Dez anos depois: como foram as estreias do Vasco no Carioca desde o último título
Voz do Setorista: Com saídas de Rayan e Vegetti, Vasco corre para oficializar Brenner
O Vasco reencontrou o seu torcedor e deu início à temporada 2026 nesta quinta-feira. A equipe quer um título de Campeonato Carioca depois de dez anos, e o primeiro jogo na competição foi uma vitória por 4 a 2 diante do Maricá, em São Januário. Mas como foram as estreias do clube na última década? O ge conta.
Com exceção do jogo de 2026, nas últimas dez estreias, o Vasco conquistou quatro vitórias, três empates e três derrotas. Relembre as histórias por trás de cada ano.
Vasco 4 x 1 Madureira – 2016
A campanha que culminou no bicampeonato estadual (último título do Vasco até aqui) teve início com uma goleada. Sob comando de Nenê e Riascos, o time do técnico Jorginho bateu o Madureira por 4 a 1, em uma tarde ensolarada em São Januário. A equipe havia terminado 2015 com o trauma de um novo rebaixamento à Série B, mas com alguns pontos positivos da arrancada final que quase salvou o time. O Vasco terminou como campeão estadual invicto em 2016 e acumulou incríveis 34 jogos sem perder, somando as partidas da reta final do ano anterior até a Série B. Essa tornou-se a segunda maior sequência de invencibilidade da história do clube.
Sob comando de Nenê e Riascos, Vasco goleia o Madureira na estreia pelo Carioca
Vasco 0 x 3 Fluminense – 2017
O Vasco começou o Carioca de 2017 com uma dura derrota no clássico com o Fluminense. Depois de retornar à elite do futebol brasileiro, a equipe conheceu a sua primeira derrota no estadual depois de 23 partidas consecutivas pelo torneio. Wellington Silva, Marcos Júnior e Henrique Dourado balançaram as redes para o adversário. O time de São Januário era comandado, à época, por Cristóvão Borges e, naquele ano, terminaria em sétimo colocado no Brasileirão, conquistando uma vaga para a Pré-Libertadores de 2018. Essa, inclusive, foi a última participação do Vasco na competição continental.
Melhores momentos: Vasco 0 x 3 Fluminense pela 1ª rodada do Campeonato Carioca
Vasco 0 x 2 Bangu – 2018
A estreia do Campeonato Carioca de 2018 foi em silêncio. O Vasco passava por uma intensa crise política, e São Januário recebeu o jogo contra o Bangu com portões fechados para o torcedor. Depois de encerrado o mandato de Eurico Miranda, uma decisão judicial havia determinado que a administração do clube seria feita de maneira conjunta entre Eurico, Fernando Horta e Julio Brant até as eleições e a posse do novo presidente na semana seguinte. Eurico havia afirmado que não tinha mais responsabilidade sobre o clube e, por isso, não poderia garantir a realização do jogo, principalmente por questões de segurança. Em reunião na Ferj, foi decidido, no fim, que o jogo seria realizado sem público. No campo, o resultado também amargo: derrota de 2 a 0 para o Bangu.
Com portões fechados em estreia no Carioca, Vasco é derrotado em meio a crise política
Madureira 0 x 1 Vasco – 2019
Em 2019, o Vasco voltou a estrear com vitória no Carioca depois de três anos justamente contra o Madureira, adversário do último triunfo em 2016. A partida foi realizada no estádio Conselheiro Galvão, que havia passado por uma ampla reforma para poder voltar a receber jogos contra os quatro clubes grandes do Rio. O gol da vitória foi anotado por Thiago Galhardo, que balançou as redes com um bonito chute da meia-lua em seu primeiro toque na bola após sair do banco de reservas. Naquele ano, o Vasco terminaria como vice-campeão do estadual.
Fora de casa, Vasco vence o Madureira na estreia do Campeonato Carioca
Vasco 0 x 0 Bangu – 2020
O primeiro jogo de 2020 marcou a estreia de Cano no Vasco, o único reforço apresentado até então para a temporada que viria. O resultado não animou a torcida: 0 a 0 em casa com o Bangu. Mesmo sendo o primeiro jogo da temporada, o clima no estádio representava o momento conturbado do Vasco fora de campo: muitas vaias e xingamentos para o então presidente Alexandre Campello. Naquele ano, o time terminaria o Carioca fora das semifinais e seria rebaixado para a Série B no Campeonato Brasileiro.
Vasco fica no zero em estreia do Carioca e torcida protesta
Vasco 0 x 1 Portuguesa-RJ – 2021
O Carioca de 2021 marcou o primeiro ano em que o Vasco mandou um time alternativo para as primeiras rodadas da competição. O jogador vascaíno mais velho em campo entre os titulares tinha apenas 22 anos. O resultado trouxe mais uma derrota em estreias recentes, dessa vez para a Portuguesa-RJ. O gol da Lusa foi anotado por Dilsinho. Naquele ano, o time novamente não se classificaria às semifinais do estadual e terminaria com o título da Taça Rio em cima do Botafogo.
Melhores momentos: Vasco 0 x 1 Portuguesa, pela 1ª rodada do Campeonato Carioca
Volta Redonda 2 x 4 Vasco – 2022
Em 2022, no Raulino de Oliveira, o Vasco venceu o Volta Redonda por 4 a 2, em jogo movimentado. Gabriel Pec, Raniel, Nenê e Juninho marcaram para a equipe do estreante técnico Zé Ricardo. Pedrinho, em cobrança de pênalti, e Dilsinho descontaram.
Melhores momentos: Volta Redonda 2 X 4 Vasco pela 1ª rodada do Campeonato Carioca
Vasco 0 x 0 Madureira – 2023
Enquanto Maurício Barbieri e a equipe principal faziam pré-temporada nos Estados Unidos e tinham amistosos contra River Plate e Inter Miami, um time alternativo comandado por Emílio Faro estreava no Carioca. O Vasco foi a campo com nomes como Halls, Rodrigo e Galarza e o resultado foi um 0 a 0 com pouco para ser lembrado.
Melhores momentos: Vasco 0 x 0 Madureira, pela 1ª rodada do Campeonato Carioca 2023
Vasco 2 x 0 Boavista – 2024
Em 2024, o Vasco conseguiu a sua única vitória em uma estreia sem utilizar seus principais jogadores. Dessa vez, o time principal fazia pré-temporada no Uruguai e, ainda assim, a equipe alternativa conseguiu uma vitória convincente por 2 a 0 sobre o Boavista. Com um minuto de jogo, Orellano, que na época já havia pedido para sair do clube, cobrou bem falta e Capasso escorou para o gol. No segundo tempo, Leandrinho, que vem recebendo propostas para deixar o Vasco, marcou um golaço em sua estreia nos profissionais com uma linda finalização da entrada da área.
Vasco 2 x 0 Boavista – Melhores momentos – Campeonato Carioca 2024
Nova Iguaçu 1 x 1 Vasco – 2025
Após ser eliminado pelo Nova Iguaçu nas semifinais de 2024, o Vasco estreou em 2025 contra o seu algoz usando mais uma vez uma equipe alternativa. Contando com nomes como o goleiro Pablo, o lateral Victor Luis e o atacante GB, o Vasco saiu na frente com gol do lateral-direito Paulinho, mas levou o empate no segundo tempo.
Nova Iguaçu 1 x 1 Vasco | Melhores Momentos| Campeonato Carioca 2025
Vasco 4 x 2 Maricá – 2026
Vasco 4 x 2 Maricá | Melhores momentos | 1ª rodada | Campeonato Carioca 2026
Fernando Diniz surpreendeu ao colocar o time titular na estreia da temporada. O time abriu 2 a 0 no placar com facilidade, mas o time teve mais dificuldades na defesa após a expulsão de Lucas Piton no fim do primeiro tempo. A partida pode ter marcado as despedidas de Rayan e Vegetti, com saídas encaminhadas para Bournemouth e Cerro Porteño, respectivamente.
Elenco do Vasco comemora o segundo gol de Rayan contra o Maricá
André Durão
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Vasco no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Vasco
🎧 Ouça o podcast GE Vasco 🎧
Assista tudo sobre o Vasco no ge, na Globo e no SporTV: geRead More


