino
+ Ricardo Mathias entra no top 5 de vendas do Inter
Novo dirigente: campeão do mundo em 2006, Fabinho é apresentado
O Inter dá valor ao Centro de Análise e Prospecção de Atletas (CAPA), o núcleo de inteligência do clube. Sem o poderio financeiro de outros grandes clubes, uma das estratégias é vasculhar o que o mercado oferece para promover os movimentos que encorpem o vestiário.
Há nomes que, mesmo antes de voltar ao Beira-Rio, agora como executivo, já estavam no radar de Fabinho. O ex-volante sabe características, perfil e condições para sentar-se com Pezzolano, Abel Braga e o presidente Alessandro Barcellos para ver se fecham com o que o Inter precisa e consegue arcar.
— Nomes que estão fora do radar, rondaram o radar dos grandes clubes em determinado momento. Juntar aquilo que o clube já produz, com o centro de mercado. Aquilo que tenho de conhecimento, de hot list, juntar as áreas — disse Fabinho na coletiva de apresentação.
Aquilo que eu já tinha prospectado em outros momentos, junto com a necessidade, de carência que temos hoje para poder realmente entender quem é esse atleta, onde está e o poder de convencimento.
Trânsito nos bastidores
Fabinho tem o relacionamento com dirigentes e empresários como outro fator para reforçar o Inter. Ainda sem assumir, entrou em cena para destrinchar a venda de Vitão ao Flamengo. A negociação chegou a travar porque o negócio esteve próximo de ser finalizado com o Cruzeiro. O trânsito nos bastidores facilita para debater com outros clubes.
Fabinho Soldado é o novo executivo de futebol do Inter
Tomás Hammes
O dirigente valoriza também o debate com o jogador. Gosta de apresentar o que o Inter pode oferecer, seja como estrutura, como potencial de crescimento e como atrairá novos interessados. Além, claro, de ouvir o que o atleta pensa e espera para saber se encaixa.
— Temos bons argumentos para poder convencê-los a estar conosco. É um trabalho árduo, mas relembrar um pouquinho da nossa história, o Beira-Rio, a torcida e o time são capazes — avalia o executivo.
— Temos um centro de treinamento muito funcional. Melhorá-lo ainda mais esse poder de convencimento e formarmos um elenco competitivo. Com essa entrega de todos, conseguiremos os resultados que todos esperam — completa.
No Corinthians, mesmo com toda dificuldade financeira que atravessa o clube paulista, foi fundamental na contratação do holandês Memphis Depay, em meados de 2024. Ou seja, há como contratar jogadores imponentes mesmo sem a opulência do Flamengo.
Fabinho Soldado ao lado de Memphis Depay com a camisa do Corinthians
Divulgação
Sem restringir mercado
A ideia é observar o mercado brasileiro e internacional em busca de jogadores com ambição. Sejam eles jovens ou já veteranos. De preferência, quem esteja livre no mercado em razão da restrição financeira, embora evite colocar como um impeditivo.
— É o jogador que quer vencer, que já venceu e quer voltar a vencer. Buscar quem está comprometido com o projeto. E aí sim, jogador livre no mercado, a própria base ver o que tem de potencial. Jovens que despontaram no Brasileirão, fora. Não dá para fechar o leque para um país ou lugar.
A tarefa de Fabinho Soldado será desafiadora. O dirigente precisa encontrar as peças sem dinheiro da concorrência e logo. O grupo já realiza pré-temporada, ainda sem anúncio de novas contratações.
🎧 Ouça o podcast ge Inter 🎧
+ Assista: tudo sobre o Inter no ge e na TV geRead More


