Análise do Juventude: sete reforços estreiam e um deles se escala como titular
Juventude 1 x 1 Ypiranga | Melhores momentos | 1ª rodada | Campeonato Gaúcho 2026
O Juventude iniciou oficialmente a temporada 2026 com o empate em 1 a 1 contra o Ypiranga, no jogo de abertura do Campeonato Gaúcho de 2026. Uma oportunidade para matar a saudade do futebol, mas também avaliar os jogadores recém-chegados. E há boas notícias!
+ Mais notícias sobre o Juventude
Em campo, o time mostrou que ainda falta preparo físico, entrosamento e outros pontos “a azeitar”, como pontuou o técnico Maurício Barbieri. Algo dentro do esperado para um time que treina há somente 15 dias e vai aperfeiçoar o modelo de jogo com o decorrer do estadual.
Contra o Ypiranga, o Juventude iniciou com cinco dos 12 reforços contratados até aqui, e no decorrer da partida, colocou outros dois. O grande destaque foi o lateral-esquerdo Patryck Lanza, que se escalou como titular.
Patryck Lanza foi destaque do Juventude
Fernando Alves/EC Juventude
Dono da bola parada, foi um dos mais acionados e o principal garçom da partida, mostrou boa movimentação e leitura de jogo. Defensivamente, perdeu algumas disputas e sofreu com bolas nas costas, mas nada que os treinamentos não possam ajustar.
Foi numa cobrança de lateral de Lanza que nasceu o gol de empate alviverde, marcado por Alisson Safira, outro estreante que fez boa partida. Lanza ainda deixou Emerson Galego na cara do gol, aos 25 minutos da segunda etapa, mas o centroavante desperdiçou o que seria a virada alviverde.
Leia também:
+ Amistoso de pré-temporada contra clube argentino é adiado
+ Bastidores: veja detalhes da proposta do Ju para renovar com Nenê
Iba ly contra o Ypiranga
Fernando Alves/E.C.Juventude
Quem também deixou boa impressão foi o volante senegalês Iba Ly, que fez um jogo de intensidade e mostrou qualidade no passe, arriscou chutes de fora da área e teve aproximação. A disciplina dentro de campo será um dos fatores a ser melhor observada, uma vez que cometeu faltas com entradas mais duras e foi um dos amarelados da equipe.
O zagueiro Messias mostrou solidez na defesa e deve ser o xerife da zaga, enquanto os outros reforços, casos dos volantes Léo Oliveira e Lucas Mineiro e do atacante Manuel Castro, tiveram performances de menor destaque e precisarão de mais minutos em campo para avaliação.
O duelo contra o Novo Hamburgo, na quarta-feira, no Estádio do Vale, pode ser essa oportunidade. Barbieri não descartou mudanças na escalação, inclusive no esquema tático, a depender do adversário e das condições dos atletas.
Jogadores do Juventude comemoram gol de empate com o Ypiranga
Fernando Alves/ EC Juventude geRead More


