RÁDIO BPA

TV BPA

Do vestiário ao campo, veja os desafios de Arbeloa para salvar a temporada do Real

Do vestiário ao campo, veja os desafios de Arbeloa para salvar a temporada do Real

Albacete 3 x 2 Real Madrid | Melhores momentos | Oitavas de final | Copa do Rei 2025/26
Ex-jogador do Real Madrid e com experiência na base, Álvaro Arbeloa conhece o Real Madrid por dentro e recebeu da direção a missão de fazer o time entrar nos trilhos após a saída do técnico Xabi Alonso. No entanto, a estreia ruim, com eliminação na Copa do Rei para uma equipe da segunda divisão, deixa o treinador sob pressão já no início do trabalho.
A estreia de Arbeola no Campeonato Espanhol será neste sábado, contra o Levante, jogo que marcará o reencontro do ex-lateral, agora na condição de técnico, com a torcida do Real no Santiago Bernabéu. O treinador garantiu, após a derrota por 3 a 2 para o Albacete nesta quarta, que está preparado para a pressão.
– Não tenho medo do fracasso. Entendo quem queira chamar assim (a eliminação na Copa do Rei), mas se tem algo que eu aprendi é que o fracasso é o caminho para o êxito porque nos faz melhorar. Teremos tempo para trabalhar – declarou em entrevista coletiva.
Álvaro Arbeloa, técnico do Real Madrid, orienta o time na derrota para o Albacete
REUTERS/Pablo Morano
“Vergonha”, “Desastre”, “Ridículo”: Imprensa espanhola critica estreia de Arbeloa no Real
Vini Jr é alvo de ataques racistas antes de Albacete x Real Madrid
Fora da Copa do Brasil e derrotado no último domingo pelo rival Barcelona na final da Supercopa da Espanha, o Real Madrid de Arbeloa tem, agora, duas frentes para tentar salvar a temporada. O time é o segundo colocado no Campeonato Espanhol, quatro pontos atrás do Barça. Na Liga dos Campeões, é apenas o sétimo colocado, a duas rodadas do fim da fase classificatória – dificilmente ficará fora do mata-mata, mas ainda está sob risco de precisar jogar o playoff das oitavas de final (veja tabela completa da Champions).
O trabalho de Arbeloa para salvar a temporada do Real passa, necessariamente, por entender o que levou à demissão de Xabi Alonso. A relação do agora antigo treinador com jogadores experientes do elenco foi considerada pela imprensa espanhola como um ponto difícil do trabalho de Alonso.
Vini Jr. em Albacete x Real Madrid na Copa do Rei
Getty Images
A primeira metade da temporada ficou marcada por um distanciamento do técnico com os brasileiros: Vinícius Júnior foi substituído na maioria dos jogos, Rodrygo só passou a ter mais chances nos últimos dois meses, e Endrick, sem oportunidades, acabou emprestado ao Lyon.
Vini Jr. não teve boa atuação contra o Albacete, mas voltou a jogar os 90 minutos após cinco partidas saindo sempre no segundo tempo.
– Foi positivo ver o seu esforço, ver que ele queria estar aqui, jogar e não se esconder. Esse é o Vinícius que eu quero ver. Terá dias mais brilhantes e outros menos – comentou.
Arbeloa: “Temos margem de melhora”
Outra liderança do elenco titular nesta quarta, o uruguaio Federico Valverde já tinha revelado sua insatisfação por jogar improvisado na lateral direita com Xabi Alonso. As adaptações foram um problema constante devido ao excesso de lesões no grupo, principalmente na defesa, e o ex-treinador chegou a jogar com o volante Tchouaméni na zaga em algumas partidas.
Para recuperar a equipe dentro de campo, Arbeloa aposta no trabalho do preparador físico Antônio Pintus, que volta para sua terceira passagem pela equipe principal.
– Temos muita margem de melhora no aspecto físico, e Pintus está aí para isso e para melhorar nossa melhor versão futebolística – observou Arbeloa após a derrota para o Albacete.
Os dois dias de treinos antes de enfrentar o Levante vão servir para Arbeloa mostrar sua primeira versão de time, já que ele poupou metade dos titulares na derrota para o Albacete. Só então a torcida saberá o que o novo Real terá de diferente do time de Xabi Alonso.
– Qualquer jogador do Real Madrid é muito exigente consigo mesmo, no vestiário ninguém estava contente (após a derrota). Vi jogadores que queria ganhar e se esforçaram, não posso reprová-los em nada.
Dois jogadores da base titulares na estreia
Contra o Levante, Arbeloa também vai começar a mostrar como pretende utilizar jogadores da base – com Xabi Alonso, o principal expoente foi o atacante Gonzalo García, que despontou na Copa do Mundo de Clubes, de forma extraordinária, pelas lesões de Endrick e Mbappé, e se firmou como reserva imediato do francês.
Ex-treinador do Castilla, o time de juniores do Real Madrid, Arbeloa lançou como titular contra o Albacete o volante Cestero Sancho, considerado pelo técnico uma das grandes revelações da base, o lateral-direito Jimenez, opção para uma posição que tem dois jogadores lesionados no momento, Dani Carnaval e Trent Alexander-Arnold. geRead More