RÁDIO BPA

TV BPA

No aniversário de Belém, relembre as curiosidades do “Torneio Início Paraense”

No aniversário de Belém, relembre as curiosidades do “Torneio Início Paraense”

No aniversário de Belém, relembre as curiosidades do “Torneio Início Paraense”
No início de janeiro, o calendário do futebol paraense despertava para uma nova temporada, em uma tradição que reunia clubes, torcedores e curiosos em Belém: o Torneio Início. Disputado em apenas um dia, geralmente em um domingo ou no aniversário da capital paraense, celebrado em 12 de janeiro, o torneio virou símbolo de abertura do ano esportivo no Pará e deixou saudade pela fórmula simples, rápida e, acima de tudo, divertida.
O ge convidou o historiador Michel Pinho para contar parte da história do futebol na Cidade das Mangueiras, que completa 410 anos nesta segunda-feira, dia 12.
📲 Acesse o canal do ge Pará no WhatsApp
A competição reunia os clubes que participariam do Campeonato Paraense. Em um único estádio, que podia ser do Paysandu ou do Remo, todas as partidas eram disputadas ao longo de uma manhã. Jogos curtos, clima festivo e decisões rápidas davam o tom do evento, que costumava ter seu campeão conhecido por volta do meio-dia.
Time da Tuna que participou do Torneio Início Paraense
Redes Sociais
Os critérios de desempate eram um espetáculo à parte. Em caso de igualdade no placar, valia quase tudo: cartões amarelos e vermelhos, número de escanteios, bolas na trave e até outros fundamentos do jogo entravam na conta para definir quem avançava. Um retrato fiel de uma época em que o futebol também era tratado como entretenimento coletivo.
Veja mais
+ Remo, Paysandu e Tuna parabenizam Belém pelo aniversário de 410 anos
– Mais ou menos 50 anos, era muito comum, no início de janeiro, inclusive até no aniversário de Belém, ter o famoso Torneio Início. Aqueles que participavam do Campeonato Paraense se reuniam em um estádio para disputar, em uma manhã, todas as partidas – relembra o historiador paraense Michel Pinho.
Era muito interessante, pois os critérios de desempate eram cartão amarelo, vermelho, escanteio, bola na trave, gol… até que por volta das 12h o campeão era conhecido
Mais do que um simples aquecimento para o estadual, o Torneio Início tinha peso próprio. Algumas equipes, inclusive, se notabilizaram por levar a competição muito a sério.
– Era mais do que um esquenta, porque você tem muitos clubes que tinham como característica a disputa pelo Torneio Início. Tinha o Santa Rosa, o Pinheirense, o Sport Belém, que eram times muito difíceis de serem batidos – destaca Michel.
Com o passar dos anos e o calendário cada vez mais apertado, a competição acabou deixando de existir. Ainda assim, o Torneio Início ficou marcado na memória do futebol paraense como um evento que unia tradição, criatividade e festa, além de simbolizar oficialmente a largada da temporada. geRead More