RÁDIO BPA

TV BPA

Ferramenta que impede abertura de contas falsas deve alcançar um milhão de adesões neste mês, diz Banco Central

Ferramenta que impede abertura de contas falsas deve alcançar um milhão de adesões neste mês, diz Banco Central

 Lançada em dezembro de 2025, a ferramenta do Banco Central que permite ao cidadão bloquear a abertura de contas bancárias em seu nome, chamada de BC Protege+, deve alcançar um milhão de adesões até o fim deste mês.
Até esta quinta-feira (15), o Banco Central havia registrado 716 mil ativações. Mantido o ritmo atual, de 18 mil novos usuários por dia, a estimativa da instituição é de que a marca de um milhão de adesões seja atingida nas próximas semanas.
“O BC Protege+ é, ao mesmo tempo, um serviço para cidadãos e um serviço que contribui para promoção da integridade do sistema financeiro”, afirmou a diretora de Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central, Izabela Correa.
Segundo o BC, a ferramenta aumenta a segurança dos cidadãos contra fraudes e golpes, permitindo bloquear a abertura de novas contas bancárias em seu nome.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A iniciativa foi criada pela autoridade monetária para reduzir riscos de crimes financeiros e reforçar a confiança no sistema bancário.
Além disso, o sistema oferece ao cidadão a possibilidade de consultar dois históricos:
o das ativações e desativações realizadas pelo próprio usuário
e o das consultas feitas pelas instituições financeiras ao seu status no BC Protege+.
Passo a passo
Para fazer o bloqueio, é preciso:
Acessar o site do BC;
Entrar no ‘Meu BC’;
Colocar o login e a senha do gov.br; e
Ativar o BC Protege+.
BC lança ferramenta para bloquear abertura de contas
🏦 A restrição para abertura de contas será comunicada de maneira automática pelo Banco Central a todas as instituições financeiras.
💳O bloqueio vale para abertura de conta-corrente e poupança. Só não funciona para conta salário, aquela aberta exclusivamente para o empregado receber o pagamento.
🔐 O serviço é grátis e poderá ser cancelado pelo próprio usuário, caso ele decida abrir uma nova conta.
Sede do Banco Central em Brasília
Reprodução/TV Globog1 > EconomiaRead More