RÁDIO BPA

TV BPA

Volante ex-Palmeiras volta a jogar após diagnóstico de doença rara nos pulmões

Volante ex-Palmeiras volta a jogar após diagnóstico de doença rara nos pulmões

Botafogo-SP tem novo sistema de venda de ingressos
O volante Matheus Sales, de 30 anos, voltou aos gramados pouco mais de um ano após o último jogo oficial da carreira. Na temporada de 2025, ele precisou ser afastado por ser diagnosticado com lúpus, uma doença autoimune rara e crônica que afetou seus dois pulmões.
O retorno aconteceu no último domingo, quando o Botafogo-SP, seu atual clube, estreou no Paulistão diante do Velo Clube. Ele entrou na reta final do empate sem gols e ficou em campo por oito minutos.
– Hoje estou bem, treinando normalmente e à disposição – comemorou o jogador, que viveu momentos angustiantes na temporada passada.
Matheus Sales, volante do Botafogo-SP, em estreia no Paulistão 2026
Luiz Fernando Cosenzo/Agência Botafogo
Doença e tratamento
Sales foi campeão da Copa do Brasil e do Brasileiro pelo Palmeiras e uma das boas atuações da carreira foi em 2015, contra o Santos, em jogo que decidiu a competição de mata-mata nacional.
Ele também tem passagens por Atlético-GO, Goiás, Coritiba, Novorizontino, Figueirense, América-MG, Bahia e pelo Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, onde havia jogado oficialmente pela última vez, em 1º de novembro de 2024.
Matheus Sales enfrenta Lucas Lima na final da Copa do Brasil de 2015
Cesar Greco
Em 2025, integrou o elenco do Mirassol. Foi lá que descobriu a doença, um mês após o início dos treinos.
– Eu cheguei bem, fiz todos os exames e estava normal. Depois de um mês treinando, comecei a me sentir muito cansado, com falta de ar, e isso chamou a atenção do departamento médico – contou.
Matheus Sales em campo pelo Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul
Divulgação
Após uma nova bateria de exames, os médicos descobriram que os dois pulmões estavam comprometidos. Depois de uma investigação profunda, de quase dois meses, Sales foi diagnosticado com a doença autoimune, que é rara entre atletas.
– Nem os médicos sabem explicar exatamente como aconteceu – destacou Sales.
Além de medicação oral, o volante começou a tratar a doença com sessões de pulsoterapia, isto é, com doses de remédios diretamente na veia.
Matheus Sales em treino pelo Mirassol
JP Pinheiro/Agência Mirassol
Em junho, o volante recebeu a liberação para voltar a treinar, mas preferiu cumprir um processo completo de recondicionamento físico antes do retorno.
– Voltei a treinar aos poucos, fiz minha reabilitação e só depois retornei ao clube. Quando voltei, já estava liberado para treinar normalmente.
Ao término da temporada, Matheus Sales deixou o Mirassol e fechou com o Botafogo-SP, onde treina desde 26 de dezembro, pronto para ser utilizado pelo técnico Cláudio Tencati. geRead More