Forjados no Sertão #2: Esporte de Patos aposta nas origens para se firmar na elite paraibana
Esporte de Patos vence nos pênaltis e conquista o Paraibano Sub-20
O Campeonato Paraibano 2026 será um dos mais representativos em termos de presença sertaneja dos últimos anos. Dos 10 clubes, cinco são do Sertão, o que destaca a evolução da região no futebol da Paraíba. Entre eles está o Esporte de Patos, o maior campeão da 2ª divisão estadual, que chega à próxima edição da 1ª divisão com o objetivo de incomodar na parte de cima da tabela.
+ Confira as principais notícias do Esporte de Patos
O Patinho passa a integrar, ao lado de Atlético-PB, Nacional de Patos, Pombal e Sousa, a série especial do ge Forjados do Sertão, projeto que resgata a trajetória desses clubes, evidencia a forte identidade construída com o sertão paraibano e se aprofunda nas histórias, desafios e expectativas que cercam cada equipe para a temporada de 2026.
“Forjados no Sertão” é a série que mergulha na trajetória dos clubes sertanejos no Paraibano 2026
ChatGPT
Resumo da história do clube
A história do Esporte Clube de Patos teve início no dia 7 de julho de 1952, quando 12 amigos, que residiam na cidade, resolveram criar um time. Inspirados em dois pernambucanos, Sport e Náutico, os fundadores do Alvirrubro criaram a equipe. O Leão da Ilha serviu como inspiração para o nome, enquanto o Timbu foi a base para a escolha das cores vermelho e branco.
A primeira década foi como clube amador, vindo a se profissionalizar em 1964. Um ano depois, o disputou o primeiro Campeonato Paraibano, e a alcunha de “Terror do Sertão” surgiu nessa competição. Após aplicar uma goleada de 11 a 0 sobre o Cinco de Agosto, de João Pessoa, os torcedores passaram a usar o apelido para se referir ao time carinhosamente.
Já a rivalidade contra o Nacional de Patos nasceu antes mesmo da sua profissionalização. No dia 14 de abril de 1963, no campo do Ginásio Diocesano, Alviverde e Alvirrubro iniciaram a história do Clássico Patoense. A partida terminou com vitória do Patinho, feito lembrado com orgulho pelos torcedores até hoje.
Clássico Patoense no Campeonato Paraibano 2025
Matheus Aquino / ge
No histórico de títulos, o Esporte de Patos não tem uma grande trajetória na elite, isso porque nunca venceu a 1ª divisão estadual. Contudo, na Segundona, o Patinho faz valer a alcunha de “Terror do Sertão”, sendo o maior campeão, com quatro títulos. A última taça levantada foi em 2018. Além disso, conquistou dois Torneios Início: 1972 e 1993.
+ Mapa do Campeonato Paraibano 2026: confira as regiões com mais representantes
Conexão com o Sertão
A relação do clube com o Sertão, especialmente com a cidade, está ligada ao nome e ao mascote. Diferentemente do rival, que foi fundado como Nacional Atlético Clube, o Esporte carrega Patos na sua nomenclatura. Isso mostra que, desde o início, o objetivo dos fundadores era criar essa conexão entre o time e o local onde surgiu.
O mascote também carrega parte dessa relação. O Pato está diretamente ligado ao nome da cidade. Alcunhas como “Patinho” e “Terror do Sertão” reforçam esse vínculo, mostrando que o clube e a sua origem caminham lado a lado.
Mascote do Esporte de Patos
Weberson Leitão / ECP
+ Confira a tabela do Esporte de Patos no Paraibano 2026
Você sabia?
Uma das principais curiosidades sobre o clube é que, assim como os fundadores se inspiraram em Sport e Náutico, o Patinho serviu de inspiração para a criação de um time na Espanha. O Esporte Clube de Patos CF, fundado em abril de 2019, é uma equipe de futebol amador e possui características semelhantes ao xará paraibano.
Com o nome praticamente idêntico e o mesmo escudo que foi utilizado por anos pelo Terror do Sertão, a diferença entre os clubes está nas cores, já que os espanhóis usam azul no lugar do vermelho. A sede dos espanhóis fica na cidade de Pozuelo de Alarcón, e a ideia surgiu após os dirigentes ficarem encantados com a história do time paraibano.
Um dos primeiros escudos do Esporte de Patos contava com o Pato Donald, personagem de desenho animado conhecido mundialmente. Porém, em 2015, o clube temeu uma ação judicial da Disney por violação de direito de imagem e realizou uma votação entre os torcedores para a escolha do escudo utilizado atualmente.
Esporte Clube de Patos CF é sediado em Pozuelo de Alarcón, na Espanha
Reprodução / Instagram
+ Paraibano 2026: confira os jogos do Esporte de Patos transmitidos pelo RedeOn
Como foi 2025?
A última temporada marcou o retorno do Esporte de Patos à elite do futebol paraibano. Rebaixado para a 2ª divisão estadual em 2019, o Alvirrubro demorou seis anos para retornar à 1ª divisão. Durante esse período, a equipe foi ainda mais fundo, quando precisou disputar a 3ª divisão do estado em 2022.
A campanha no Campeonato Paraibano 2025 serviu para deixar o torcedor esperançoso para a próxima edição. Em nove jogos, foram três vitórias, um empate e cinco derrotas. Uma das principais atuações aconteceu diante do principal rival. O empate por 2 a 2, pela 4ª rodada, foi importante na briga contra o rebaixamento.
Mas, se por um lado o time principal ficou longe de conquistar um título, os garotos da base mostraram a força do Esporte de Patos. Pela primeira vez, em 73 anos de história, o clube conquistou o título do Campeonato Paraibano Sub-20, garantindo uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026.
Esporte de Patos conquistou o Campeonato Paraibano Sub-20 2025
Wdeyvison Arruda
A campanha foi marcada por jogos difíceis, como a derrota no Clássico Patoense por 5 a 3, ainda na fase de grupos, mas também por momentos de superação contra favoritos. Nas quartas de final, o Alvirrubro eliminou o Nacional de Patos e passou pelo Campinense nas semifinais, considerado um dos favoritos ao título.
Com a vaga na decisão, os garotos já haviam feito história, garantindo uma vaga na primeira Copinha do clube. Contudo, eles queriam mais: venceram o Confiança-PB nas cobranças de pênaltis e conquistaram o título, consolidando a força dos times do Sertão.
+ Siga o canal do ge Paraíba no Whatsapp!
O que esperar para 2026?
Se o objetivo para 2025 era a permanência na 1ª divisão estadual, para 2026 o Esporte de Patos vai em busca de alçar voos mais altos e incomodar os clubes que costumam figurar na parte de cima da tabela. A diretoria apostou em um elenco experiente, mas mesclado com jovens promovidos do sub-20, que também vão defender o clube na Copinha.
Elenco do Esporte de Patos para a temporada 2026
Ascom/Esporte de Patos
Já na principal competição de base do Brasil, o Patinho chegou como franco-atirador. No Grupo 13, o Alvirrubro encarou Francana, Cruzeiro e Barra-SC, mas acabou eliminado ainda na fase de grupos. Mesmo assim, o clube demonstrou a evolução das suas categorias de base.
*Estagiário sob a supervisão de Matheus Aquino.
Leia mais notícias do esporte paraibano no ge.globo.com/pb geRead More


