Análise do Cruzeiro: derrota frustra estreia, mas Tite pode render bons frutos
Cruzeiro 1 x 2 Pouso Alegre | Melhores momentos | 1ª rodada | Campeonato Mineiro 2026
Tite está “realizado” de voltar ao futebol, como ele mesmo disse, após o jogo contra o Pouso Alegre. Nem a derrota por 2 a 1 foi capaz de apagar o brilho de quem viveu momentos instáveis nos últimos tempos e se afastou do que “mais ama” de fazer na vida que é ser treinador de futebol. O Cruzeiro pode ter esperança de um bom ano pela frente, mas não será fácil.
“Faltou confiança para arriscar mais finalizações”, lamenta Fernanda | A Voz da Torcida
+ ✅ Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!
Mais notícias do Cruzeiro
Em estreia no Cruzeiro, Tite comenta retorno ao futebol após superar crise de ansiedade: “Estou em paz”
Atuações do Cruzeiro: time alternativo tem dificuldades em derrota; dê sua nota
Confira todos os reforços contratados pelo Cruzeiro para 2025
O experiente treinador voltou a comandar um time um ano e quatro meses após a pausa na carreira para cuidar da saúde mental. Crises de ansiedade tiraram o Tite da beira do campo e o treinador pôde reavaliar sua carreira e sua vida pessoal, realinhar-se para voltar a este momento de treinar uma equipe.
Na sua estreia, um time bastante modificado, diferente do que o torcedor do Cruzeiro está acostumado a ver em campo. Tite teve à disposição 15 garotos da base. Meninos que estão em processo de se firmar como profissionais. No grupo dos experientes, João Marcelo, Jonathans Jesus, Matheus Henrique e Japa.
Tite Cruzeiro
Gilson Lobo/AGIF
A equipe demorou para mostrar um pouco de sintonia. No início da partida, sofreu pressão e viu o Pouso Alegre marcar aos cinco minutos do primeiro tempo. Ao longo da partida, alguns nomes mostraram que podem ser utilizados durante o ano. Rayan Lelis, Kauã Prates, Kauã Moraes, Kaiki Kenji e Japa foram os destaques positivos.
À beira do campo, Tite tentava entender como funciona cada atleta. Foram oito dias de treinos para conhecer os jogadores, mostrar o que esperava e passar confiança para uma jovem equipe – com média de idade de 21 anos.
No geral, não foi um jogo de grandes inspirações, mas foi importante para ter peças no elenco. Para Tite, esse jogo tem um lugar especial na sua carreira. O retorno ao futebol era o momento mais esperado.
– É vida. É aquilo que sei fazer, e a minha vida toda foi assim. Estou em paz nisso mesmo. De cabeça, estou bem. Sou realizado, mas ainda tenho uma etapa toda.
Nos bastidores, muito se fala em como o treinador parece até um jovem em sua primeira chance. Calma para explicar, intensidade para cobrar e paciência para analisar.
Tite entende estar no Cruzeiro como oportunidade para um recomeço mais leve do que a sua vida pós seleção brasileira. Com todo esse conjunto, ele teve a chance de ter o primeiro contato com a torcida e o time em campo.
A experiência e o peso de Tite podem ser fatores favoráveis ao Cruzeiro em uma temporada tão importante. Seja para administrar um elenco com muitas misturas – com jogadores jovens e outros mais experientes – ou para impor o respeito aos olhos de quem assiste e enfrenta a Raposa.
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no sportv
r
🎧 Ouça o podcast ge Cruzeiro 🎧 geRead More


