João Fonseca desiste de mais um ATP e não jogará em Adelaide; Bia Haddad enfrenta nº18 do mundo
João Fonseca sente lesão na lombar e está fora do ATP de Brisbane
Após desistir do ATP 250 de Brisbane e ficar de fora da convocação para a Copa Davis, João Fonseca também estará ausente do ATP 250 de Adelaide, com início na madrugada de domingo (11) para segunda-feira (12), no fuso brasileiro. O tenista alegou que seguirá focado “no tratamento e na recuperação da região lombar” . Após avaliar a condição junto a sua equipe, ele optou em direcionar os treinamentos para o Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada, que começa a partir do dia 18.
– Após treinar aqui em Adelaide, fiz uma avaliação com a minha equipe e decidimos concentrar os esforços no Australian Open. Vou continuar me preparando em Adelaide por mais alguns dias e espero voltar para jogar aqui no ano que vem – afirmou o tenista número 1 do Brasil.
No aberto australiano, que terá premiação recorde de mais de R$ 400 milhões, João será cabeça de chave de um Grand Slam pela primeira vez. Desta forma, ele fugirá de um confronto com um top-30 nas duas primeiras rodadas.
João Fonseca e Bia Haddad
Mike Stobe/Getty Images
Já Beatriz Haddad Maia descobriu no sorteio das chaves do torneio – que aconteceu na noite desta sexta-feira (9), tarde de sábado (10) no horário local – a sua primeira adversária após anunciar o retorno às quadras. Ela enfrentará a canadense Victoria Mboko – número 18 do mundo – no WTA 500 de Adelaide.
A brasileira de 29 anos, que atualmente ocupa a 58ª posição do ranking da WTA, terá uma adversária de 19 anos. Mboko soma dois títulos, sendo ambos conquistados em 2025. Em novembro, ela conquistou o WTA 250 de Hong Kong ao vencer a espanhola Cristina Bucsa, atual número 50. Já em agosto, ainda aos 18 anos, foi campeã do WTA 1000 de Montreal ao derrotar, de virada, a experiente japonesa Naomi Osaka, ex-número 1 do mundo, por 2 sets 1, em um jogo que durou mais de duas horas.
+ Alcaraz e Sinner avaliam jogar duplas juntos no circuito: “Talvez este ano. Como uma surpresa”
+ De olho na saúde, Sabalenka critica calendário e diz que vai jogar menos torneios em 2026
+ Alcaraz e Sinner jogam tênis de mesa antes de exibição na Coreia do Sul; veja vídeo
A volta às competições acontece após a paulistana de 29 anos ter antecipado o encerramento da temporada 2025 para “descansar o corpo e a mente”. Apoiada pelo programa da WTA de proteção do ranking para tenistas que sonhem em ser mães, a jogadora aproveitou a pausa para realizar o congelamento de óvulos.
Nesta sexta-feira, horas antes dos sorteios das chaves, João e Bia visitaram o mercado central da cidade do sul australiano. Eles aproveitaram a oportunidade para provar produtos locais.
Início de temporada de Fonseca
O brasileiro de 19 anos estrearia em 2026 no ATP de Brisbane contra o americano Reilly Opelka, até então o 52º melhor do mundo, mas uma lesão na lombar tirou Fonseca da competição. A desistência também provocou a perda de 125 pontos no ranking e a consequente queda de 24º para 29º na lista da ATP. Um dia depois, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) divulgou a lista de convocados para os qualifiers da Copa Davis – entre 6 e 7 de fevereiro, em Vancouver, no Canadá – sem a presença do número 1 do país.
+ Australian Open tem premiação recorde e vai distribuir mais de R$ 400 milhões
+ ATP anuncia redução no número de torneios obrigatórios para top 30: “bem-estar dos jogadores”
+ Em torneio profissional, egípcia erra lado dos saques, usa calça sem bolsos e faz só três pontos; veja
Após o Australian Open, o carioca já tem outros compromissos agendados, nesta ordem: ATP 250 de Buenos Aires (é o atual campeão), Rio Open, Masters 1000 de Indian Wells e Masters 1000 de Miami. geRead More


