RÁDIO BPA

TV BPA

Enderson admite Novorizontino em construção e projeta início de ajustes no Paulista

Enderson admite Novorizontino em construção e projeta início de ajustes no Paulista

Novorizontino anuncia o volante Juninho para temporada de 2026
O técnico do Novorizontino, Enderson Moreira, explicou que, apesar de ter que lidar com mudanças no elenco a poucos dias do início do Campeonato Paulista, já sabia que esse cenário poderia acontecer.
O treinador destacou a importância de iniciar uma temporada desde o começo, algo que não foi possível em 2025, quando chegou ao clube durante a disputa da Série B.
Veja também
+ Ingressos para a partida estão esgotados
+ Outras notícias do Tigre
O Tigre do Vale estreia no Campeonato Paulista neste sábado, contra o Santos, na Vila Belmiro. Mesmo com pouco tempo até a partida, Enderson reconhece que as equipes tendem a iniciar a competição em estágios parecidos de preparação, mas sabe que terá um desafio elevado logo na primeira rodada.
— Apesar de termos tido um período razoável de preparação, o nosso problema foi não ter todos os atletas à disposição. Temos jogadores chegando agora, atletas que já estão fora pelo menos da primeira ou segunda rodada. Tivemos reapresentações em datas diferentes, dia dois, 23, dia 26. Isso era esperado, porque a temporada passada terminou em períodos diferentes na Série A, Série B, Série C e Copa do Brasil. A gente sabia que essas alternâncias iam acontecer.
Enderson fala em amadurecimento e alerta para estreia difícil
Gabriel Castro
Para o treinador, o início do estadual será marcado por ajustes e oscilações naturais, especialmente diante de um elenco reformulado e de um adversário qualificado logo na estreia.
— Eu acho que nenhuma equipe vai estar pronta no começo. É um processo natural de amadurecimento. Nós tivemos muitas saídas, muitas chegadas, é um grupo completamente diferente. Então a gente tem convicção de que não vai ser a nossa melhor versão no primeiro jogo, mas que a gente possa fazer uma boa estreia, num jogo dificílimo, contra um adversário muito qualificado. Quando a gente vê a provável equipe titular e o banco, você tem uma noção clara da qualidade do adversário.
Ativo no mercado, o Novorizontino segue anunciando reforços quase diariamente, e Enderson revelou que o elenco ainda não está fechado para o início da competição.
— A gente teve pouquíssimo tempo com todos os atletas. Pra falar a verdade, ainda tem atleta chegando. Então vai ser um jogo extremamente difícil, mas espero que a gente possa fazer um grande jogo.
Até o momento, o clube soma 11 reforços para 2026: o goleiro César, o lateral peruano Jhilmar Lora, os zagueiros Gabriel Bahia, Ivan Alvariño e Eduardo Brock, o volante Léo Naldi, o meia Matheus Bianqui e os atacantes Nicolas Careca, Hélio Borges e Vinícius Paiva. Além disso, o Novorizontino renovou o empréstimo do meia Rômulo junto ao Palmeiras.
Eduardo Brock se apresenta como reforço do Novorizontino
Juan Rodrigues/Novorizontino
Com um calendário cheio em 2026, que inclui Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Série B do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Sudeste, Enderson vê no novo elenco a possibilidade de variações dentro do modelo de jogo.
— Essa equipe não foi montada pra jogar de uma forma só. Ela vai poder ter outras formas de jogar durante a competição, porque tem atletas contratados justamente pra dar mais opções. Não só mudanças táticas, mas trocas que permitam, através da qualidade técnica e individual, modificar um pouco a maneira de jogar.
Novorizontino treina para enfrentar o Santos
Gabriel Castro
O treinador também comentou sobre o calendário do futebol brasileiro e reforçou a necessidade de ajustes para equilibrar melhor as competições ao longo do ano.
— A gente tem um problema de calendário e tenho certeza absoluta que as pessoas da CBF pensam constantemente sobre isso, tentando buscar alternativas. Às vezes surgem coisas positivas, às vezes nem tanto. A verdade é que a gente tem muito mais competições do que deveria, mas algumas são muito tradicionais e difíceis de serem quebradas. Em contrapartida, existem equipes que não têm calendário anual. Então é preciso pensar dos dois lados e buscar um meio-termo, um caminho que absorva os objetivos de cada equipe. Temos equipes que jogam demais, equipes que jogam de menos, equipes bem estruturadas e outras que carecem justamente de calendário — finalizou. geRead More