RÁDIO BPA

TV BPA

Forjados do Sertão #4: Pombal se firma como força emergente e mira campanha histórica na elite

Forjados do Sertão #4: Pombal se firma como força emergente e mira campanha histórica na elite

Casa do Pombal está iluminada e apta a receber jogos
Dos 10 clubes que vão disputar o Campeonato Paraibano 2026, cinco são do Sertão, fator que torna a edição deste ano mais especial, enfatizando a representatividade e a evolução dos clubes nas últimas temporadas. Entre eles, está o Pombal, que se tornou uma das sensações e, com uma dupla que deu “liga” em 2025, vai em busca de fazer história na elite estadual.
+ Confira as principais notícias do Pombal
O Carcará do Sertão se junta a Atlético-PB, Esporte de Patos, Nacional de Patos e Sousa na série do ge Forjados no Sertão, que resgata a trajetória desses clubes, evidencia a forte identidade construída com o sertão paraibano e se aprofunda nas histórias, desafios e expectativas que cercam cada equipe para a temporada de 2026.
“Forjados no Sertão” é a série que mergulha na trajetória dos clubes sertanejos no Paraibano 2026
ChatGPT
Resumo da história do clube
Criado como Nacional de Pombal em 12 de junho de 1988, a agremiação teve a sua história transformada em 2021, quando uma nova diretoria foi eleita para o biênio 2022–2023. A gestão era composta por membros de um tradicional time amador da cidade, o Pombal Esporte Clube, e que tinha o objetivo de comandar uma equipe profissional.
Com a unificação das agremiações, o novo time passou de verde e branco para azul e branco, e o Camaleão deu lugar ao Carcará como mascote. Além disso, os sertanejos precisaram iniciar na 3ª divisão do Campeonato Paraibano, conquistando o título em 2022. Na sequência, disputou a Segundona e vem de duas participações na elite.
Campinense x Pombal, Campeonato Paraibano 2025
Estefinho Francelino / Campinense
+ Mapa do Campeonato Paraibano 2026: confira as regiões com mais representantes
Conexão com o Sertão
Um dos grandes símbolos da conexão do clube com a cidade de Pombal, além do nome, é o Pereirão, que, pela primeira vez, vai sediar jogos do Carcará do Sertão na 1ª divisão estadual. Anteriormente, as partidas aconteciam no José Cavalcanti, em Patos, obrigando a delegação a viajar cerca de 70 km para atuar como mandante.
Porém, o estádio passou por melhorias estruturais, ganhou iluminação em LED, possibilitando a realização de partidas durante a noite, e vai ser a casa do Pombal no Campeonato Paraibano 2026. A conquista foi celebrada pela diretoria, que enfatizou a importância da liberação para os pombalenses poderem acompanhar e torcer pela equipe.
Estádio O Pereirão, em Pombal
Divulgação
+ Confira a tabela do Pombal no Paraibano 2026
Você sabia?
Uma curiosidade envolvendo o Pombal, que não é comum em clubes recém-formados, é que o Carcará do Sertão nunca foi rebaixado. A primeira competição formal aconteceu em 2022, na 3ª divisão estadual, e, já de cara, o clube conquistou o título. Na participação na Segundona, no ano seguinte, garantiu o acesso e ficou com o vice-campeonato.
Os anos de 2024 e 2025 foram grandes testes para o Pombal. Mesmo com campanhas difíceis e sem muito investimento, o Alviceleste alcançou o principal objetivo: permanecer na elite do futebol paraibano. Assim, o Carcará do Sertão assegurou a vaga na 1ª divisão neste ano e quer seguir sem ser rebaixado.
Elenco do Pombal na 2ª divisão do Paraibano
Ascom/Pombal Esporte Clube
+ Paraibano 2026: confira os jogos do Pombal transmitidos pelo RedeOn
Como foi 2025?
A última temporada iniciou com pressão, já que, faltando uma semana para o início do Campeonato Paraibano, o técnico Jazon Vieira deixou o clube. Sem muito tempo para esperar, o então presidente Zildo de Souza apostou no auxiliar Édson Manú, ex-atacante que passou por Botafogo-PB, Treze, Sousa e pelo próprio Pombal, para comandar a equipe.
Contudo, a passagem de Manú como treinador não foi das melhores. Após amargar três derrotas seguidas, ele pediu demissão e deixou o comando do Carcará do Sertão. Para o cargo, a diretoria fez outra aposta, no supervisor de futebol Marcel Santos, que, até aquele momento, nunca havia trabalhado como técnico.
Sob novo comando, e mesmo com muitas dificuldades, o Pombal conquistou resultados importantes, como uma vitória diante do Botafogo-PB e empates contra Treze e Campinense, livrando-se do rebaixamento na última rodada da 1ª fase. Curiosamente, quem se juntou ao grupo na reta final foi Manú, que voltou como jogador e ajudou na briga pela permanência.
Marcel Santos se emociona após Pombal permanecer na 1ª divisão do Paraibano
Rafael Costa
Nos bastidores, uma nova gestão foi eleita para o triênio 2025–2027. Kaaio Bezerra, ao lado do vice-presidente Walter Rômulo, encabeçam a diretoria do Carcará do Sertão, que também contou com a formação de novos Conselhos Fiscal e Deliberativo.
+ Siga o canal do ge Paraíba no Whatsapp!
O que esperar para 2026?
A próxima edição do Campeonato Paraibano será a terceira seguida do Pombal na elite estadual. Após brigar contra o rebaixamento nas duas últimas participações, o clube quer alçar voos mais altos e, quem sabe, lutar por uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro 2027.
Para isso, a diretoria apostou em um elenco experiente, que, mais uma vez, vai ser comandado por Marcel Santos. Entre os principais nomes está Manu, que retornou de vez da aposentadoria. O atacante havia pendurado as chuteiras em 2022, mas retornou e vai para a sua sexta passagem com as cores alvicelestes.
Manu, atacante do Pombal
Matheus Aquino / ge
Além dele, Lázaro, campeão paraibano pelo Sousa em 2009, também está de volta ao clube. Atualmente com 35 anos, o atacante retorna ao Pombal, onde conquistou o título da 3ª divisão do Campeonato Paraibano 2022.
*Estagiário sob a supervisão de Matheus Aquino.
Leia mais notícias do esporte paraibano no ge.globo.com/pb geRead More