Glicerão voltará a ter jogos noturnos após mais de 10 anos sem iluminação
Estádio Glicério de Souza Marques receberá iluminação após mais de 10 anos
Prefeitura de Macapá
O Estádio Glicério de Souza Marques, um dos palcos mais tradicionais do esporte amapaense, voltará a contar com iluminação e poderá novamente receber jogos no período noturno após mais de uma década. A confirmação foi feita pelo deputado federal Acácio Favacho (MDB), que anunciou o investimento voltado à modernização do espaço esportivo em Macapá.
Inaugurado em 15 de janeiro de 1950 e prestes a completar 76 anos, o Glicerão não recebe partidas noturnas desde 2014. A última realizada com iluminação artificial foi a final do Campeonato Amapaense daquele ano, entre Santos e São Paulo.
Santos campeão do Amapazão 2014
Arquivo/GE-AP
De acordo com as informações divulgadas, todo o Complexo Esportivo do Glicério Marques receberá a implantação de um sistema de iluminação moderna, alinhado ao conceito de cidades inteligentes. O investimento total será de R$ 5 milhões, com recursos do Ministério das Cidades.
Estádio Glicério Marques está liberado para o Amapazão 2026
Prefeitura de Macapá
O projeto deve entrar em fase de licitação no prazo de até 60 dias e, após a conclusão do processo, será assinada a ordem de serviço pela Prefeitura de Macapá, responsável pela administração do estádio.
Antes mesmo do anúncio do projeto de iluminação, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), já havia colocado o Estádio Glicério Marques à disposição da Federação Amapaense de Futebol para a realização de partidas do Amapazão 2026. A parceria garante a utilização do campo para jogos no período da tarde.
A história do Gigante da Favela
Um dos palcos mais emblemáticos do futebol amapaense, o tradicional “Gigante da Favela” é cerca de cinco meses mais velho que o Maracanã. O estádio recebeu o nome em homenagem a Glicério de Souza Marques, então presidente da Federação de Desportos do Amapá.
Estádio Glicério Marques, em Macapá, um dos palcos mais emblemáticos do futebol brasileiro
Arquivo/Gurany Clube/AP
Antes de sua construção, as partidas eram disputadas na antiga Praça da Matriz, onde hoje funciona o Teatro das Bacabeiras. A falta de um campo com medidas oficiais e de um estádio cercado dificultava a realização de amistosos com equipes de outros estados. Em 1950, foi inaugurado o estádio, inicialmente chamado de Estádio Municipal de Macapá.
Partida inaugural e usos históricos
A partida inaugural ocorreu em 15 de janeiro de 1950, entre as seleções do Amapá e do Pará. Os paraenses venceram o confronto com gol do atacante Normam. Na década de 1960, o estádio também foi utilizado para desfiles cívicos, Expofeira Agropecuária e como centro de treinamento militar.
Grandes jogos e craques
O Glicerão já recebeu grandes clubes nacionais e sediou competições como o Copão da Amazônia, Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro – Série D. Grandes craques passaram pelo Gigante da Favela, entre eles Garrincha, Romário, Roberto Dinamite, Bira, Aldo, além de outros nomes marcantes do futebol brasileiro e internacional.
Garrincha, com a camisa do Ypiranga, em jogo comemorativo no Glicério Marques
Humberto Moreira/Arquivo Pessoal
Para ler mais notícias do estado, acesse ge.globo/ap geRead More


