RÁDIO BPA

TV BPA

Ucrânia afirma ter conseguido ‘estabilizar’ a situação perto da cidade de Bakhmut

Com valor simbólico e político, cidade epicentro dos confrontos com as forças russa nas últimas semanas tinha cerca de 70.000 habitantes antes dos ataques. Morador local caminha em uma rua vazia em Bakhmut, Ucrânia, em 3 de março de 2023
REUTERS/Oleksandr Ratushniak
A Ucrânia afirmou que suas tropas estão “conseguindo estabilizar” a situação em torno de Bakhmut, no leste do país e epicentro dos confrontos com as forças russas.
Em Bakhmut – que antes da guerra tinha cerca de 70.000 habitantes – acontece a batalha mais longa desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022.
A situação no front é “muito difícil na direção de Bakhmut”, disse o chefe das forças armadas ucranianas Valery Zaluzhny na sexta-feira em uma conversa por telefone com o chefe do Estado-Maior da Defesa do Reino Unido, almirante Tony Radakin.
“Graças aos enormes esforços das forças de defesa, estamos conseguindo estabilizar a situação”, disse Zaluzhny no Facebook.
Mais de 1.100 russos foram mortos em uma semana em Bakhmut, diz Zelensky
Nos últimos meses, as forças russas proclamaram avanços e conquistas na cidade, que se tornou um símbolo devido aos combates persistentes.
De acordo com o último relatório do Ministério da Defesa britânico neste sábado, o ataque da Rússia a Bakhmut “está muito paralisado”.
“Isso se deve principalmente ao desgaste extremo das forças russas”, segundo o comunicado do ministério, acrescentando que a Ucrânia também registrou “inúmeras vítimas”.
O comandante ucraniano Oleksandr Syrsky disse na quinta-feira que em breve lançaria uma contraofensiva contra as forças russas “exaustas” perto de Bakhmut.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, visitou a linha de frente perto da cidade devastada no meio da semana.
O chefe do grupo paramilitar russo Wagner, Yevgeny Prigozhin, garantiu na segunda-feira que as suas forças controlam cerca de 70% da cidade.g1 > MundoRead More

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *