RÁDIO BPA

TV BPA

Promessa de “novo começo” no Real pode impulsionar Vini Jr. após críticas e atrito com Xabi Alonso

Promessa de “novo começo” no Real pode impulsionar Vini Jr. após críticas e atrito com Xabi Alonso

Novo técnico do Real Madrid, Arbeloa falou sobre a importância de Vini Jr
Renovação de contrato travada, vaias pontuais no Santiago Bernabéu, menor número de gols, substituições recorrentes… Vini Jr viveu, nos últimos meses, sob o comando de Xabi Alonso, um dos momentos mais complexos de sua carreira no Real Madrid. Com a demissão do treinador e a chegada de Álvaro Arbeloa, o brasileiro pode ter um novo impulso no clube.
O novo comandante deixou claro que vê Vini como uma peça importante para o time e fez um afago ao brasileiro logo em sua primeira entrevista coletiva, na terça-feira. Além da promessa de “um novo começo para todos”, Arbeloa disse que espera que Vini “se divirta”.
Não fico remoendo cenários que ainda não aconteceram. Tenho muita sorte de ter um dos jogadores mais desequilibrantes do mundo. E é isso que queremos ver, um Vini que baile e se divirta. É isso que eu quero ver. Todos os jogadores estão começando do zero comigo. É um novo começo para todos.”
Arbeloa é um ex-lateral do Real Madrid, que deixou o clube em 2016, um ano antes da chegada de Vini. No entanto, trabalha nas categorias inferiores do Real desde 2020, no mesmo centro de treinamento do time profissional, e conhece o elenco e o dia a dia. Arbeloa terá de reverter a conturbada situação de Vinicius, que o ge explica agora qual é.
+ Ex-lateral e cria da base: veja quem é Arbeloa, novo técnico do Real
+ Problemas de vestiário, indefinição tática e mais: a queda de Xabi Alonso
Vini Jr e Álvaro Arbeloa em primeiro treino do novo técnico do Real Madrid
Getty Images
Atrito de Vini Jr com Xabi Alonso
Uma das principais missões do novo comandante é recuperar o atacante, que há pouco mais de um ano foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. Apesar do golaço e da boa atuação na derrota para o Barcelona, na final da Supercopa da Espanha, Vinicius tem apenas seis gols em 27 jogos na atual temporada.
Números de Vini Jr em 2025/26 com Xabi Alonso
Assim que assumiu o Real Madrid, Xabi Alonso recebeu pedido de Rodrygo para atuar pelo lado esquerdo, depois de alguns anos como titular na ponta direita. O treinador promoveu um rodízio: o ex-Santos foi titular em dois jogos, e Vinicius em três, das cinco primeiras partidas da temporada. Com desempenho superior, Vini foi mantido na equipe, mas sendo substituído com frequência, o que o incomodou.
✅Siga o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Queda de rendimento, relação com Xabi Alonso e vaias: Vini Jr vive crise no Real Madrid
O ponto alto do atrito foi a vitória por 2 a 1 sobre o Barcelona, no Santiago Bernabéu, quando Vinicius foi substituído aos 27 do segundo tempo e saiu reclamando veementemente. Vini não foi o único a viver um “climão” com o treinador, já que Valverde reclamou de atuar como lateral-direito e chegou a ser barrado por Xabi Alonso na sequência.
Como noticiado pelo ge e por jornais importantes da imprensa internacional, o tato com os atletas foi um dos principais problemas do trabalho de Xabi. Boa parte do elenco não gostava da condução do dia a dia por parte do técnico espanhol.
Xabi Alonso e Vini Jr. tiveram relação conturbada no Real Madrid
Getty Images
Renovação travada e vaias
Vini Jr e Real Madrid começaram as negociações pela renovação há cerca de um ano. O atual vínculo tem vencimento em junho de 2027. Quanto mais esta data se aproxima, menor se torna o poder de negociação do clube e o valor que uma venda poderia render. Em janeiro do próximo ano, Vini já poderia negociar uma transferência sem custos para outra equipe.
As negociações travaram e, segundo o portal The Athletic, que pertence ao New York Times, a má fase de Vinicius na temporada e o atrito com Xabi Alonso são os principais motivos. A situação desfavorável do Real Madrid no processo de renovação gera grande pressão a Vini Jr, tanto na imprensa espanhola, quanto no estádio.
Mesmo ídolo da torcida, campeão de duas edições da Champions League sendo decisivo e protagonista da equipe há pelo menos três anos, Vini passou a ser vaiado pontualmente no Bernabéu.
Ainda que tenham sempre dividido espaço com aplausos nas arquibancadas, as críticas vieram nos jogos contra o Sevilla, ainda em dezembro, e contra o Betis, no início de janeiro. Na semifinal da Supercopa, contra o Atlético de Madrid, Vini também foi vaiado, o que motivou provocação e grande discussão com Diego Simeone.
+ Vini Jr provoca Simeone no Instagram: “Perdeu outro”
+ Simeone pede desculpas a Vini: “Não fui bem”
Vinicius Junior dividiu o Santiago Bernabéu entre vaias e aplausos em Real Madrid x Sevilla
Getty Images
Quando demite Xabi Alonso e contrata Arbeloa, o Real Madrid tenta seguir uma tendência do clube nas últimas décadas. Em todos os títulos de Champions League neste século, os treinadores tinham perfis mais agregadores, de bom controle de elenco e que valorizavam o talento: Vicente del Bosque, Zinedine Zidane e Carlo Ancelotti, os dois primeiros, inclusive, iniciando carreiras de técnicos no Real. Treinadores mais exigentes ou mais intransigentes tiveram maiores dificuldades, como Fabio Capello, Rafa Benítez, José Mourinho e Xabi Alonso.
Além de um estilo de trabalho que encaixe melhor na equipe, Arbeloa tem boa relação com Vini. Em 2023, o atual treinador do Real Madrid, que na época já trabalhava na comissão técnica, fez uma publicação demonstrando apoio ao brasileiro no dia seguinte aos ataques racistas que sofreu no estádio Mestalla, contra o Valencia.
“Muitos que quiseram trazer a luz, foram pendurados em um farol. Ao seu lado sempre, Vini”, disse Arbeloa.
Initial plugin text
Caso Arbeloa consiga recolocar o vestiário do Real Madrid nos trilhos, Vini pode ganhar um novo impulso no Real Madrid. Melhor do time no último clássico contra o Barcelona, o brasileiro terá um turno inteiro do Campeonato Espanhol e ainda as fases de mata-mata da Champions League para ajudar a equipe a buscar troféus. E, assim, também definir o futuro no clube. geRead More