RÁDIO BPA

TV BPA

Análise: Grêmio de Luís Castro deixa melhores primeiras impressões possíveis

Análise: Grêmio de Luís Castro deixa melhores primeiras impressões possíveis

Avenida 0 x 4 Grêmio | Melhores Momentos | Campeonato Gaúcho
A primeira amostragem do Grêmio do técnico Luís Castro deixou as melhores impressões possíveis para o momento. A goleada por 4 a 0 sobre o Avenida no estádio dos Eucaliptos teve dois jovens de 17 anos como titulares, gols marcados de jogadas trabalhadas e oito minutos avassaladores no início do segundo tempo, com três gols marcados.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
O contexto, como citou Castro após o jogo, é relevante. Foram apenas oito dias entre a apresentação do elenco, dia 2, e a vitória sobre o Avenida neste sábado. O nível inferior dos rivais do estadual permite encarar a competição ainda como preparação.
Leia também
+ Luís Castro explica apostas: “Qualidade não tem idade”
+ Dê suas notas para os jogadores do Grêmio na goleada
“Não podia ser melhor a estreia do Grêmio no Gauchão”, celebra Quetelin | A Voz da Torcida
Assim, é possível o volante Tiaguinho e o atacante Roger, ambos de 17 anos, estrearem juntos. Um grande acerto de Luís Castro. A presença de titulares do quilate de Arthur e Marcos Rocha dá essa tranquilidade. Os garotos foram determinantes para o placar, com destaque para participação do atacante em três gols. Motivos para animar os gremistas.
Quem carregava expectativa alta com a mudança na comissão técnica conseguiu ser contemplado, especialmente no segundo tempo, quando o domínio virou goleada. Antes do primeiro minuto, o time abriu o placar com troca de passes que teve participação de Marcos Rocha, Roger e Tiaguinho e terminou com gol de Amuzu.
O Grêmio martelou no primeiro tempo pelo lado esquerdo e não funcionou pela direita. Em 40 segundos após o intervalo, no entanto, mostrou que voltou ajustado do intervalo. Roger acionou Tiaguinho na ponta direita. Esse movimento do volante, à frente da linha da bola, foi constante, claramente uma característica da equipe. Arthur apresentou isso bastante pelo lado esquerdo na etapa inicial.
Tiaguinho e Luís Castro em vitória do Grêmio
Lucas Uebel/Grêmio
Roger, depois, daria assistência para Wagner Leonardo. E faria o terceiro. Os dois jovens foram as melhores notícias da primeira noite do Grêmio de futebol de 2026. O desempenho, ainda que com todas as ressalvas necessárias, foi bom.
Depois do terceiro gol, aos oito minutos do segundo tempo, o jogo acabou. Luís Castro, por exemplo, fez quatro trocas. Quem entrou, manteve o ritmo alto e o domínio gremista seguiu até Arthur fechar a conta.
O Grêmio quis (e conseguiu) valorizar a posse de bola, nos pés de Arthur e Tiaguinho, mesmo em um campo ruim. Marcou alto em algumas situações e se manteve sempre próximo, em bloco. Sinais de que as ideias passadas por Luís Castro estão ali, apesar de ainda ser muito cedo para estarem totalmente assimiladas.
Arthur valoriza goleada na estreia do Gauchão e elogia espírito coletivo do Grêmio
Primeiro tempo teve sofrimento
Como o Grêmio foi avassalador em determinado momento, também sofreu em um espaço curto de tempo a ponto de ver o jogo quase desandar.
O Tricolor manteve um volume no primeiro tempo, mas sem criar chances de finalização. E o Avenida chegou quatro vezes, três com Tucão, e não abriu o placar por causa de Gabriel Grando. Um dos lances em erro cometido por Tiaguinho, por exemplo.
Grando defende cabeceio de Tucão
Assim como é preciso se ressaltar a fragilidade do adversário, também é necessário dizer que os jogadores gremistas ainda buscam condicionamento físico e ritmo. Não é nem procurar a melhor forma. É alguma, mesmo, já que treinaram apenas oito dias para o jogo.
Ainda assim, as impressões do Grêmio de Luís Castro deixam um primeiro sorriso no rosto gremista. Uma pena que o primeiro encontro da torcida com o português precisará ser adiado, já que a partida com o São José, na quarta, será jogada com portões fechados em razão de uma punição ao Tricolor.
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV geRead More