Repórter do ge vive experiência de natação em àguas abertas em treino para Copa Brasil; assista
Atletas fazem treino inédito para Copa Brasil em Águas Abertas
Stephanie Pacheco virou nadadora por um dia e se arriscou na natação em águas abertas. A repórter participou do treino aberto para a etapa piauiense da Copa Brasil da modalidade, que ocorreu na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, no Norte do Piauí. Na oportunidade, o treinamento reuniu mais de 100 nadadores. Assista acima na íntegra.
Piauí recebe etapa da Copa Brasil de Águas Aberta 2026 pela primeira vez; José de Freitas será sede
Mais de 100 atletas treinam em José de Freitas para etapa da Copa Brasil de Águas Abertas 2026
Repórter do ge vive experiência de natação em àguas abertas em treino para Copa Brasil
Rede Clube
Eu comecei a assistir muitas caimbras nas minhas pernas, elas doeram muito. Você não vê o fundo, é muita água, e eu fiquei apavorada, parecia que eu não sabia nem nadar. Eu dei cinco ou seis braçadas e me perdi. Eu fico imaginando no mar, com ondas, com muitas coisas. Mas foi uma experiência legal, estou cansada ainda, mas é treino para perder esse medo”
Gabriel Mendes, presidente da Federação Piauiense de Desportos Aquáticos
Rede Clube
Presidente da Federação Piauiense de Desportos Aquáticos, Gabriel Mendes destacou a importância do Piauí receber uma etapa da competição de âmbito nacional.
– É um passo muito importante. Desde quando começou a gestão tem interesse em começar, mas é uma modalidade nova. Até o acesso em Teresina, de um barragem, represa, não temos acesso. Então a gente recorre à Barragem do Bezerro – pontuou.
Childerico Robson, instrutor de natação
Rede Clube
Instrutor de natação, Childerico Robson explicou como funciona a natação em àguas abertas:
– Natação em águas abertas é qualquer modalidade em água, que seja em rio, lagoa, mar, açude, que não tenha aquela regra básica da marcação de você olhar o fundo da piscina. Aqui a gente trabalha a navegação, então o atleta além de ser rápido, tem que ser um bom navegador. Tem que ser alinhável, nadar com bastante simetria, para que ele possa cumprir o percurso – relatou.
Germana Chaves, triatleta piauiense
Rede Clube
Além disso, Germana Chaves falou da paixão pelos esportes. Triatleta desde 2014, ela também participou do treinamento que ocorreu em José de Freitas.
– Pra mim é uma alegria muito grande. Nós somos um grupo de amigos que nos reunimos para treinar. Eu prático o triathlon desde 2014, então esportes ao ar livre é minha grande paixão. Ano passado eu comecei a fazer etapas da Copa Brasil de Águas Abertas, eu percorri vários estados e me apaixonei. Nadar em águas abertas é uma terapia natural, pois tira o estresse, tira a ansiedade, é muito bom – afirmou.
Copa Brasil de Águas Abertas
Pela primeira vez, o Piauí vai sediar uma competição da modalidade, que contará com três categorias diferentes. De acordo com o presidente da Federação Piauiense de Desportos Aquáticos (FPDA), Luís Gabriel, a expectativa é de que a Copa Brasil de Águas Abertas receba mais de 300 atletas. Além disso, a competição contará com provas de 1,5km, 2,5km e 4km.
Treino aberto na Barragem do Bezerro para a Copa Brasil de águas abertas
Natação Piauí/Mateus Ximenes
A prova deve ocorrer entre os dias 11 e 12 de abril. Além da etapa da Copa Brasil, José de Freitas também vai receber o Troféu Marcelinha Cunha, uma competição de natação em águas abertas voltada para o desenvolvimento de jovens atletas, com foco em crianças e adolescentes de até 13 anos, com provas curtas de 250m e 500m. Ambas as competições são realizadas pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
As inscrições para as provas da Etapa de José de Freitas da 13ª Copa Brasil de Águas Abertas e do 5º Troféu Marcelinha Cunha de Águas Abertas foram abertas pela CBDA e seguem até o dia 30 de março. As associações e clubes interessados devem acessar o site Vida Atleta – Bigmidia para realizar as inscrições. Confira a programação abaixo.
Sábado – 11/04
Copa Brasil: 4km – largada masculino: 8h e feminino: 8h05;
Copa Brasil: 1km – largada masculino: 16h e feminino: 16h05;
Troféu Marcelinha Cunha: 500m – largada masculino: 15h30 e feminino: 15h35.
Domingo – 12/04
Troféu Marcelinha Cunha: 250m – largada única: 7h30;
Copa Brasil: 2,5km – largada masculina: 8h e feminina: 8h05. geRead More


