Grêmio Prudente e Ituano duelam na abertura da Série A2 do Paulista
Grêmio Prudente termina preparações para estreia na Série A2 do Paulista de 2026
Grêmio Prudente e Ituano se enfrentam na partida de abertura da Série A2 do Paulista neste sábado, às 18h, no Prudentão.
As equipes começam a disputa da Série A2 mirando o acesso, que em 2025 ficou mais próximo do Galo de Itu do que do Carcará.
+ Veja a tabela do Paulista Série A2
Na última edição da competição, o Ituano terminou a primeira fase entre os três melhores colocados, com 25 pontos, apenas três a menos que o líder Primavera, que acabou promovido à elite. No mata-mata, o time de Itu eliminou a Ferroviária nas quartas de final, nos pênaltis, mas parou nas semifinais ao ser derrotado pelo Capivariano, outro clube que conquistou o acesso, por 4 a 1 no placar agregado.
Já o Grêmio Prudente não conseguiu avançar. O Carcará encerrou a primeira fase na nona colocação, com 20 pontos, apenas um a menos que o oitavo colocado, último que se classificou ao mata-mata, e permaneceu na Série A2 para a temporada de 2026.
Para tentar alcançar a tão sonhada elite estadual, o time do oeste paulista anunciou nove reforços para 2026: o goleiro Pegoraro, o lateral-direito Felipe Albuquerque, os zagueiros João Victor e Fredson, os meias Rafinha Massola e Kevy Moreira e os atacantes Amadou Bamba, Giovani Albuquerque e Anderson Ligeiro.
Grêmio Prudente estreia na A2 contra o Ituano buscando o acesso
João Paulo Tilio / Grêmio Prudente
Além das contratações, o clube também investiu na revitalização do Prudentão, que recebeu novo gramado e um novo sistema de iluminação em LED. Inaugurado em 12 de outubro de 1982, o estádio tem capacidade para cerca de 45 mil torcedores, sendo o maior do interior de São Paulo.
O Grêmio Prudente ainda vem de uma campanha frustrante na Copa Paulista. Depois de liderar o seu grupo de forma invicta, empolgando a torcida, o Carcará eliminou o São Caetano nas oitavas de final e o Paulista de Jundiaí nas quartas, mas acabou sendo eliminado pelo Primavera nos pênaltis na semifinal, ficando sem calendário nacional em 2026.
Do outro lado, o Ituano chega como um dos favoritos ao acesso. Apesar de estar em calendário desde agosto, o Rubro-Negro foi o principal time de 2025 que não garantiu o acesso. Para tentar voltar à elite, a reformulada SAF comandada por Juninho Paulista manteve Mazola no comando técnico e apostou em nomes experientes do futebol nacional.
Bruno Mezenga, atacante do Ituano
Flávio Torres/Ituano FC
Para 2026, chegaram o goleiro Lucas Wingert, os zagueiros Sergipe e Léo Coltro, os meias Marthã e Nelsinho, o volante Guilherme Xavier e os atacantes Bruno Mezenga, Alason Carioca e Luan Souza. Da base, o clube promoveu o lateral-direito João Pedro, de 19 anos.
Entre as baixas, destaque para o meia José Aldo, que acertou com o Mirassol após atuar pelo Ituano em 2025. Além disso, o clube garantiu renovações importantes, como Fernando Canesin, Thássio, Tiaguinho, Dal Pian e Matheus Mancini.
No Campeonato Brasileiro de 2025, o Galo de Itu disputou a Série C, mas uma campanha irregular fez o time terminar apenas na 12ª colocação, com 24 pontos, somando seis vitórias, seis empates e sete derrotas, com 19 gols marcados e 24 sofridos, mais próximo da zona de rebaixamento do que do G-8.
Regulamento
Na primeira fase, os 16 times se enfrentam em turno único, com os dois últimos sendo rebaixados para a Série A3. Os oito melhores avançam para a fase quadrangular, com dois grupos com quatro times e jogos de ida e volta. As chaves terão as seguintes formações: 1º, 3º, 6º e 8º / 2º, 4º, 5º e 7º.
Os dois primeiros de cada grupo vão para as semifinais (1º x 4º e 2º x 3º) e apenas os finalistas sobem para o Paulistão de 2027. O critério de desempate será a melhor campanha geral.
Arbitragem
Árbitro: Guilherme Francisco Maciel da Silva E Rosário
Assistentes: Giovanni Crescêncio e Anna Beatriz Scagnolato
Quarto árbitro: Herminio Henrique Kuhn Daldem
VAR: Eduardo César Coronado Coelho
Transmissão: Canal do Metróploes Esportes (clique aqui). geRead More


