RÁDIO BPA

TV BPA

Copinha 2026: primeira fase tem gol fantasma, amarelo por embaixadinha e mais

Copinha 2026: primeira fase tem gol fantasma, amarelo por embaixadinha e mais

Palmeiras goleia o Batalhão-TO e Ponte Preta vence o Real-RR na Copinha
Gol de filho de presente em jogo de estreia de clube, amarelo para jogador que fez embaixadinha, gol fantasma e muitos outros fatos inusitados marcaram a primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026. Desde aos nomes curiosos das equipes até ao feito da treinadora da Chapecoense, a Copinha trouxe diferentes histórias nesta primeira etapa. Por isso, o ge listou os fatos mais curiosos do torneio. Confira abaixo.
Veja os 32 jogos da segunda fase
Primeira fase da Copinha tem Palmeiras oando”, surpresas e 530 gols
Histórias inusitadas marcam primeira fase da Copinha
ge
Filho de presidente de clube marca em estreia da equipe na Copinha
Logo na primeira rodada, a Copinha reservou um roteiro de destaque para o jovem atacante piauiense Edson Filho, jogador do Atlético-PI. Além de integrar a equipe, o atleta também é filho do presidente do clube, Edson Sá, que realiza a sua primeira participação na história da competição.
Comercial-SP 1 x 2 Atlético-PI | Melhores Momentos | Copinha
Integrando a equipe do Atlético-PI, Edson Filho esteve entre os titulares no primeiro jogo do Cavernão na competição, diante do Comercial-SP, de Ribeirão Preto. Na ocasião, o atacante estava dentro da grande área e aproveitou o rebote do goleiro, marcando o primeiro gol do Auriverde na história da competição aos 21 minutos do primeiro tempo (assista acima).
Jogador recebe cartão amarelo por fazer embaixadinha
Coritiba 2 x 4 Ponte Preta | Melhores momentos | 1ª rodada | Copa São Paulo de Futebol Jr.
A vitória por 4 a 2 da Ponte Preta sobre o Coritiba, na estreia da Copinha 2026, foi marcada por um lance inusitado que gerou comentários dentro e fora de campo. Aos 47 minutos da segunda etapa, o atacante da Macaca, Kaio Ganga, foi advertido com cartão amarelo por fazer embaixadinhas ao receber a bola na lateral do gramado.
+ Atacante da Ponte rebate cartão por embaixadinhas na Copinha: “O futebol está se perdendo”
Kaio Ganga recebeu cartão amarelo por embaixadinhas na Copinha
Reprodução/XSports
A ação de Kaio Ganga fez com que o adversário Diego Alves, do Coritiba, desse uma entrada forte por entender as embaixadinhas como uma atitude de provocação. Com isso, o árbitro João César Ferreira da Silva advertiu os dois jogadores com cartão amarelo. Em súmula, o árbitro justificou a advertência ao atacante da Ponte Preta:
– Por atitude antidesportiva, ao dar embaixadinhas na frente do banco de reservas adversário, dando início a um conflito entre as equipes que foi rapidamente controlado.
“Gol fantasma” do Palmeiras em vitória sobre o Monte Roraima
Palmeiras faz “gol fantasma” na estreia da Copinha
A vitória do Palmeiras por 4 a 2 sobre o Monte Roraima, pela primeira rodada do Grupo 27 da Copinha, teve um lance controverso. Aos 30 minutos da segunda etapa, o lateral-esquerdo Artur arriscou uma finalização de longa distância em direção ao gol do Monte Roraima. O chute acertou o travessão, o que fez com que o jogador auriverde lamentasse.
Arbitragem dá gol para o Palmeiras em bola que não entrou
Reprodução Cazé TV
No entanto, a expressão de Artur mudou quando viu o árbitro Vinicius Pinto Tonollo apontar para o centro do gramado e validar o gol. A marcação surpreendeu, pois, em vídeos, é possível ver que a bola não cruzou a linha do gol, o que gerou reclamação por parte dos jogadores do Monte Roraima.
+ Arbitragem dá gol para o Palmeiras na Copinha em bola que passou longe de entrar; veja vídeo
Técnica da Chapecoense é a primeira a vencer na história da Copinha
Nívia de Lima, técnica da Chapecoense na Copinha
Naiana Marssona/ACF
Na primeira rodada do Grupo 1, Nívia de Lima comandou a Chapecoense em uma estreia com vitória, diante do Volta Redonda, por 3 a 2. O feito marcou a história da competição e colocou o nome da treinadora em evidência na Copinha. Na ocasião, Nívia se tornou a primeira mulher a vencer uma partida como treinadora de uma equipe masculina no torneio.
+ “Mensagem de liderança”, diz Nívia de Lima, primeira técnica a vencer na história da Copinha
Gol anulado por falta “fantasma”
Gol anulado em lance bizarro tira vitória do Santa Cruz na Copinha
Na partida entre Santa Cruz e Tuna Luso, válida pela primeira rodada do Grupo 11, um lance inusitado marcou os minutos finais do segundo tempo. Davi Wander, zagueiro da Águia Guerreira, tropeçou antes de tocar na bola e caiu sozinho no gramado, permitindo que Paulo Vitor, atacante do Tricolor, marcasse o que seria o gol da virada do clube pernambucano. No entanto, o árbitro Rafael Castelli Prini assinalou falta, mesmo sem contato entre os jogadores. O duelo terminou empatado em 1 a 1.
+ Copinha: Jogador da Tuna Luso cai sozinho, árbitro marca falta e anula gol do Santa Cruz
Jogo entre Santa Cruz e Tuna Luso na Copinha teve falta fantasma e gol anulado
Reprodução | YouTube
Nomes curiosos de clubes
A Copinha é conhecida por reunir clubes com nomes peculiares e fora do padrão tradicional do futebol. Entre os participantes da edição de 2026, destacam-se:
Lance de Velo Clube x I9 pela Copinha 2026
Ana Júlia/ Velo Clube
Canaã-DF: clube oriundo de um projeto social ligado à igreja;
QFC: leva o nome do pai do presidente do clube potiguar, Mayfran Ribeiro, conhecido como Quinho;
I9: equipe de base cujo nome “I9” faz referência à ideia de brincar com a palavra “inovar”: I + Nove;
Batalhão-TO: clube que mantém parceria com a Polícia Militar do Tocantins;
Meia Noite: fundado após um relógio da igreja matriz bater meia-noite, enquanto amigos discutiam a criação do clube em um bar local.
+ EC Meia-Noite: nova SAF no interior de SP tem nome exótico e estádio perto de cemitério
Ex-jogador Francis, agora técnico do Esporte Clube Meia-Noite
Divulgação/ECMN
Clube vive expedição de 2.000 km
O elenco do Quixadá, participante da Copinha, percorreu aproximadamente 2.746 km de ônibus até Araraquara, sede do Grupo 15 do torneio de base. Segundo o presidente do Canarinho do Sertão, Emerson Bruno, a viagem passou por 62 cidades brasileiras, distribuídas em seis estados. O investimento total foi de cerca de R$ 60 mil, dos quais R$ 42 mil foram destinados ao fretamento do ônibus.
+ Copinha: time do CE encara mais de 2 mil km de ônibus e virada do ano na estrada
Elenco do Quixadá-CE na Copinha 2026
Douglas Ribeiro geRead More