RÁDIO BPA

TV BPA

Reforço do Atlético-PI tem título da Libertadores e passagens pela seleção do Paraguai no currículo

Reforço do Atlético-PI tem título da Libertadores e passagens pela seleção do Paraguai no currículo

Confira os destaques do esporte piauiense nesta segunda-feira (19)
A lateral paraguaia Dulce Quintana é uma dos 15 reforços para o Atlético-PI em 2026. O atleta retorna ao Brasil após 10 anos atuando no futebol português e espanhol. A defensora possui um título da Libertadores e passagens pela seleção do Paraguai no seu currículo. Atual campeão do Brasileiro Série A3 Feminino, o Auriverde vai se apresentar e iniciar sua preparação para esta temporada nesta segunda-feira, em Teresina.
Atlético-PI agenda apresentação e conta com 15 reforços no feminino
Dulce Quintana, reforço do Atlético-PI em 2026, em ação na seleção paraguaia
Reprodução
Conheça a atleta
Dulce Quintana iniciou sua carreira no futebol em 2003, sendo jogadora do Libertad, do Paraguai. Dulce defendeu o clube por quatro anos, quando foi transferida, em 2008, para a Universidad Autónoma, time feminino de Assunção. Pelo seu segundo clube, foi tricampeã do Campeonato Paraguaio Feminino. No ano de 2010, Dulce foi para o seu terceiro time na carreira e primeiro fora do Paraguai, passando a ser jogadora do Everton, time chileno da cidade de Viña del Mar.
Dulce retornou ao Paraguai em 2011 para a Universidad Autónoma, ficando até o ano de 2013, quando acertou sua primeira transferência com um clube brasileiro, o Foz Cataratas FC. No seu primeiro ano no clube paranaense, Dulce fez 11 jogos e dois gols, e foi campeã do Campeonato Paranaense. Em 2014, o Foz Cataratas realizou um empréstimo de Dulce junto ao São Paulo, porém no tricolor a jogadora não participou de nenhuma partida e voltou de empréstimo em 2015.
Dulce Quintana em sua passagem no XV de Piracicaba
Vitor Prates
Em sua volta ao Foz Cataratas, a jogadora participou de seis partidas e marcou um gol. Na mesma temporada, em 2015, Dulce foi emprestada ao XV de Piracicaba e, próximo do fim daquele ano, foi jogadora do Iranduba. No time amazonense, Dulce ainda conquistou o campeonato estadual feminino. Esse foi o último time da paraguaia em sua primeira passagem pelo futebol brasileiro.
Campeã da Libertadores
Dulce Quintana, campeã da Libertadores Feminina
Arquivo Pessoal
No ano de 2016, Dulce voltou ao futebol paraguaio, dessa vez para ser jogadora do Sportivo Limpeño. Em um ano mágico do clube, Dulce foi campeã do Campeonato Paraguaio Feminino e da Copa Libertadores, onde venceu o Estudiantes de Guárico, da Venezuela, por 2 a 1. Após um ano em que conquistou o campeonato nacional e o continental, foi a vez de Dulce Quintana realizar sua primeira passagem pelo futebol europeu.
Sportivo Limpeño campeão da Copa Libertadores Feminina de 2016
CONMEBOL
O Espanyol acertou a contratação de Dulce Quintana para a temporada 2016/17. Esse foi o seu primeiro clube na Europa. Em sua primeira temporada, a jogadora participou de cinco partidas; porém, na temporada 2017/18, Dulce passou a ser uma das titulares do elenco e participou de 25 jogos. Dessa forma, Dulce finalizou sua passagem no Espanyol em 2021, tendo ficado no clube por cinco anos.
Dulce Quintana jogando pelo Espanyol
Arquivo Pessoal
Antes de encerrar sua trajetória no futebol espanhol, Dulce foi jogadora do AEM, da cidade de Lleida, na Espanha. Sua passagem durou apenas um ano. Após isso, Dulce foi para o futebol português, agora para ser jogadora do Racing Power FC.
No ano de 2022, Dulce fez nove gols em 28 jogos, sua melhor temporada em números na carreira, e também foi campeã da segunda divisão feminina de Portugal no mesmo ano. Em 2023, a jogadora participou de 21 jogos e fez três gols, encerrando, dessa forma, sua passagem pelo Racing Power.
Antes de voltar para o futebol brasileiro após 10 anos, Dulce ainda jogou no Vilaverdense FC, também de Portugal, durante a temporada 2024/25. No clube português, a jogadora paraguaia participou de 22 jogos e deu uma assistência. Dessa forma, encerrou sua passagem no futebol europeu e voltou ao Brasil, agora para assinar com o Atlético-PI.
Convocação para a seleção paraguaia
Dulce Quintana chegou a ser convocada em três ocasiões para defender a “Albirroja”. A jogadora participou da Copa América Feminina de 2014, tendo feito quatro jogos e dois gols durante a competição, que terminou com o Brasil erguendo o título de campeão.
A jogadora também participou dos Jogos Pan-Americanos de Futebol Feminino em 2019, atuando em cinco partidas e fazendo um gol. Até o momento, a última convocação de Dulce pela Seleção Feminina do Paraguai ocorreu em 2022, na Copa América, participando de seis jogos durante o torneio, que mais uma vez terminou com o Brasil sendo o grande campeão.
Seleção feminina vence Paraguai e está na final da Copa América
Ao todo, o Atlético-PI terá um elenco com 32 atletas, somando as jogadoras que renovaram e as novas contratadas. Em 2026, o Cavernão terá pela frente a disputa da Série A2 do Brasileiro, a Copa do Brasil e o estadual. Confira o elenco completo abaixo.
Elenco completo do Atlético-PI
Goleiras: Grazy, Isabel, Dida e Mell Beatriz;
Zagueiras: Luciana, Giovana dos Santos, Lorena e Sthefany;
Laterais: Thalita Silva, Dulce Quintana, Emily Oliveira, Ludy, Suellen e Eline;
Meias: Edilene França, Letícia Pires, Ana Cunha e Dani;
Volantes: Mabel Lozano, Edna Bahiana, Clara, Duda e Cris;
Atacantes: Lilian Ribeiro, Natalinha, Geovana Alves, Eduarda Baldino, Jayle, Yasmin, Nenê, Geovana, Tabatha e Samanta.
Atlético-PI avança em renovação com técnica Renata Costa geRead More